Configurações do conhecimento do corpo : subsidios para a pratica da Educação Fisica nas series iniciais de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Jose Pereira de
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586563
Resumo: Orientador: Ademir de Marco
id UNICAMP-30_840c02cab98bdf88b029d8037bd6fa8c
oai_identifier_str oai::134639
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Configurações do conhecimento do corpo : subsidios para a pratica da Educação Fisica nas series iniciais de ensinoEducação físicaCorpo humanoDesenho da figura humanaOrientador: Ademir de MarcoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Analisar o processo de construção do conhecimento do corpo das crianças nas séries iniciais de ensino foi o objetivo central da presente investigação. As questões de estudo buscaram identificar se este conhecimento estava relacionado à idade da criança, se as crianças que vivenciavam aulas de educação física apresentavam melhor configuração do conhecimento do corpo e, também, se existiam diferenças nas configurações do conhecimento do corpo entre os meninos e as meninas. O Teste do Desenho da Figura Humana foi utilizado como instrumento aferidor do conhecimento do corpo das crianças que participaram do estudo. A partir da evolução expressa nos desenhos, pela freqüência de ocorrências dos itens corporais e os traços qualitativos, tivemos acesso ao conhecimento de corpo de diferentes faixas etárias. O processo construtivo deste conhecimento apresentado nos desenhos possibilitou, ainda, relacioná-los com propostas pedagógicas para a educação física nas séries iniciais de ensino e apontarmos a mais viável na operacionalização de ações lúdico-motoras que estimulem e desenvolvam os aspectos do conhecimento do corpo. Os resultados apontaram que há diferença significativa na configuração do conhecimento do corpo entre as séries e que não existiram diferenças significativas neste conhecimento entre as crianças que participavam de aulas de educação física e as que não vivenciavam práticas nessa disciplina. Indicaram, também, que não existe diferença significativa, em relação aos aspectos quantitativos, nas configurações do conhecimento do corpo entre meninos e ,meninas, e, por último, que o teste do desenho da figura humana é um meio eficaz para diagnosticar o conhecimento que as crianças têm do seu corpo, servindo como instrumento de avaliação para as aulas de educação física nas séries iniciais de ensinoAbstract: To analyze the process of building a knowledge of the body of children in the beginning grades of teaching was the main objective of the present investigation. The questions of the study tried to identify if this knowledge was related to the age of the child, if the children that experienced classes of physical education presented a better configuration of body knowledge, and also, if there existed differences in the configurations of body knowledge between boys and girls. The test of the Drawing of the Human figure was used as a gauging instrument of body knowledge of the children that participated in the study. Starting with the evolution expressed in the drawings, by the frequency of the occurrences of the body items and the qualitative traces, we had access to the body knowledge of different age ranges. The constructive process of this knowledge presented in the drawings made possible, even more, to relate them to pedagogical proposals for physical education in the beginning grades of instruction and pointed out the most viabel in the operations of the play-motor actions that stimulated and developed the aspects of body knowledge. The results pointed out that there is a signifcant difference in the configuration of body knowledge between the grades and that there doesn't exist significant differences in this knowledge between the children that participated in physical education classes and those that didn't experience these parctices in this discipline. They indicated, also, that there is no significant difference, in relation to the quantitative aspects, in the configurations of body knowledge between boys and girls, and, finally, that the drawing test of the human figure is an efficient method for diagnosing the knowledge that children have of their bodies, serving as an instrument of evaluation for physical education classes in the beginning grades of instructionDoutoradoDoutor em Educação Física[s.n.]De Marco, Ademir, 1954-2020Freire, João BatistaDamasceno, Benito PereiraTani, GoKrebs, Ruy JornadaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMelo, Jose Pereira de19981998-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf188f. : il.(Enc.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586563MELO, Jose Pereira de. Configurações do conhecimento do corpo: subsidios para a pratica da Educação Fisica nas series iniciais de ensino. 1998. 188f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586563. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134639porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:50:07Zoai::134639Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:50:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Configurações do conhecimento do corpo : subsidios para a pratica da Educação Fisica nas series iniciais de ensino
title Configurações do conhecimento do corpo : subsidios para a pratica da Educação Fisica nas series iniciais de ensino
spellingShingle Configurações do conhecimento do corpo : subsidios para a pratica da Educação Fisica nas series iniciais de ensino
Melo, Jose Pereira de
Educação física
Corpo humano
Desenho da figura humana
title_short Configurações do conhecimento do corpo : subsidios para a pratica da Educação Fisica nas series iniciais de ensino
title_full Configurações do conhecimento do corpo : subsidios para a pratica da Educação Fisica nas series iniciais de ensino
title_fullStr Configurações do conhecimento do corpo : subsidios para a pratica da Educação Fisica nas series iniciais de ensino
title_full_unstemmed Configurações do conhecimento do corpo : subsidios para a pratica da Educação Fisica nas series iniciais de ensino
title_sort Configurações do conhecimento do corpo : subsidios para a pratica da Educação Fisica nas series iniciais de ensino
author Melo, Jose Pereira de
author_facet Melo, Jose Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Marco, Ademir, 1954-2020
Freire, João Batista
Damasceno, Benito Pereira
Tani, Go
Krebs, Ruy Jornada
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Jose Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Corpo humano
Desenho da figura humana
topic Educação física
Corpo humano
Desenho da figura humana
description Orientador: Ademir de Marco
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-07-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Enc.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586563
MELO, Jose Pereira de. Configurações do conhecimento do corpo: subsidios para a pratica da Educação Fisica nas series iniciais de ensino. 1998. 188f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586563. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Enc.)
MELO, Jose Pereira de. Configurações do conhecimento do corpo: subsidios para a pratica da Educação Fisica nas series iniciais de ensino. 1998. 188f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586563. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134639
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
188f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138335982092288