A formação do conceito de ideologia nas obras da década de 1960 de Louis Althusser

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roman, Paulo Gustavo Moreira, 1988-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637792
Resumo: Orientador: João Carlos Kfouri Quartim de Moraes
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spelling A formação do conceito de ideologia nas obras da década de 1960 de Louis AlthusserThe formation of the ideology concept in Louis Althusser work of the 1960sAlthusser, Louis, 1918-1990FilosofiaIdeologiaDialéticaPhilosophyIdeologyDialecticsOrientador: João Carlos Kfouri Quartim de MoraesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Esta tese visa investigar a formação do conceito de ideologia nas obra da década de 1960 de Louis Althusser. Temos como fio condutor a hipótese que há uma solidariedade prática entre a maneira com que Althusser concebe a ideologia como um "sistema de representações" (uma estrutura do "todo social" e a "ilusão transcendental" presente nos conceitos da razão na "Crítica da Razão Pura" de Immanuel Kant. Este vínculo permite compreender o lugar (topos) no qual opera o pensamento de Althusser, na medida em que busca negar a tese de que Marx tenha apenas "invertido" a dialética hegeliana: "Ela está para ele de cabeça para baixo. Devese invertê-la [umstülpen], para descobrir o caroço[Kern] racional no envoltório [Hülle] místico" (MARX 1985:20-21). Desse modo, poder-se-á notar que o caráter específico da dialética marxista - resultado da crítica às categorias hegelianas e ao empirismo vulgar da economia política clássica - retoma em alguma medida os conceitos presentes na "Dialética Transcendental", principalmente no que se refere ao estatuto da ilusão que opera nas relações de produção: ao instalar-se no terreno da ideologia, isto é, ao relacioná-la ao inconsciente como um "sistema de representações" que se mantém mesmo numa "sociedade sem classes", Althusser não estaria se colocando no mesmo terreno de Kant, na medida em que a aparência dos raciocínios da razão não se dissipa mesmo que possamos evitar que ela nos engane, como é o caso da "ilusão necessária" presente da "Dialética Transcendental"? Em que medida esse modo de instalar-se frente à ilusão inevitável (leia-se, ideologia) não pode ser visto como reflexo da noção de totalidade elaborada por Althusser ? É sob a perspectiva de um possível "retorno a Kant" que investigaremos a noção de Ideologia em AlthusserAbstract: This thesis intends to investigate the concept formation of Ideology in Althusser works from the decade of 1960. As a connecting wire we have the hypothesis of a possible link between the way Althusser conceives the Ideology as a "system of representation" (a structure of all social) and the "transcendental illusion" found in Immanuel Kant’s "Critique of the Pure Reason". The link allows to comprehend the place (topos) in which Althousser’s thoughts operates as he intends to negate the thesis that Marx had just "inverted" the hegelian dialetic: "It’s up-side down for him. We must invert it [umstülpen] to find it’s rational core [Kern] in the mystical shell [Hülle]" (MARX 1985:20-21). Therefore, the author intends to present the specific character of the Marxist dialectic, the result of the critics to the Hegelians categories and to the vulgar empiricism of the classic economical politics – reinstates to some extent the concepts in the "Transcendental Dialectics" mainly in what it refers to the statute of illusion which operates in production relations: as it installs itself on the terrain of ideology, that is, as it links itself with the inconscient as a "system of representations" that is maintained even in a "classless society". Wouldn't Althusser situate himself in the same terrain as Kant as the appearance of the reason’s thoughts doesn’t dissipates even if we can avoid it to trick us, as in the case of the "necessary illusion" present in the "Transcendental Dialectics"? To what extent the approach in positioning himself on the inevitable illusion (or the Ideology) could be understood as a reflex of the totality elaborated by Althusser? We will investigate the notion of Ideology in Althusser with a perspective of a possible "return do Kant"DoutoradoFilosofiaDoutor em FilosofiaCAPES[s.n.]Moraes, João Carlos Kfouri Quartim de, 1941-Oliveira, Thiago Barison deMotta, Luiz EduardoCavalcante, SávioKarczmarczyc, PedroUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRoman, Paulo Gustavo Moreira, 1988-20192019-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (334 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637792ROMAN, Paulo Gustavo Moreira,. A formação do conceito de ideologia nas obras da década de 1960 de Louis Althusser. 2019. 1 recurso online (334 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637792. 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