Impulso e manifestação : relações entre o corpo espetacular do ator e o do praticante do rito de Tara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Plá, Daniel Reis
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603035
Resumo: Orientador: Inaicyra Falcão dos Santos
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spelling Impulso e manifestação : relações entre o corpo espetacular do ator e o do praticante do rito de TaraImpulse and manifestation: a relationship between the actor and the Tara ritual practioner's spectacular bodyTeatroAtoresCorpoMeditaçãoBudismoRitualDramaActorsBodyMeditationBuddhismRitualOrientador: Inaicyra Falcão dos SantosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O presente trabalho tem como objetivo estabelecer uma relação entre o corpo espetacular observado nos praticantes do rito ligado à Tara Vermelha e o corpo espetacular do ator. Para isto o estudo se baseou na observação participante do ritual citado entre os anos de 2002 e 2004, nos centros Tchimed Ling/RS, Khadro Ling/RS e Odsal Ling/SP, todos ligados ao Chagdud Gonpa Brasil, organização que abrange os centros ligados ao lama tibetano Chagdud Tulku Rimpoche, falecido em 2002, quem trouxe a prática de Tara ao Brasil. Ao unir a visão de praticante-iniciado do autor com a de acadêmico e artista buscou-se desenvolver uma visão ampliada do rito, sem perder, no entanto, a visão inerente ao contexto em que ele se insere. Investigando os princípios que regiam a construção de um corpo diferenciado do cotidiano, observado em algumas pessoas durante a execução da prática de Tara, uniram-se ao estudo de textos e instruções tradicionais o de obras de pensadores ocidentais ligados à arte teatral, à filosofia, e à meditação. Neste processo de revisão teórica e observação encontrou-se no conceito de espetacularidade o elo de ligação entre os dois universos, permitindo a construção do diálogo entre o espetacular do praticante e o do ator. Ao testarem-se estes princípios na sala de ensaio, durante o trabalho desenvolvido entre os anos de 2004 e 2005 com alunos dos grupos de montagem do Núcleo de Artes Cênicas Campinas II ligado ao SESI/SP, observou-se que o processo que leva a espetacularidade corporal implica na manifestação da vontade-impulso no tempo e no espaço. Por fim, foi possível observar que o corpo espetacular do praticante e o do ator são fruto de um trabalho preciso e consciente, os princípios envolvidos permitindo o diálogo entre estes universos. Observou-se também a possibilidade de construir um conhecimento que se fundamente no estudo ¿desde dentro¿ de um determinado contexto cultural, sob uma perspectiva baseada no diálogo inter-tradições, sem haver necessidade de uma experiência explicar-se pela outraAbstract: This work aims to establish a relationship between the spectacular body observed in the practioners of a ritual linked to red Tara and the spectacular body of the actor. The study was based on the ritual practioners observation between 2002 and 2004 at Tchimed Ling /RS, Khadro Ling/ RS and Odsal Ling/SP centers which were linked to Chagdud Gonpa Brazil. This organization covers centers linked to tibetan lama Chagdud Tulku Rimpoche (died in 2002) who brought this Tara practice to Brazil. The author, joining the initiate practioner vision to the researcher and artist¿s one, it was tried to develop a broader vision of the ritual without losing the vison of the inserted context. Investigating the principles of a diferentiated daily body construction observed during Tara practice it was joined the study of traditional texts and instructions and western authors works of drama, philosophy and meditation. In this process of theoretical review and observation was found in the spectacularity concept the link between these two universes, allowing a dialog construction between practioner and the actor¿s spectacular body. Testing these principles while rehearsaling with pupils from the setting group of Núcleo de Artes Cênicas Campinas II joined with SESI/SP in 2004 and 2005, it was observed that the process that leads to the body spectacularity implies the manifestation of the will-impulse in time and space. Therefore it was possible to observe that the practioner spectacular body and the actor¿s are the result of a precise and conscious work involving principles which allow a dialog between these two universes. It was also observed that is possible to build knowledge based on a study of any determined cultural context at a perspective based on an inter-tradition dialog without the necessity of each other¿s explanationMestradoMestre em Artes[s.n.]Santos, Inaicyra Falcão dos, 1950-Lopes, SaraMarocco, Ines AlcarazUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPlá, Daniel Reis20062006-02-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf72 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603035PLÁ, Daniel Reis. Impulso e manifestação: relações entre o corpo espetacular do ator e o do praticante do rito de Tara. 2006. 72 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603035. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/371381porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-26T11:58:27Zoai::371381Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-26T11:58:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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