Análise do processo de evolução de crianças surdas usuárias de implante coclear
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632894 |
Resumo: | Orientador: Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima |
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Análise do processo de evolução de crianças surdas usuárias de implante coclearAnalysis of deaf children development process with cochlear implantsImplantes coclearesSurdezPerda auditivaLinguagemCochlear implantsDeafnessHearing lossLanguageOrientador: Maria Cecília Marconi Pinheiro LimaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: A audição é fundamental para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral e desempenha papel importante na integração da criança com o meio exterior. A identificação da perda auditiva e o início da intervenção apropriada o mais cedo possível são essenciais para a aquisição de linguagem em crianças com deficiência auditiva. O implante coclear (IC) é uma das formas de intervenção na perda auditiva sensorioneural bilateral severa e profunda, principalmente em crianças com etiologias congênitas e pré-linguais e sua primeira meta é garantir a audição. Assim que a audição adequada for estabelecida com o IC, deve acontecer o desenvolvimento da linguagem oral. Desta forma, o objetivo da presente pesquisa é analisar o processo de evolução de crianças surdas/deficientes auditivas usuárias de IC de um Programa de Saúde Auditiva no período entre 2013 e 2015. Trata-se de pesquisa de caráter exploratório com abordagem quantitativa e qualitativa. Realizou-se um levantamento do número de pacientes que foram implantados em um Serviço de Saúde Auditiva de um hospital escola, entre 2013 e 2015 e aplicou-se entrevista e um questionário sobre o desenvolvimento da linguagem (Escala ELM), com um dos membros da família e com os fonoaudiólogos, áudio-gravada via contato telefônico. As entrevistas e o questionário foram transcritos e analisados segundo critérios de repetição e relevância e para a Escala ELM, tomou-se como referencial 0 (zero) anos a data da ativação do Implante Coclear. Como resultado, foi verificado que 228 pacientes tiveram o Implante Coclear ativado entre 2013 e 2015, sendo 85 crianças e 143 adultos. Das crianças implantadas neste período, 66 foram consideradas participantes, pois enquadraram-se nos critérios de inclusão e exclusão. Dessas, 52 participaram da pesquisa, ou seja, os familiares responderam à entrevista e à Escala ELM. Verificou-se que a maioria das crianças (97%) faz uso do IC, com exceção de uma criança que teve o equipamento furtado; algumas não utilizam o dia todo (28,8%) e metade já teve o equipamento quebrado por mais de um mês (55,1%). A maioria das crianças tem acesso ao atendimento fonoaudiológico (96,1%), mas são diferentes as condições de atendimento, que levam a diferentes resultados no desenvolvimento de linguagem. As crianças com desenvolvimento de linguagem típico apresentam pontuação equivalente aos normo-ouvintes na Escala ELM. Os achados evidenciam a importância da habilitação/ reabilitação auditiva dos pacientes que realizaram a cirurgia de IC, além do acesso ao serviço de fonoaudiologia. Foram observados outros aspectos que influenciam no desenvolvimento da linguagem, tais como, uso diário do IC, envolvimento da família e abordagem terapêutica utilizada pelos profissionaisAbstract: Hearing is fundamental for language acquisition and development and plays an important role in the child's integration with the environment. Hearing loss identification and adequate intervation starting as soon as possible are essential for normal language acquisition in children with hearing loss/deafness. The cochlear implant (CI) is one device for rehabilitation in severe and profound bilateral sensorineural hearing loss, especially in children with congenital and prelingual etiologies and its first target is to guarantee the hearing sense. As soon as the appropriated hearing is established with the CI, oral language development shall occur. However, it is known that not all implanted patients wear the CI every day and attend speech, language and hearing therapy. The goal of this research is to analyze the cochlear implant adaptation process in deaf individuals of a Hearing Health Program between 2013 and 2015 and to verify the kind of language and hearing therapy is offered. It is an observational research of exploratory nature with quantitative and qualitative approach, in which have been performed: withdraw of the number of patients implanted in a Hearing Health Service from a hospital located in Campinas, between 2013 and 2015, interviews and a questionnaire application, through out telephone, in order to know how the patients are currently, how many are/were in speech, language and hearing therapy, how many are using the CI and how the language development of children who use the IC is. Statistical tests were applied according to the objectives of the study, the interviews were transcribed and analyzed according to repetition and relevance criteria and ELM (Early Language Milestone) scale analyzed, taking referential 0 (zero) years for the cochlear implant activation date. As a result, it was verified that 228 patients had the cochlear implant activated between 2013 and 2015, out of that total, 143 are adults and 85 children. Out of the total of implanted children, 66 were considered able to participate in the research because they fit in the inclusion and exclusion criteria. Out of that total, 52 have participated of the research, which means that the relative have answered the questions from the interview and the ELM scale. It was verified that most of the children (97%) is still using the CI and one child had the equipment stolen; Some of them don't use the implant every day and half the number of children have had the equipment broken (55,1%). Most of the children have access to speech, language and hearing therapy, but the conditions are different, what brings to different results in language development. The children with normal language development presented score equivalent to children with normal hearing in ELM scale. The results demonstrate the importance of hearing (re)habilitation in patients who did the CI surgery, and the access of speech, language and hearing therapy. Other aspects that influence language development were also observed, like daily use of the CI, family engagement and therapeutic approachMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestra em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoCAPES01P3376/2017[s.n.]Lima, Maria Cecilia Marconi Pinheiro, 1955-Brocchi, Beatriz ServilhaFrançozo, Maria de Fátima de CamposUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRovere, Natália Caroline, 1993-20172017-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (120 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632894ROVERE, Natália Caroline. Análise do processo de evolução de crianças surdas usuárias de implante coclear. 2017. 1 recurso online (120 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632894. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991816Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-15T10:19:49Zoai::991816Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-03-15T10:19:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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