Doutorado sanduíche : a experiência da engenharia da UNICAMP na década de 2010
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637467 |
Resumo: | Orientador: Janaina Oliveira Pamplona da Costa |
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Doutorado sanduíche : a experiência da engenharia da UNICAMP na década de 2010Exchange doctorates : the experience of engineering at UNICAMP the 2010 decadeUniversidade Estadual de Campinas - Pós-graduaçãoDoutorado sanduícheEngenharia - Estudo e ensino (Pós-graduação)Intercâmbio acadêmico internacionalPós-graduação - Estudo e ensinoState University of Campinas - PostgraduateExchange doctorateEngineering - Study and teaching (Postgraduate)International academic exchangePostgraduate - Study and teachingOrientador: Janaina Oliveira Pamplona da CostaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: A modalidade de bolsa doutorado sanduíche nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) das Engenharias da Unicamp é o foco desta pesquisa. A revisão de literatura discute a internacionalização na produção do conhecimento, a mobilidade de pessoas e o surgimento da pós-graduação no Brasil por meio dos Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPGs).O Programa Ciência sem Fronteira (CsF) implementado em 2011 (vigente até 2016) é utilizado como marco temporal. Na Unicamp, o CsF concedeu 397 bolsas para doutorado sanduíche até janeiro de 2016 e essa modalidade tem sido priorizada pelas agências de fomento em detrimento ao doutorado pleno desde os anos 1990. Nesse estudo de caso são investigados os bolsistas dos PPGs da Engenharia da Unicamp pela área apresentar maior número de estudantes contemplados com essa modalidade de bolsa e pela importância histórica da área para a instituição. A experiência da internacionalização pelo doutorado sanduíche é analisada com base nos dados disponibilizados pela Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC), CAPES e entrevistas semiestruturadas com bolsistas de doutorado sanduíche dos programas CAPES ¿ PDSE, CsF e outros, assim como entrevistas semiestruturadas com coordenadores de PPGs em Engenharia. A pesquisa buscou responder a seguinte pergunta de pesquisa: Como a experiência do doutorado sanduíche de bolsistas brasileiros influencia a formação acadêmica na pós-graduação sob as perspectivas pessoal, científica e de inserção internacional do bolsista? Os resultados das entrevistas com bolsistas revelaram: i) a necessidade de comprovação de nível intermediário ou avançado em língua estrangeira para o período no exterior e aqueles que se consideravam com inglês intermediário ou avançado adquiriram maior fluência; ii) boa convivência nos laboratórios e retornos construtivos para suas pesquisas; iii) acesso a laboratórios com infraestrutura superior à da Unicamp, possibilitando aprendizado em novas técnicas e metodologias; iv) publicação de artigos com orientadores estrangeiros; e v) inserção em grupos de pesquisa internacionais, com desdobramento para projetos e publicações futuras. O estudo apresentou uma limitação importante, pois a amostra de bolsistas é restrita comparada ao número total de contemplados no período. Limita-se também pela amostra ser restrita a uma universidade de pesquisa com elevado reconhecimento no país e na América Latina. A principal implicação de política derivada dessa dissertação diz respeito ao relato dos bolsistas quanto às condições de trabalho mais favoráveis nas IES estrangeiras propiciarem uma experiência de pesquisa mais produtiva no laboratório, confirmando argumentos já discutidos pela literatura sobre o tema. A Unicamp (e IES com o mesmo perfil) poderia buscar melhores condições operacionais nos laboratórios referentes ao trabalho científico na bancada. Outro quesito relaciona-se ao fato da Unicamp não ter mecanismos de monitoramento das bolsas de doutorado sanduíche implementadas na instituição, sem acompanhamento das experiências dos bolsistas. O monitoramento poderia ser consolidado em instâncias centrais da universidade com a finalidade de proporcionar um aprendizado institucional, sem retirar dos programas de pós-graduação da universidade sua autonomia de atuaçãoAbstract: The aim of this study is to investigate student mobility at the international level regarding Postgraduate Programs (PPG) in Engineering at the State University of Campinas (Unicamp). The literature review addressed the internationalization of knowledge production and human resources mobility as well as the creation of postgraduate programs in Brazil. The Brazilian Science without Boarders Program (SwB), implemented between 2011 and 2016 was created to promote the internationalization of science and technology, innovation and competitiveness in Brazil through exchanges and international mobility, and will be considered as the institutional framework for data collection and analysis. Its main goal was to send students to study in higher education institutions abroad through the provision of scholarships and financial support. Until January 2016, Unicamp sent 625 postgraduate students abroad under the SwB Programme, of which 397 were exchange doctorates. Since the 1990s the latter have been prioritized by national funding agencies and also increased more than proportionally to full doctorate abroad scholarships. At Unicamp, we found that Engineering doctoral students were the majority in the exchange doctorate modality, and Engineering will be the focus of this dissertation. The study combined different database (from CAPES Foudation, Unicamp Central Office) and primary data collection through interviews to complement such databases with former exchange doctorate scholarship holders and Unicamp Engineering PPG coordinators. The research aimed to answer the following research question: How the experience of the exchange doctorate abroad influence the academic career of grantees on the personal, scientific and engagement in international networks perspectives? The results showed that: i) grantees had to present intermediary or fluent levels on the foreign language and those who started the experience with intermediary levels returned closer to a fluency level; ii) students experienced a good and constructive environment in the laboratories where they were based; iii) they had access to better laboratories and research infrastructure compared to the Unicamp, enabling them to learn new methodologies and techniques that improved the final result of their research; iv) they managed to publish and write articles with the international supervisor, sometimes involving the national one as a co-author; and v) they manage to engage in international networks, with possibilities for future contacts for research. The research presented a limitation, the sample was composed by Unicamp students only, and small compared to the total number of grantees. In addition, data was collected at Unicamp, grantees from universities with a different profile might show different experiences. One of the policy implications of this study is that Unicamp does not have an institutional assessment of exchange doctorate students who have an experience abroad. This could provide an institutional learning at the University level, complying with each PPG autonomyMestradoPolítica Científica e TecnologicaMestra em Política Científica e TecnológicaCNPQ131141/2017-1[s.n.]Costa, Janaina Oliveira Pamplona da, 1973-Velho, Léa Maria Leme StriniBalbachevsky, ElizabethUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Política Científica e TecnológicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFlores, Andressa Bones, 1987-20192019-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (159 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637467FLORES, Andressa Bones. Doutorado sanduíche: a experiência da engenharia da UNICAMP na década de 2010. 2019. 1 recurso online (159 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637467. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094669Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-07T16:47:36Zoai::1094669Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-07T16:47:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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