Accountability de professores : um estudo sobre o efeito da Prova Brasil em escolas de Brasilia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elisete Rodrigues de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611287
Resumo: Orientador: Luis Enrique Aguilar
id UNICAMP-30_7fb794e07383469ad64c3a201115d4c7
oai_identifier_str oai::476835
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Accountability de professores : um estudo sobre o efeito da Prova Brasil em escolas de BrasiliaTeacher's accountability : a study on the effect of Test Brazil at Brrazilian's schoolEducaçãoResponsabilidade educacionalEscolas públicasProfessoresAvaliação externaEducationEducational responsibilityPublic schoolsTeachersExternal evaluationOrientador: Luis Enrique AguilarDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo analisa o desenvolvimento de processos de accountability em professores de 1ª a 4ª série/ano da rede pública de ensino de Brasília/DF. Analisa o percurso e desenvolvimento das políticas de avaliação e suas manifestações recentes nos governos FHC e Lula. Para tanto, utiliza referenciais de accountability horizontal e vertical recorrendo a um desenho de instrumentos de coleta de dados em duas turmas de dez professores. Faz o resgate histórico da avaliação externa no contexto do Brasil e no mundo com o objetivo de situar a discussão da política de avaliação em vigor. Além disso, aborda as lógicas que estão presentes na avaliação externa no contexto da escola e mais especificamente aborda a percepção dos professores sobre o tema. Para a investigação, utiliza o Grupo Focal para indagar sobre os efeitos da avaliação externa junto a professores participantes de Curso de Extensão na UnB. Os resultados apontam que tanto as fases de elaboração e quanto de divulgação da avaliação externa permanecem obscuras para a sua população alvo, o que incide decisivamente na percepção, compreensão e apropriação desta política e seus dispositivos. Desta maneira, é possível afirmar que as distorções observadas na implementação, aplicação e discussão da avaliação externa no contexto escolar podem ser atribuídas a estes elementos causais.Abstract: This study examines the development of processes of accountability in teachers from 1st to 4th grade of public schools of Brasília / DF. Examines the history and development of policies and their assessment of recent events in FHC and Lula governments. Concepts of horizontal and vertical accountability and a design of instruments for collecting data were used. These instruments were used in two classes of ten teachers. The study makes the rescue of historical evaluation in the context of Brazil and the world in order to placediscussion of the current evaluation policy. This study also discusses about the logical present in external evaluation in the context of school and more specifically discusses the perception of teachers on the subject. Focus groups were used to inquire about the purpose of external evaluation in the perception of the teachers participating in the Extension Course at UnB. The results indicate that both phases of development and dissemination of evaluation remain obscure to the population of the external evaluation, which directly impacts on the perception, understanding and appropriation of this policy and its devices. Thus it is possible to state that the observed distortions in the implementation, application and discussion of external evaluation at the school context may be assigned to these causal factors.MestradoPolíticas, Administração e Sistemas EducacionaisMestre em Educação[s.n.]Aguilar, Luis Enrique, 1958-Sordi, Mara Regina Lemes deMatos, Braulio Tarcisio Porto deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Elisete Rodrigues de2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf129 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611287SOUZA, Elisete Rodrigues de. Accountability de professores: um estudo sobre o efeito da Prova Brasil em escolas de Brasilia. 2009. 129 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611287. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/476835porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:46:32Zoai::476835Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:46:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Accountability de professores : um estudo sobre o efeito da Prova Brasil em escolas de Brasilia
Teacher's accountability : a study on the effect of Test Brazil at Brrazilian's school
title Accountability de professores : um estudo sobre o efeito da Prova Brasil em escolas de Brasilia
spellingShingle Accountability de professores : um estudo sobre o efeito da Prova Brasil em escolas de Brasilia
Souza, Elisete Rodrigues de
Educação
Responsabilidade educacional
Escolas públicas
Professores
Avaliação externa
Education
Educational responsibility
Public schools
Teachers
External evaluation
title_short Accountability de professores : um estudo sobre o efeito da Prova Brasil em escolas de Brasilia
title_full Accountability de professores : um estudo sobre o efeito da Prova Brasil em escolas de Brasilia
title_fullStr Accountability de professores : um estudo sobre o efeito da Prova Brasil em escolas de Brasilia
title_full_unstemmed Accountability de professores : um estudo sobre o efeito da Prova Brasil em escolas de Brasilia
title_sort Accountability de professores : um estudo sobre o efeito da Prova Brasil em escolas de Brasilia
author Souza, Elisete Rodrigues de
author_facet Souza, Elisete Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguilar, Luis Enrique, 1958-
Sordi, Mara Regina Lemes de
Matos, Braulio Tarcisio Porto de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Elisete Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Responsabilidade educacional
Escolas públicas
Professores
Avaliação externa
Education
Educational responsibility
Public schools
Teachers
External evaluation
topic Educação
Responsabilidade educacional
Escolas públicas
Professores
Avaliação externa
Education
Educational responsibility
Public schools
Teachers
External evaluation
description Orientador: Luis Enrique Aguilar
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611287
SOUZA, Elisete Rodrigues de. Accountability de professores: um estudo sobre o efeito da Prova Brasil em escolas de Brasilia. 2009. 129 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611287. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611287
identifier_str_mv SOUZA, Elisete Rodrigues de. Accountability de professores: um estudo sobre o efeito da Prova Brasil em escolas de Brasilia. 2009. 129 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611287. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/476835
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
129 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189023610044416