Leitura e escrita na produção de sentidos sobre biotecnologia no ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16999 |
Resumo: | Orientador: Maria Jose Pereira Monteiro de Almeida |
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Leitura e escrita na produção de sentidos sobre biotecnologia no ensino médioReading and writing in the production of meanings about biotechnology in high schoolEnsino médioAnálise do discursoGenética - Estudo e ensinoTransgeniaUnidade de ensinoHigh schoolDiscourse analysisGenetics - Study and teachingTransgenesisTeaching unitOrientador: Maria Jose Pereira Monteiro de AlmeidaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: É cada vez mais comum na sociedade a circulação de discursos relacionados às inovações científicas e tecnológicas, estando entre essas inovações as tecnologias do DNA. Com o desenvolvimento desta tese de doutorado, buscamos contribuir com um conjunto de reflexões que vêm sendo estabelecidas ao longo dos últimos anos, e que se pautam na discussão de controvérsias que atravessam temáticas contemporâneas das Ciências Biológicas. Em outras palavras, refletimos especificamente no que diz respeito à Biotecnologia e aos assuntos relacionados à manipulação do DNA. Para isso, nos filiamos a um conjunto de estudos que, nos últimos anos, têm buscado compreender os discursos escolares e as representações sociais de estudantes. Destarte, a presente pesquisa se pautou na elaboração, aplicação e análise de dados obtidos em atividades desenvolvidas numa Unidade de Ensino (UE) com estudantes do 2º ano do Ensino Médio, mais precisamente numa escola da rede pública de ensino situada na cidade de Sorocaba-SP. Pautados numa perspectiva de Leitura e Escrita no Ensino de Ciências, e tendo como base os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso (AD) pecheutiana, principalmente em trabalhos da autora brasileira Eni Orlandi, para o desenvolvimento das atividades mencionadas tivemos como enfoque as controvérsias sociais e científicas que perpassam o tema "transgênicos". A partir da análise dos dados, intencionamos compreender como a mediação dos professores envolvidos nessa UE pode contribuir para a produção de efeitos de sentidos sobre transgênicos. Além disso, buscamos entender como a proposição de atividades de leitura e escrita no Ensino de Biologia pode contribuir para a assunção de diferentes posições autorais. Não obstante, partir do trabalho com questões (socio)científicas que envolvem o tema transgenia, procuramos realizar diferentes discussões a respeito de aspectos sociais, econômicos, éticos, políticos, ambientais, de saúde, entre outros considerados como socialmente relevantes. Isso é feito de modo a abrirmos margens para distintas formas de interpretação por parte dos estudantes. Nesse contexto, utilizamos diferentes tipos textuais, acreditando que distintas formas de leitura (e de escrita) podem ser promissoras para uma possível assunção de autoria e para a consequente assunção de posicionamentos. Considerando que esta pesquisa tem a sua parte empírica realizada no âmbito escolar e que os dados aqui analisados foram coletados por meio de atividades de leitura e de escrita, realizadas em sala de aula, nossas análises são relativas a esse conjunto de atividades. E, dentre essas atividades, consideramos que as escritas finais dos estudantes são as materialidades que possuem uma maior gama de elementos para compreensão dos sentidos produzidos diante da mediação docente no desenvolvimento da UE. Assim, pautados em noções da AD como repetição, autoria, representação, posição-sujeito, silêncio, condições de produção, mecanismo de antecipação, relações de forças e relações de sentido, nossos resultados indicam que um trabalho de leitura e de escrita no ensino de Biologia pode ser um promissor caminho para a abertura de diferentes gestos de interpretação por parte dos estudantes, podendo também ocasionar uma possível assunção de autoria e de posicionamentos a respeito das questões (bio)tecnológicasAbstract: It is increasingly common in society to circulate discourses related to scientific and technological innovations, including ADN technologies. With the development of this doctoral thesis, we seek to contribute to a set of reflections that have been based over the last few years, and which are based on the discussion of controversies that cross contemporary themes in Biological Sciences. In other words, we reflect specifically on Biotechnology and issues related to ADN manipulation. To this end, we join a set of studies that, in recent years, have sought to understand school discourses and students' social representations. Therefore, this study was based on the elaboration of research, application and analysis of data obtained in activities carried out in a Teaching Unit (TU) with students in the 2nd year of high school, more precisely in a public school located in the city of Sorocaba- SP. Guided by a perspective of Reading and Writing in Science Teaching, and based on the theoretical and methodological assumptions of Pecheutian Discourse Analysis (DA), mainly in works by Brazilian author Eni Orlandi, for the development of the activities mentioned as an approach to social controversies and scientific studies that permeate the "transgenic" theme. From data analysis, we intend to understand how the mediation of teachers involved in this TU can contribute to the production of meaningful effects on transgenics. Furthermore, we seek to understand how the proposition of reading and writing activities in Biology Teaching can contribute to the assumption of different authorial positions. However, based on work with (socio)scientific issues involving the topic of transgenics, we seek to hold different discussions regarding social, economic, ethical, political, environmental and health aspects, among others considered to be socially relevant. This is done to to open up space for specific forms of interpretation on the part of students. In this context, we use different textual types, believing that different ways of reading (and writing) can be promising for a possible assumption of authorship and the consequent assumption of positions. Considering that this research has its empirical part carried out at school and that the data analyzed here were collected through reading and writing activities carried out in the classroom, our analyses are related to this set of activities. And, among these activities, we consider that the students' final writings are the materialities that have a greater range of elements for understanding the meanings produced in the face of teaching mediation in the development of the TU. Thus, based on DA notions such as repetition, authorship, representation, subject position, silence, production conditions, anticipation mechanism, relations of forces and relations of meaning, our results indicate that reading and writing work in teaching Biology can be a promising path for opening different gestures of interpretation on the part of students, and can also lead to a possible assumption of authorship and positions regarding (bio)technological issueAbertoDoutoradoEducaçãoDoutor em EducaçãoCNPQ140487/2019-0[s.n.]Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944-Viveiro, Alessandra AparecidaGalembeck, EduardoGiraldi, Patricia MontanariNardi, RobertoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMontalvão Neto, Alberto Lopo, 1990-20232023-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (300 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/16999MONTALVÃO NETO, Alberto Lopo. Leitura e escrita na produção de sentidos sobre biotecnologia no ensino médio. 2023. 1 recurso online (300 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16999. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1380171porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T13:58:43Zoai::1380171Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-04-29T13:58:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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