Da "aldeia" ao museu do Quai Branly : o trançado "Tupinambá" no mundo contemporâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/20092 |
Resumo: | Orientadores: Claudia Valladão de Mattos Avolese, Thierry Dufrêne |
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Da "aldeia" ao museu do Quai Branly : o trançado "Tupinambá" no mundo contemporâneoFrom the "aldeia" to the Quai Branly museum : the "Tupinambá" weaving in contemporary worldModa - HistóriaSustentabilidadeÍndios Tupinambá - Usos e costumesArte têxtilTecelagem manualFashion - HistorySustainabilityTupinamba indians - Social life and customsTextile artHand weavingOrientadores: Claudia Valladão de Mattos Avolese, Thierry DufrêneDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes e Universidade Paris NanterreResumo: A presente dissertação se insere no debate em curso no campo da História da Arte sobre a ampliação dos limites epistemológicos da disciplina. Até a primeira década deste século a História da Arte operava a produção de conhecimento no campo a partir do cânone Europeu. Isso produziu um desvio com relação aos objetos selecionados para estudo. A fim de tornar a disciplina mais inclusiva, recentemente, prestigiadas instituições situadas no centro global, a exemplo da Fundação Getty de Los Angeles, passaram a estimular historiadores da arte que atuam em instituições situadas na periferia global e que, ao mesmo tempo, contribuem significativamente com a comunidade internacional da disciplina, a exemplo da Unicamp, no Brasil, a investir seus esforços em pesquisas sobre objetos de tradição não-europeia. Desse desafio, de acordo com Avolese (2014), emergiu a seguinte questão: "como abordar um objeto a partir de seus próprios termos?" A pergunta revela a insuficiência metodológica no campo da História da Arte para realizar tal abordagem e ao mesmo tempo sugere a necessidade de reflexão sobre um termo caro à disciplina da Antropologia, a alteridade. Nesse sentido, a presente dissertação transitou pelas duas disciplinas, entrelaçando o método da biografia cultural de Kopytoff a uma espécie de ensaio etnográfico e autobiográfico, a fim de tecer o contexto sociocultural e artístico das bolsas de palha denominadas "Tupinambá" no mundo contemporâneo. Para tanto, a trajetória da presente pesquisa foi sendo percorrida e pouco a pouco avançando a cada recusa de ater-se a categorias analíticas pré-estabelecidas pelos campos da História da Arte, da Antropologia, e da Moda, tais como "arte indígena", "cestaria indígena" ou ainda "artesanato indígena", respectivamente. Assim, ao descrever e documentar como opera a reelaboração cultural da técnica de tecelagem autodenominada "Tupinambá" no mundo contemporâneo, espera-se ter contribuído com o campo da História da Arte em expansãoAbstract: This dissertation participates in an ongoing debate in the field of Art History about the expansion of its epistemological limits. Until the first decade of this century, Art History operated its knowledge production based on the European canon. This produced a bias as to the objects selected in field research. In order to make Art History more inclusive, prestigious institutions situated at the global center, such as the Getty Foundation, in Los Angeles, started to stimulate art historians active in institutions from the global periphery who, at the same time, contribute significantly to the international community of the field, such as the Unicamp, in Brazil, to invest their efforts in researches on objects of Non-European traditions. According to Avolese (2014), from this challenge arose the following question: "how to approach an object in its own terms?" This question reveals the methodological insufficiency in the field of Art History for doing such an approach, and at the same time suggests the need to reflect on a notion dear to the discipline of Anthropology, alterity. In this sense, this dissertation aimed at producing a dialogue between these two subjects, entwining the method of cultural biography (Kopytoff) and a kind of ethnographic-autobiographical essay, in order to depict the socio-cultural and artistic context of the straw purses called "Tupinambá" in the contemporary world. To that end, the trajectory of the present research was traced, advancing a little with every refusal of retaining analytical categories pre-established by the fields of Art History, Anthropology of Art and Fashion, such as "indigenous art", "indigenous basketry" and "indigenous handicraft", respectively. This, by describing how the cultural re-elaboration of the self-denominated "Tupinambá" weaving technique in the contemporary world, I hope to have contributed with the expanding field of Art HistoryAbertoMestradoArtes VisuaisMestra em Artes VisuaisCAPES88881.123188/2016-01[s.n.]Mattos, Claudia Valladao, 1964-Dufrene, ThierrySchiavinatto, Iara Lís FrancoTambascia, Christiano KeyAvelar, SuzanaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesUniversidade Paris NanterrePrograma de Pos-Graduação em Artes VisuaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBorges, Virginia Abreu, 1980-20192019-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/20092BORGES, Virginia Abreu. Da "aldeia" ao museu do Quai Branly: o trançado "Tupinambá" no mundo contemporâneo. 2019. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes e Universidade Paris Nanterre, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/20092. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1396092Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1396092Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-16T11:29:24Zoai::1396092Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-08-16T11:29:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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