Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Elizabeth dos Santos
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582590
Resumo: Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
id UNICAMP-30_844413d0f00c2a2dfad0070131b2667e
oai_identifier_str oai::92801
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolarVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 - Perspectiva historico-culturalMemóriaEducação pré-escolarOrientador: Ana Luiza Bustamante SmolkaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nosso trabalho, ancorado nas idéias dos autores da perspectiva histórico-cultural, cujo principal representante é Lev Semenovich Vygotsky, vem discutir a questão da memória enquanto capacidade humana de origem e natureza cultural e simbólica. A partir das contribuições de Halbwachs, na Sociologia, de Bartlett e do Grupo Soviético e seus seguidores, na Psicologia, o trabalho questiona o enfoque reducionista da memória como uma propriedade de indivíduos e da recordação como um processo puramente interno, enfatizando uma visão da recordação, memorização e esquecimento como trabalhos/processos construídos culturalmente, em termos de seu conteúdo e sua estrutura. Estes autores refutam a noção de memória humana como capacidade mental pré-existente, concebendo-a como um processo elaborado no movimento coletivo, emergente nas inter-ações. Destacamos o que constitui, em nossa opinião, o ponto fundamental e distintivo da formulação vygotskyana acerca do processo mnemônico: sua relação com o processo de significação. Dentro desta perspectiva, procuramos analisar a constituição do processo mnemônico no âmbito da dinâmica interativa que ocorre em um espaço pedagógico, em um momento inicial do trabalho com os signos escritos enquanto formas culturais de elaboração. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo em uma pré-escola da rede municipal de Campinas, que constou de vídeo-gravações de atividades cotidianas, principalmente as que envolviam a escrita. Os procedimentos de seleção, transcrição e análise de episódios fim damentaram-se nos princípios da Etnografia e da Análise Microgenética. Nossas análises procuram apreender as condições da elaboração coletiva de lembranças em uma sala de aula, identificando e caracterizando modos e momentos de interferência/influência do outro e captando a relação entre a escrita, o vídeo, falas, leituras e a constituição da memória individual, na dinâmica do jogo discursivo. Esperamos, com estas análises, contribuir tanto teórica quanto metodologicamente para o redimensionamento da questão da memória, relacionando-a ao processo mais amplo de produção de significaçãoMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBraga, Elizabeth dos Santos19951995-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf123f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582590BRAGA, Elizabeth dos Santos. Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar. 1995. 123f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582590. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/92801porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-19T16:29:40Zoai::92801Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2015-10-19T16:29:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar
title Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar
spellingShingle Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar
Braga, Elizabeth dos Santos
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 - Perspectiva historico-cultural
Memória
Educação pré-escolar
title_short Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar
title_full Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar
title_fullStr Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar
title_full_unstemmed Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar
title_sort Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar
author Braga, Elizabeth dos Santos
author_facet Braga, Elizabeth dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Elizabeth dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 - Perspectiva historico-cultural
Memória
Educação pré-escolar
topic Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 - Perspectiva historico-cultural
Memória
Educação pré-escolar
description Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-08-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582590
BRAGA, Elizabeth dos Santos. Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar. 1995. 123f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582590. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582590
identifier_str_mv BRAGA, Elizabeth dos Santos. Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar. 1995. 123f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582590. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/92801
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
123f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188777022717952