Carnaval, identidade etnico-cultural e educação não formal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585436 |
Resumo: | Orientador: Olga Rodrigues de Moraes Von Simson |
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Carnaval, identidade etnico-cultural e educação não formalCarnaval - Campinas (SP) - 1842-1900Carnaval - Campinas (SP) - 1982-1992Festas popularesUsos e costumesOrientador: Olga Rodrigues de Moraes Von SimsonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A intenção da nossa pesquisa foi estudar, no carnaval e em dois períodos: 1842 - 1900 e 1982- 1992, as possibilidades de educação não formal e a construção de identidade étnico- cultural. Constatada tal possibilidade, isto é, a existência de educação não formal no espaço carnavalesco e também a construção de identidade étnico-cultural, vamos agora destacar os pontos centrais desse processo educativo. Vimos , no século XIX, a partir de 1850, o Entrudo e o Carnaval Veneziano disputarem a hegemonia pelos modos de festejar o carnaval. Trajeto, aliás, que acompanha as transformações sociais e as atividades festivas e recreativas do mesmo período, em Campinas. No capítulo inicial, constatamos os recursos e os meios utilizados pela imprensa, setor comercial e a camada elevada enriquecida com a lavoura do café para tentar "civilizar" as camadas populares. Não há ainda no século XIX manifestações de rua típicas e brasileiras. Temos ,de um lado, como observa a pesquisadora Olga von Simson ," o Carnaval Veneziano, mais requintado, cópia dos carnavais europeus, em que membros das camadas mais elevada da população desfilavam, ricamente fantasiados, diante do povo, que apenas assistia mas não participava.,,1 E, do outro, o Entrudo, manifestação popular, desde o Brasil colônia mas, da mesma forma, tradição copiada dos europeus. Na intervenção do afoxé Ylê Ogum, no ano de 1982 ,pudemos constatar, numa manifestação criada pela camada popular e negra, elementos típicos e culturais diferenciados dos padrões europeus. Vimos não apenas os aspectos lúdicos e de lazer, mas uma forma de intervenção organizada no espaço festivo e com ênfase pedagógica não formal para conscientizar os negros e também para construir novas concepções de carnaval, de tradição e de identidade negra. O lugar da festa carnavalesca tem, dessa forma , um significado social mais amplo e repensa tradições e matiza o que muitos convencionaram como o ápice das manifestações populares e negras, as escolas de samba ( ou um modelo em especial de escola de samba)MestradoCiências Sociais Aplicadas à EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von, 1943-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAntonio, Carlindo Fausto19971997-09-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf165f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585436ANTONIO, Carlindo Fausto. Carnaval, identidade etnico-cultural e educação não formal. 1997. 165f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585436. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/121191porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:41:22Zoai::121191Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:41:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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