O processo projetivo na arquitetura : o ensino do projeto de escolas : perceber e idear : processo de formação de imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mosch, Michael Emil
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608964
Resumo: Orientador: Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
id UNICAMP-30_80d45ff1b98879fe5e59b407962265d7
oai_identifier_str oai::439317
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O processo projetivo na arquitetura : o ensino do projeto de escolas : perceber e idear : processo de formação de imagemThe architectural design process : teaching school design to perceive and develop ideas through the process of image formationCriatividade na tecnologiaTechnical creativityOrientador: Doris Catharine Cornelie Knatz KowaltowskiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: A presente tese, vinculada à área de pós-graduação de Edificações da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da UNICAMP, Campinas, configura-se como um estudo de caso dentro de uma disciplina curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo da FEC. As atividades desta disciplina concentram-se na arquitetura escolar com ênfase nas escolas públicas do Estado de São Paulo, gerenciados pela FDE (Fundação pelo Desenvolvimento da Educação no Estado de São Paulo). Os objetivos do estudo de caso foram: desenvolver ferramentas técnicas e humanas de ensino de projeto e estimular a criatividade. Dois métodos foram introduzidos, o método das restrições e da formação de imagens. Este último método inclui a inserção de atividades artísticas, com o objetivo de agregar qualidades antropomorfas aos projetos e prolongar e intensificar a percepção sensorial do projetista, e conseqüentemente aprimorar a habilidade de solução para os problemas de projeto. No estudo de caso a disciplina de projeto foi dividida em dois grupos, o grupo "A" projetou uma escola dentro das recomendações, exigências e restrições da FDE e o grupo "B" desenvolveu atividades artísticas para conhecer o conceito da formação de imagem. Os resultados (projetos arquitetônicos dos alunos) foram avaliados em duas estâncias: pelos docentes da disciplina e por um grupo de leigos, representando possíveis usuários. Para a avaliação do grupo de leigos foram apresentadas imagens de maquetes de quatro projetos, considerados pelos docentes de melhor qualidade arquitetônica. O grupo de leigos analisou as imagens, com base na escala semântica bipolar, em consideração aos aspectos: diversidade, dinamicidade, expressividade, vitalidade, identidade, organização, estruturação e simplicidade. A conclusão dessa pesquisa mostrou que o método das restrições permitiu melhor desempenho de fatores projetuais como organização, estruturação e simplicidade, e a inclusão do processo de formação de imagem demonstrou bom desempenho nos fatores como diversidade, dinamicidade, expressividade, vitalidade e identidade do objeto de obra. Recomenda-se ainda no ensino de projeto a adoção de práticas e métodos que favoreçam o processo criativo e o desenvolvimento de um processo de projeto consciente. Em termos conclusivos o estudo apontou vários cuidados em experimentos de ensino e de avaliação de projetos. No ensino devem-se evitar traduções meramente visuais de conceitos apresentados, e em relação à avaliação de projetos é importante reduzir variáveis na apresentação destes em estudos comparativos.Abstract: This thesis is linked to the graduate studies program, in building science of the Faculty of Civil Engineering, Architecture and Urban Design (FEC) of UNICAMP, in Campinas, Brazil. A case study within a discipline of the Architecture and Urban Design course of the FEC was developed. The activities of this discipline focused on school architecture with an emphasis in public schools of the State of São Paulo, which are managed by FDE (Foundation for Development of Education in the State of São Paulo). The goals of the case study were: to develop teaching tools for a more humane design and encourage creativity. Two methods were introduced, the method of restrictions and that of the formation of images. This method involves the insertion of artistic activities, with the goal of adding anthropomorphic quality to design and prolonging and intensifying the sensory perception of designers, and consequently improves the ability to solve design problems. The case study divided the design class into two groups: group "A" designed a school according to the recommendations, requirements and restrictions of FDE and group "B" developed artistic activities to experiment with the formation of images. The results (architectural designs of the students) were evaluated in two instances: by faculty members and by a group of laymen, representing potential users. For the evaluation of lay-people, images of models of four designs were used. These four designs were considered of architectural quality by the faculty members. The laymen group examined the images, based on bipolar semantic scales in relation to the aspects of: diversity, dynamics, expression, vitality, identity, organization, structure and simplicity. The conclusion of the study showed that restrictions as stimuli for creativity can result in designs with high degree of organization, structure and simplicity, and the inclusion of the formation of images shows better attention given to: diversity, dynamics, expression, vitality and identity. The study also recommends that design education needs to introduce methods that stimulate creativity in a structured way to develop a conscious design process. Some special care must be taken in relation to teaching experiments using analogies and with design evaluation methods. In relation to the use of analogies purely visual translations should be avoided and for the evaluation of design projects presentation variables must be reduced in comparative studies.DoutoradoArquitetura e ConstruçãoDoutor em Engenharia Civil[s.n.]Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz, 1944-Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz, 1944-Schmid, AloisioRibeiro, Ricardo de LimaPaiva, Valeria Teixeira deBorges Filho, FranciscoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMosch, Michael Emil2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf240 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608964MOSCH, Michael Emil. O processo projetivo na arquitetura: o ensino do projeto de escolas : perceber e idear : processo de formação de imagem. 2009. 240 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608964. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/439317porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:27:35Zoai::439317Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:27:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo projetivo na arquitetura : o ensino do projeto de escolas : perceber e idear : processo de formação de imagem
The architectural design process : teaching school design to perceive and develop ideas through the process of image formation
title O processo projetivo na arquitetura : o ensino do projeto de escolas : perceber e idear : processo de formação de imagem
spellingShingle O processo projetivo na arquitetura : o ensino do projeto de escolas : perceber e idear : processo de formação de imagem
Mosch, Michael Emil
Criatividade na tecnologia
Technical creativity
title_short O processo projetivo na arquitetura : o ensino do projeto de escolas : perceber e idear : processo de formação de imagem
title_full O processo projetivo na arquitetura : o ensino do projeto de escolas : perceber e idear : processo de formação de imagem
title_fullStr O processo projetivo na arquitetura : o ensino do projeto de escolas : perceber e idear : processo de formação de imagem
title_full_unstemmed O processo projetivo na arquitetura : o ensino do projeto de escolas : perceber e idear : processo de formação de imagem
title_sort O processo projetivo na arquitetura : o ensino do projeto de escolas : perceber e idear : processo de formação de imagem
author Mosch, Michael Emil
author_facet Mosch, Michael Emil
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz, 1944-
Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz, 1944-
Schmid, Aloisio
Ribeiro, Ricardo de Lima
Paiva, Valeria Teixeira de
Borges Filho, Francisco
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mosch, Michael Emil
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade na tecnologia
Technical creativity
topic Criatividade na tecnologia
Technical creativity
description Orientador: Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608964
MOSCH, Michael Emil. O processo projetivo na arquitetura: o ensino do projeto de escolas : perceber e idear : processo de formação de imagem. 2009. 240 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608964. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608964
identifier_str_mv MOSCH, Michael Emil. O processo projetivo na arquitetura: o ensino do projeto de escolas : perceber e idear : processo de formação de imagem. 2009. 240 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608964. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/439317
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
240 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189002056564736