Database storytelling : uma análise dos projetos "Balloons of Bhutan" e "Network Effect" do artista Jonathan Harris
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/9652 |
Resumo: | Orientador: Hermes Renato Hildebrand |
id |
UNICAMP-30_8150406c7284b32baf85d973d0f8c08e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1273966 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Database storytelling : uma análise dos projetos "Balloons of Bhutan" e "Network Effect" do artista Jonathan HarrisDatabase storytelling : an analysis of artist Jonathan Harris' projects "Balloons of Bhutan" and "Network Effect"Harris, Jonathan Jennings, 1979-Narrativas digitaisArte digitalDocumentário (Cinema)Video interativoHarris, Jonathan - 1979-Digital storytellingDigital artDocumentary filmsInteractive videoOrientador: Hermes Renato HildebrandDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa analisa a relevância dos database storytellings, projetos imersivos com narrativa estruturada em um banco de dados, destacando a importância desse conceito na pesquisa científica contemporânea nos campos das Artes Visuais, Comunicação, Cinema e Tecnologia, pois o surgimento das tecnologias digitais transformou a maneira como as histórias são contadas, permitindo uma maior imersão e interatividade para o público. Por meio dos objetos analisados, a pesquisa oferece a possibilidade de uma melhor compreensão de como os interatores, espectadores que têm a possibilidade de interagir com a obra de forma autônoma, interagem com os database storytellings e como eles podem ser usados para contar histórias de forma mais eficaz do ponto de vista da indústria do entretenimento e da mídia, e como elas podem ser usadas para criar experiências de forma mais envolvente e atraente ao público-alvo da obra. Quanto aos processos de produção criativa nos database storytellings, denotamos que a identidade sociocultural do autor influencia tanto a narrativa quanto a composição dos possíveis caminhos que podem ser tomados pelo interator ao longo da contemplação do projeto. Em "Balloons of Bhutan", obra de Jonathan Harris, o autor se empodera da sua forma própria de estruturar storytellings e de suas bases pessoais para a construção da narrativa e produção do projeto. Essa identidade é crucial para a construção da narrativa e sua compreensão porque, ao analisar a atividade do autor, bem como suas intenções como artista, podemos fazer conexões entre estruturas e intenções de seus projetos. Essa conexão também é fortemente observada na obra do mesmo autor, "Network Effect". A conectividade entre as pessoas, reflexão sobre a vida e a forma como vivemos, são características evidentes das obras de Harris, que instigam diretamente o interator a refletir sobre sobre suas próprias vidas. Com isso, o interator trilha novas narrativas e experiências ao longo dos projetos, mas que se ramifica em seu subconsciente através das conexões com suas próprias memórias e conhecimentos. A percepção da obra já não se limita a apenas a identidade sociocultural do autor, e sim, leva em consideração a colaboração do interator, que evidencia novas formas de interpretar o conteúdo da narrativa ali exposto, criando paralelos entre a nossa realidade e o ciberespaço. Por conta disso, os database storytellings, não devem substituir completamente as formas tradicionais de contar histórias, mas sim complementá-las e enriquecê-las com novas possibilidades e experiências imersivas, sendo um convite para o interator romper com os paradigmas tradicionais, imergindo em um "início" de projeto, o qual a definição de "meio e fim" caberá à sua própria autonomiaAbstract: This research analyzes the relevance of database storytellings, immersive projects with a narrative structured in a database, highlighting the importance of this concept in contemporary scientific research in the fields of Visual Arts, Communication, Cinema, and Technology, as the emergence of digital technologies has transformed the way stories are told, allowing for greater immersion and interactivity for the audience. Through the analyzed projects, this research offers the possibility of a better understanding of how interactors, spectators who have the possibility of interacting with the work autonomously, interact with database storytellings and how they can be used to tell stories more effectively from the point of view of the entertainment and media industry, and how they can be used to create experiences in a more engaging and appealing way to the target audience of the work. As for the creative production processes in database storytellings, we note that the sociocultural identity of the author influences both the narrative and the composition of the possible paths that the interactor can take during the contemplation of the project. In "Balloons of Bhutan," a work by Jonathan Harris, the author empowers himself with his own way of structuring storytellings and his personal foundations for building the narrative and producing the project. This identity is crucial for the construction of the narrative and its understanding because, by analyzing the author's activity as well as his intentions as an artist, we can make connections between the structures and intentions of his projects. This connection is also strongly observed in the same author's work, "Network Effect." The connectivity between people, reflection on life and how we live, are evident characteristics of Harris's works, which directly instigate the interactor to reflect on their own lives. With this, the interactor follows new narratives and experiences throughout the projects, but which branch out into their subconscious through connections with their own memories and knowledge. The perception of the work is no longer limited to just the sociocultural identity of the author but takes into account the collaboration of the interactor, which highlights new ways of interpreting the content of the narrative exposed there, creating parallels between our reality and cyberspace. Therefore, database storytellings should not completely replace traditional forms of storytelling but rather complement and enrich them with new possibilities and immersive experiences, being an invitation for the interactor to break with traditional paradigms, immersing themselves in a "beginning" of the project, in which the definition of "middle and end" will be up to their own autonomyMestradoArtes VisuaisMestre em Artes Visuais[s.n.]Hildebrand, Hermes Renato, 1954-Santos, Cesar Augusto BaioFeijó, Valéria CasarotoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pos-Graduação em Artes VisuaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Gustavo de, 1987-20232023-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (105 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/9652OLIVEIRA, Gustavo de. Database storytelling : uma análise dos projetos "Balloons of Bhutan" e "Network Effect" do artista Jonathan Harris. 2023. 1 recurso online (105 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9652. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1273966porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-22T10:53:49Zoai::1273966Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-05-22T10:53:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Database storytelling : uma análise dos projetos "Balloons of Bhutan" e "Network Effect" do artista Jonathan Harris Database storytelling : an analysis of artist Jonathan Harris' projects "Balloons of Bhutan" and "Network Effect" |
title |
Database storytelling : uma análise dos projetos "Balloons of Bhutan" e "Network Effect" do artista Jonathan Harris |
spellingShingle |
Database storytelling : uma análise dos projetos "Balloons of Bhutan" e "Network Effect" do artista Jonathan Harris Oliveira, Gustavo de, 1987- Harris, Jonathan Jennings, 1979- Narrativas digitais Arte digital Documentário (Cinema) Video interativo Harris, Jonathan - 1979- Digital storytelling Digital art Documentary films Interactive video |
title_short |
Database storytelling : uma análise dos projetos "Balloons of Bhutan" e "Network Effect" do artista Jonathan Harris |
title_full |
Database storytelling : uma análise dos projetos "Balloons of Bhutan" e "Network Effect" do artista Jonathan Harris |
title_fullStr |
Database storytelling : uma análise dos projetos "Balloons of Bhutan" e "Network Effect" do artista Jonathan Harris |
title_full_unstemmed |
Database storytelling : uma análise dos projetos "Balloons of Bhutan" e "Network Effect" do artista Jonathan Harris |
title_sort |
Database storytelling : uma análise dos projetos "Balloons of Bhutan" e "Network Effect" do artista Jonathan Harris |
author |
Oliveira, Gustavo de, 1987- |
author_facet |
Oliveira, Gustavo de, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hildebrand, Hermes Renato, 1954- Santos, Cesar Augusto Baio Feijó, Valéria Casaroto Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pos-Graduação em Artes Visuais UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Gustavo de, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Harris, Jonathan Jennings, 1979- Narrativas digitais Arte digital Documentário (Cinema) Video interativo Harris, Jonathan - 1979- Digital storytelling Digital art Documentary films Interactive video |
topic |
Harris, Jonathan Jennings, 1979- Narrativas digitais Arte digital Documentário (Cinema) Video interativo Harris, Jonathan - 1979- Digital storytelling Digital art Documentary films Interactive video |
description |
Orientador: Hermes Renato Hildebrand |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-02-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9652 OLIVEIRA, Gustavo de. Database storytelling : uma análise dos projetos "Balloons of Bhutan" e "Network Effect" do artista Jonathan Harris. 2023. 1 recurso online (105 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9652. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9652 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Gustavo de. Database storytelling : uma análise dos projetos "Balloons of Bhutan" e "Network Effect" do artista Jonathan Harris. 2023. 1 recurso online (105 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9652. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1273966 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (105 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189189496864768 |