Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582590 |
Resumo: | Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka |
id |
UNICAMP-30_844413d0f00c2a2dfad0070131b2667e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::92801 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolarVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 - Perspectiva historico-culturalMemóriaEducação pré-escolarOrientador: Ana Luiza Bustamante SmolkaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nosso trabalho, ancorado nas idéias dos autores da perspectiva histórico-cultural, cujo principal representante é Lev Semenovich Vygotsky, vem discutir a questão da memória enquanto capacidade humana de origem e natureza cultural e simbólica. A partir das contribuições de Halbwachs, na Sociologia, de Bartlett e do Grupo Soviético e seus seguidores, na Psicologia, o trabalho questiona o enfoque reducionista da memória como uma propriedade de indivíduos e da recordação como um processo puramente interno, enfatizando uma visão da recordação, memorização e esquecimento como trabalhos/processos construídos culturalmente, em termos de seu conteúdo e sua estrutura. Estes autores refutam a noção de memória humana como capacidade mental pré-existente, concebendo-a como um processo elaborado no movimento coletivo, emergente nas inter-ações. Destacamos o que constitui, em nossa opinião, o ponto fundamental e distintivo da formulação vygotskyana acerca do processo mnemônico: sua relação com o processo de significação. Dentro desta perspectiva, procuramos analisar a constituição do processo mnemônico no âmbito da dinâmica interativa que ocorre em um espaço pedagógico, em um momento inicial do trabalho com os signos escritos enquanto formas culturais de elaboração. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo em uma pré-escola da rede municipal de Campinas, que constou de vídeo-gravações de atividades cotidianas, principalmente as que envolviam a escrita. Os procedimentos de seleção, transcrição e análise de episódios fim damentaram-se nos princípios da Etnografia e da Análise Microgenética. Nossas análises procuram apreender as condições da elaboração coletiva de lembranças em uma sala de aula, identificando e caracterizando modos e momentos de interferência/influência do outro e captando a relação entre a escrita, o vídeo, falas, leituras e a constituição da memória individual, na dinâmica do jogo discursivo. Esperamos, com estas análises, contribuir tanto teórica quanto metodologicamente para o redimensionamento da questão da memória, relacionando-a ao processo mais amplo de produção de significaçãoMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBraga, Elizabeth dos Santos19951995-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf123f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582590BRAGA, Elizabeth dos Santos. Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar. 1995. 123f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582590. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/92801porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-19T16:29:40Zoai::92801Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2015-10-19T16:29:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar |
title |
Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar |
spellingShingle |
Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar Braga, Elizabeth dos Santos Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 - Perspectiva historico-cultural Memória Educação pré-escolar |
title_short |
Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar |
title_full |
Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar |
title_fullStr |
Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar |
title_full_unstemmed |
Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar |
title_sort |
Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar |
author |
Braga, Elizabeth dos Santos |
author_facet |
Braga, Elizabeth dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Elizabeth dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 - Perspectiva historico-cultural Memória Educação pré-escolar |
topic |
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 - Perspectiva historico-cultural Memória Educação pré-escolar |
description |
Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 1995-08-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582590 BRAGA, Elizabeth dos Santos. Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar. 1995. 123f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582590. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582590 |
identifier_str_mv |
BRAGA, Elizabeth dos Santos. Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar. 1995. 123f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582590. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/92801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 123f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188777022717952 |