O genero na educação tecnologica : uma analise de relações de genero na socialização de conhecimentos da Area de Construção Civil do Centro Federal de Educação Tecnologica de Mato Grosso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Luiz Carlos de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607467
Resumo: Orientador: Maria Conceição da Costa
id UNICAMP-30_84b09533fc96ecc85a6d8445cc190a9d
oai_identifier_str oai::429128
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O genero na educação tecnologica : uma analise de relações de genero na socialização de conhecimentos da Area de Construção Civil do Centro Federal de Educação Tecnologica de Mato GrossoGender in the technological education : an analysis of Civil Construction of the Federal Center for Technological Education of Mato GrossoMulheres na ciênciaGêneroTecnologia educacionalEnsino profissionalWomen in scienceGenderEducational technologyEducation, ProfessionalOrientador: Maria Conceição da CostaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: Os estudos de gênero e tecnologia apontam que a engenharia é um reduto da masculinidade. Considerando a engenharia como o cerne da tecnologia e que esta é um processo de construção social com significativa participação das mulheres, este trabalho analisa o processo de ensino-aprendizagem em um centro federal de educação tecnológica. O fio condutor é a aparente neutralidade do processo de ensino-aprendizagem empregado na educação tecnológica. Os sujeitos dos estudo são os professores ¿ homens e mulheres ¿ e os alunos ¿ homens e mulheres ¿ do curso técnico de Construções Prediais e de graduação superior de Controle Tecnológico de Obras. O corpo teórico que ancora este trabalho, guia-se pelas autoras dos estudos feministas inseridas nos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia. Por oportuno este trabalho examina a história recente do ingresso de mulheres no Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso ¿ CEFETMT - com ênfase no curso técnico de Edificações que deu origem aos cursos referidos acima. As questões norteadoras deste o trabalho foram: a prática dos professores do CEFETMT reforça as desigualdades em relação ao gênero? As professoras modificam as condições de assimetria em relação ao gênero? Os professores consideram o gênero na socialização dos conhecimentos tecnológicos explícitos? O percurso metodológico constou de entrevistas e grupos focais alicerçado pelos dados primários levantados no CEFEMT e os indicadores nacionais da educação superior e de nível técnico. Os resultados indicaram que houve um intenso ingresso de mulheres na Área Educacional da Construção Civil, nos anos 1970 e 1980 e depois uma tendência à masculinização, nessa área, a partir da década de 1990; que o gênero tem importância significativa no processo ensino-aprendizagem; que os artefatos são elementos importantes na construção dos espaços sociais e que alunos e professores incorporam suas crenças pessoais, a respeito do que é ser homem ou mulher, para definirem um modus faciendi de construir a educação tecnológica. Este trabalho indica que há necessidade do estudo de gênero em mutualidade com a tecnologia, para apontar soluções que diminuam a massiva masculinidade da ocupação da engenharia de maneira que os problemas tecnológicos da construção civil tenham soluções em interações sociais de eqüidade para homens e mulheresAbstract: The studies of gender and technology reveal that engineering is a redoubt of masculinities. Considering engineering as a core of the technology and it is as a social construction process with significant participation of the women, this research analyzes the teaching learning process at a federal center for technological education. The conducting wire is the apparent neutrality of the teaching learning process used in the technological education. The subjects of this study were the teachers - men and women - and the students - men and women - from the Buildings Constructions technician course and the graduation course of Technological Buildings Control. The theoretical foundation that anchors this study, are based on the authors of the feminist studies inserted in the Social Studies of Science and Technology. An opportune time this study examines the recent history of the women entrance in the Federal Center for Technological Education of Mato Grosso - CEFETMT - with emphasis in the Buildings technician course that originated the before mentioned courses. The conducting posed questions of this investigation were: Do the teachers¿ practices of the CEFETMT strengthen the gender inequalities? Do the female teachers modify their conditions of asymmetry in relation to gender? Do the male teachers consider gender in the socialization of the explicit technological knowledge? The methodological approach counted on interviews, focus groups sustained by the primary data raised at CEFEMT and the national indicators information of higher and technical education. The findings indicated an intense entrance of women in the Educational Area of the Civil Construction, in years 1970 and 1980 and later on the existence of a masculinization trend in this area. From the decade of 1990 on gender has significant importance in the teaching learning process; the artifacts are important elements in the construction of the social spaces and the students and teachers incorporate their own beliefs, regarding what it means to be man or woman, to define a modus faciendi to construct the technological education.This dissertation indicates the necessity of gender mutuality studies with technology to point out solutions that diminish the massive masculinity occupation in engineering area, thus, the technological problems of the civil construction offer solutions in social interactions of impartiality for men and womenMestradoMestre em Política Científica e Tecnológica[s.n.]Costa, Maria Conceição da, 1956-Lopes, Maria MargaretCarvalho, Marilia Gomes deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Política Científica e TecnológicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFigueiredo, Luiz Carlos de20082008-08-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf161 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607467FIGUEIREDO, Luiz Carlos de. O genero na educação tecnologica: uma analise de relações de genero na socialização de conhecimentos da Area de Construção Civil do Centro Federal de Educação Tecnologica de Mato Grosso. 2008. 161 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607467. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/429128porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:15:08Zoai::429128Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:15:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O genero na educação tecnologica : uma analise de relações de genero na socialização de conhecimentos da Area de Construção Civil do Centro Federal de Educação Tecnologica de Mato Grosso
Gender in the technological education : an analysis of Civil Construction of the Federal Center for Technological Education of Mato Grosso
title O genero na educação tecnologica : uma analise de relações de genero na socialização de conhecimentos da Area de Construção Civil do Centro Federal de Educação Tecnologica de Mato Grosso
spellingShingle O genero na educação tecnologica : uma analise de relações de genero na socialização de conhecimentos da Area de Construção Civil do Centro Federal de Educação Tecnologica de Mato Grosso
Figueiredo, Luiz Carlos de
Mulheres na ciência
Gênero
Tecnologia educacional
Ensino profissional
Women in science
Gender
Educational technology
Education, Professional
title_short O genero na educação tecnologica : uma analise de relações de genero na socialização de conhecimentos da Area de Construção Civil do Centro Federal de Educação Tecnologica de Mato Grosso
title_full O genero na educação tecnologica : uma analise de relações de genero na socialização de conhecimentos da Area de Construção Civil do Centro Federal de Educação Tecnologica de Mato Grosso
title_fullStr O genero na educação tecnologica : uma analise de relações de genero na socialização de conhecimentos da Area de Construção Civil do Centro Federal de Educação Tecnologica de Mato Grosso
title_full_unstemmed O genero na educação tecnologica : uma analise de relações de genero na socialização de conhecimentos da Area de Construção Civil do Centro Federal de Educação Tecnologica de Mato Grosso
title_sort O genero na educação tecnologica : uma analise de relações de genero na socialização de conhecimentos da Area de Construção Civil do Centro Federal de Educação Tecnologica de Mato Grosso
author Figueiredo, Luiz Carlos de
author_facet Figueiredo, Luiz Carlos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Maria Conceição da, 1956-
Lopes, Maria Margaret
Carvalho, Marilia Gomes de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Luiz Carlos de
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres na ciência
Gênero
Tecnologia educacional
Ensino profissional
Women in science
Gender
Educational technology
Education, Professional
topic Mulheres na ciência
Gênero
Tecnologia educacional
Ensino profissional
Women in science
Gender
Educational technology
Education, Professional
description Orientador: Maria Conceição da Costa
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-08-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607467
FIGUEIREDO, Luiz Carlos de. O genero na educação tecnologica: uma analise de relações de genero na socialização de conhecimentos da Area de Construção Civil do Centro Federal de Educação Tecnologica de Mato Grosso. 2008. 161 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607467. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607467
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Luiz Carlos de. O genero na educação tecnologica: uma analise de relações de genero na socialização de conhecimentos da Area de Construção Civil do Centro Federal de Educação Tecnologica de Mato Grosso. 2008. 161 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607467. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/429128
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
161 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138441810673664