Critérios autóctones como subsídios para a revisão da escala de proficiência utilizada no contexto aeronáutico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639489 |
Resumo: | Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci |
id |
UNICAMP-30_845e5af42c5e342a3853c6c8943353f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1141289 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Critérios autóctones como subsídios para a revisão da escala de proficiência utilizada no contexto aeronáuticoIndigineous assessment criteria supporting the revision of the rating scale used in the aeronautical contextControle do tráfego aéreo - LinguagemLingua inglesa - ExamesLinguística aplicadaAir traffic control - LanguageEnglish language - ExaminationsApplied linguisticsOrientador: Matilde Virginia Ricardi ScaramucciDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), após ter conduzido uma análise de diversos acidentes e incidentes aéreos e concluído que a linguagem utilizada em radiotelefonia era um fator contribuinte, passou a exigir a avaliação de proficiência em língua inglesa dos profissionais envolvidos com tráfego aéreo internacional como parte dos Requisitos de Proficiência Linguística (Language Proficiency Requirements, LPRs). No entanto, os requisitos de proficiência em língua inglesa da OACI e a escala utilizada para avaliar esses profissionais são alvos de diversas discussões, principalmente devido à inconsistências sobre a visão de linguagem operacionalizada nos descritores da escala. O objetivo desta pesquisa é oferecer contribuições para uma revisão da escala de maneira que melhor represente a situação-alvo (target language use ¿ TLU) o que ainda, poderá contribuir para o desenvolvimento dos instrumentos de avaliação no contexto aeronáutico. No decorrer desta pesquisa buscou-se, através da utilização de critérios autóctones (indigenous assessment criteria), elencar as principais características de um controlador proficiente para controle de tráfego aéreo e as competências acionadas para que a comunicação seja eficiente e bem- sucedida, de acordo com a percepção de controladores de tráfego aéreo brasileiros. Como técnica principal para a geração dos dados desta pesquisa foram conduzidos 03 grupos focais com controladores de tráfego aéreo brasileiros e como fonte secundária, a observação no local de trabalho. Após a análise desses dados, além da revisão das categorias já existentes, propomos que outras categorias que abarquem conhecimentos mais amplos do construto, como os não linguísticos, sejam incluídas na escala que avalia a proficiência no contexto aeronáuticoAbstract: After conducting the analysis of several incidents and accidents, the Civil Aviation Organization (ICAO) concluded that the language used in radiotelephony communications had played a major role as a contributing factor. As a consequence, ICAO required that all professionals involved with international air traffic operations were submitted to an English language proficiency exam as part of the Language Proficiency Requirements, LPRs. Nevertheless, both the language proficiency requirements and the scale have been criticized since its implementation mainly due to some inconsistencies on the conceptualization of the language that is operationalized through the scale descriptors. During the development of this study, drawing on indigenous assessment criteria, we searched for the main characteristics of air traffic controllers proficient for radiotelephony communications as well as the competences that contribute to an efficient and well succeeded communication, accordingly to Brazilian air traffic controllers. The aim of this research is to contribute to a review of the actual rating scale in order to have a better representation of the target language use situation which in turn, may contribute with the development of better instruments to assess language proficiency in this specific context. Focal groups with Brazilian air traffic controllers were conducted and used as the primary source of data collecting and on the job observation as a second source. After analyzing the data, besides the revision of the already existing categories, we suggested that other categories representing broader aspects of the construct, including non-linguist knowledge, be included as part of the assessment criteria in the rating scale used to assess proficiency in the aeronautical contextMestradoLinguagem e EducaçãoMestra em Linguística Aplicada[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Gattolin, Sandra Regina ButtrosDamião, Silvia MatravolgyiUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAragão, Beatriz Faria, 1973-20202020-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 139 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639489ARAGÃO, Beatriz Faria. Critérios autóctones como subsídios para a revisão da escala de proficiência utilizada no contexto aeronáutico. 2020. 1 recurso online ( 139 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639489. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1141289Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T07:23:35Zoai::1141289Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-08-13T07:23:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Critérios autóctones como subsídios para a revisão da escala de proficiência utilizada no contexto aeronáutico Indigineous assessment criteria supporting the revision of the rating scale used in the aeronautical context |
title |
Critérios autóctones como subsídios para a revisão da escala de proficiência utilizada no contexto aeronáutico |
spellingShingle |
Critérios autóctones como subsídios para a revisão da escala de proficiência utilizada no contexto aeronáutico Aragão, Beatriz Faria, 1973- Controle do tráfego aéreo - Linguagem Lingua inglesa - Exames Linguística aplicada Air traffic control - Language English language - Examinations Applied linguistics |
title_short |
Critérios autóctones como subsídios para a revisão da escala de proficiência utilizada no contexto aeronáutico |
title_full |
Critérios autóctones como subsídios para a revisão da escala de proficiência utilizada no contexto aeronáutico |
title_fullStr |
Critérios autóctones como subsídios para a revisão da escala de proficiência utilizada no contexto aeronáutico |
title_full_unstemmed |
Critérios autóctones como subsídios para a revisão da escala de proficiência utilizada no contexto aeronáutico |
title_sort |
Critérios autóctones como subsídios para a revisão da escala de proficiência utilizada no contexto aeronáutico |
author |
Aragão, Beatriz Faria, 1973- |
author_facet |
Aragão, Beatriz Faria, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951- Gattolin, Sandra Regina Buttros Damião, Silvia Matravolgyi Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragão, Beatriz Faria, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Controle do tráfego aéreo - Linguagem Lingua inglesa - Exames Linguística aplicada Air traffic control - Language English language - Examinations Applied linguistics |
topic |
Controle do tráfego aéreo - Linguagem Lingua inglesa - Exames Linguística aplicada Air traffic control - Language English language - Examinations Applied linguistics |
description |
Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-06-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639489 ARAGÃO, Beatriz Faria. Critérios autóctones como subsídios para a revisão da escala de proficiência utilizada no contexto aeronáutico. 2020. 1 recurso online ( 139 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639489. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639489 |
identifier_str_mv |
ARAGÃO, Beatriz Faria. Critérios autóctones como subsídios para a revisão da escala de proficiência utilizada no contexto aeronáutico. 2020. 1 recurso online ( 139 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639489. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1141289 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online ( 139 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138553222922240 |