A dimensão do afeto no desenvolvimento cultural da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Ana Stela Couto, 1973-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634186
Resumo: Orientador: Lavínia Lopes Salomão Magiolino
id UNICAMP-30_80fb6b5f369989a5acf7ea82949eff58
oai_identifier_str oai::1045102
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A dimensão do afeto no desenvolvimento cultural da criançaThe dimension of affect in the child's cultural developmentVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934Perspectiva histórico-culturalAfeto (Psicologia)Crianças - DesenvolvimentoSignificação (Psicologia)Vigotsky, L. S. - Lev SemenovichHistorical-cultural perspectiveAffection (Psychology)Child developmentMeaning (Psychology)Orientador: Lavínia Lopes Salomão MagiolinoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa objetivou investigar a dimensão do afeto no desenvolvimento cultural da criança, a partir da análise da ambiência cultural e afetiva construída nas relações entre os sujeitos que fazem parte de uma turma de Educação Infantil. Visando dar conta desta reflexão, assumimos como referencial teórico-metodológico os pressupostos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento, através das contribuições de Vigotski e de autores contemporâneos desta perspectiva. Vigotski ressalta que a natureza psíquica do homem é formada pelo conjunto de relações sociais convertidas em funções da personalidade e por isso reflete sobre a importância do meio para o desenvolvimento da criança. Smolka e Magiolino (2010) afirmam que "as funções psicológicas superiores são ao mesmo tempo intelectuais e afetivo-volitivas" (p.35), por conta disso não se pode estudar uma função psicológica (percepção, atenção, memória, linguagem, emoção, entre outras) de forma isolada, mas na conexão estabelecida entre elas. A partir deste pressuposto, realizamos o trabalho empírico através de um estudo de caso com duas crianças que estão em processo de aquisição da linguagem verbal, em uma creche municipal situada num município do interior de São Paulo. O estudo e as análises realizados levaram a considerações importantes sobre: as relações afetivas como constitutivas do meio tem um papel significativo no desenvolvimento da criança; a linguagem que afeta a criança nos seus modos de pensar e sentir; o papel da palavra na elaboração dos afetos, pois à medida que a criança conquista a linguagem verbal, ela organiza novas formas de expressar suas emoções; a construção do (des)interesse pela criança no contexto das relações afetivas; o aparecimento das manifestações das expressões emocionais pela criança e os significados atribuídos a cada uma delas pelos adultos e outras crianças; a relevância da mediação do professor para a (re)elaboração dos afetos e expressão das emoções; e, a partir deste processo de (trans)formação das emoções e afetos, o modo como a criança vai se constituindo enquanto sujeito em seu processo de desenvolvimento culturalAbstract: This research aimed to investigate the dimension of affection in the cultural de-velopment of the child, based on the analysis of the cultural and affective ambi-ence built in the relationships between the subjects that are part of a class of Early Childhood Education. In order to account for this reflection, we assume as a theoretical-methodological reference the assumptions of the historical-cultural perspective of development, through the contributions of Vygotsky and contem-porary authors of this perspective. Vigotski points out that the psychic nature of man is formed by the set of social relations converted into functions of the per-sonality and therefore reflects on the importance of the means for the develop-ment of the child. Smolka and Magiolino (2010) argue that "higher psychological functions are both intellectual and affective-volitional" (p.35), because of this we can not study a psychological function (perception, attention, memory, language, emotion, among others) in isolation, but in the connection established between them. From this assumption, we carried out the empirical work through a case study with two children who are in the process of verbal language acquisition, in a municipal nursery located in a municipality in the interior of São Paulo. The study and the analyzes carried out led to important considerations about: affec-tive relations as constitutive of the environment plays a significant role in the de-velopment of the child; the language that affects the child in his ways of thinking and feeling; the role of the word in the elaboration of affections, for as the child gains verbal language, it organizes new ways of expressing its emotions; the construction of (dis)interest in the child in the context of affective relationships; the appearance of the manifestations of emotional expressions by the child and the meanings attributed to each of them by adults and other children; the rele-vance of the teacher's mediation to the (re)elaboration of the affections and ex-pression of the emotions; and, from this process of (trans)formation of emotions and affections, the way in which the child is constituted as subject in its process of cultural developmentMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Magiolino, Lavínia Lopes Salomão, 1977-Smolka, Ana Luiza BustamanteSilva, Daniele Nunes HenriqueUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLemos, Ana Stela Couto, 1973-20182018-05-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (157 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634186LEMOS, Ana Stela Couto. A dimensão do afeto no desenvolvimento cultural da criança. 2018. 1 recurso online (157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634186. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1045102Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-11T14:51:03Zoai::1045102Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-09-11T14:51:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão do afeto no desenvolvimento cultural da criança
The dimension of affect in the child's cultural development
title A dimensão do afeto no desenvolvimento cultural da criança
spellingShingle A dimensão do afeto no desenvolvimento cultural da criança
Lemos, Ana Stela Couto, 1973-
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Perspectiva histórico-cultural
Afeto (Psicologia)
Crianças - Desenvolvimento
Significação (Psicologia)
Vigotsky, L. S. - Lev Semenovich
Historical-cultural perspective
Affection (Psychology)
Child development
Meaning (Psychology)
title_short A dimensão do afeto no desenvolvimento cultural da criança
title_full A dimensão do afeto no desenvolvimento cultural da criança
title_fullStr A dimensão do afeto no desenvolvimento cultural da criança
title_full_unstemmed A dimensão do afeto no desenvolvimento cultural da criança
title_sort A dimensão do afeto no desenvolvimento cultural da criança
author Lemos, Ana Stela Couto, 1973-
author_facet Lemos, Ana Stela Couto, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magiolino, Lavínia Lopes Salomão, 1977-
Smolka, Ana Luiza Bustamante
Silva, Daniele Nunes Henrique
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Ana Stela Couto, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Perspectiva histórico-cultural
Afeto (Psicologia)
Crianças - Desenvolvimento
Significação (Psicologia)
Vigotsky, L. S. - Lev Semenovich
Historical-cultural perspective
Affection (Psychology)
Child development
Meaning (Psychology)
topic Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Perspectiva histórico-cultural
Afeto (Psicologia)
Crianças - Desenvolvimento
Significação (Psicologia)
Vigotsky, L. S. - Lev Semenovich
Historical-cultural perspective
Affection (Psychology)
Child development
Meaning (Psychology)
description Orientador: Lavínia Lopes Salomão Magiolino
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-05-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634186
LEMOS, Ana Stela Couto. A dimensão do afeto no desenvolvimento cultural da criança. 2018. 1 recurso online (157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634186. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634186
identifier_str_mv LEMOS, Ana Stela Couto. A dimensão do afeto no desenvolvimento cultural da criança. 2018. 1 recurso online (157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634186. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1045102
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (157 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189129178578944