Estética e ficcionalidade na fotografia social de Sebastião Salgado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634668 |
Resumo: | Orientador: Celso Luiz Figueiredo Bodstein |
id |
UNICAMP-30_853b3262e83e2aa82a895fbb42027806 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1061025 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estética e ficcionalidade na fotografia social de Sebastião SalgadoAesthetics and fiction in the social photography of Sebastião SalgadoSalgado, Sebastião, 1944-Fotógrafos - BrasilFotografia preto e brancoFotografia nas ciências sociaisSalgado, SebastiãoPhotographers - BrazilBlack-and-white photographyPhotography in the social sciencesOrientador: Celso Luiz Figueiredo BodsteinDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: É tema principal dessa dissertação o trabalho de fotografia social humanista de Sebastião Salgado e suas contribuições para esse gênero da imagem. Para sua construção, a metodologia de leituras e de visualização de vídeos sobre o tema central; a aplicação de uma entrevista por email a profissionais relacionados ao tema, para auxiliar no suporte de compreender o quanto o trabalho de Salgado é único, notório e importante para a fotografia social, mas cheio de nuances questionadoras apresentadas nos 5 capítulos dessa dissertação. Na introdução do trabalho há questões norteadoras à pesquisa; é detalhada a metodologia usada e apresentado como será a estrutura da dissertação. No primeiro capítulo foco nos pontos históricos relevantes para o estudo, mas sem traçar com linearidade a história da fotografia; é exposto o embate fotografia e arte, as revoluções que ela sofreu, e como o fotógrafo foi ganhando importância e assumindo novos papeis nessa história. Na sequencia, quem é e o que produziu Sebastião Salgado, seus laços políticos, como se mantém e sua situação de imigrante. A partir do terceiro capítulo surgem as análises com relação às fotografias sociais do fotógrafo. Nesse capítulo é focada estética, ficcionalidade, paradoxo do belo e chocante, as condições de desigualdades retratadas, as denúncias enquadradas como arte, a comercialização do drama humano, e uma apresentação e análise das obras: Sahel, Trabalhadores, Retratos de Crianças do Êxodo, Êxodos, África e Gênesis. No quarto capítulo, é apresentado como se deu a entrevista por email, apresentado os entrevistados e o resultado da tabulação qualitativa feita para a leitura dela; questão por questão é destrinchada e refletida tendo como base todas as respostas recebidas. E por fim, no último capítulo, a relação das imagens de Salgado com as representações imagéticas na contemporaneidade; as mudanças de conceito no decorrer do tempo, a relação dos indivíduos com as imagens, e a leitura que as fotografias de Salgado podem ter nesse novo mundoAbstract: It is the main theme of this essay the photographing social human working of Sebastião Salgado and his contributions to this image genre. To its construction, the literature and visualization methodology of videos about the central theme; the interview applied thru e-mail to professionals related to the theme, in order to auxiliate in the suport of understanding how much Salgados's working is unique, notable and important to the social photograph, but full of questionable details presented in the 5 chapters of this essay. In the essay introduction there are questions which north the research; it is detailed the methodology used and presented how will be structured the essay. In the first chapter it is focused the historical points important to the studing but without describe in a linear way the photograph history; it is exposed the clash between photography and art, the revolutions occurred, and how the photographer has got importance and assumed new roles along the history. In the sequence, who is and what Sebastião Salgado produced, your politicians conexions, how he keeps your immigrant situation. From third chapter arises the analysis related to the social photographies. In this chapter it is focused the esthetics, fictionality, paradox of the beautiful and shocking, the social differences related, the denunciations showes as art, the commercialization of humans drama, and a presentation and analysis of: Sahel, Trabalhadores, Retratos de Crianças do Êxodo, Êxodos, África e Gênesis. The fourth chapter presents how the email interview has occurred, presenting who was interviewed and the result of qualitative tabulation done for its literature, question-by-question is uncrossed and thought based on the received answers. Finally, in the last chapter, the relation between Salgado's images with the imagery representations in the contemporanity; the concepting changes along the time, the relation between people and images and the literature that Salgado's photographies may be in this new worldMestradoDivulgação Científica e CulturalMestre em Divulgação Científica e Cultural[s.n.]Bodstein, Celso Luiz Figueiredo, 1957-Barbai, Marcos AurelioLucena, Maria Ines GhilardiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Divulgação Científica e CulturalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSimioni, Érika de Lima Santana, 1978-20182018-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634668SIMIONI, Érika de Lima Santana. Estética e ficcionalidade na fotografia social de Sebastião Salgado. 2018. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634668. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1061025Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-07T16:22:12Zoai::1061025Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-11-07T16:22:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estética e ficcionalidade na fotografia social de Sebastião Salgado Aesthetics and fiction in the social photography of Sebastião Salgado |
title |
Estética e ficcionalidade na fotografia social de Sebastião Salgado |
spellingShingle |
Estética e ficcionalidade na fotografia social de Sebastião Salgado Simioni, Érika de Lima Santana, 1978- Salgado, Sebastião, 1944- Fotógrafos - Brasil Fotografia preto e branco Fotografia nas ciências sociais Salgado, Sebastião Photographers - Brazil Black-and-white photography Photography in the social sciences |
title_short |
Estética e ficcionalidade na fotografia social de Sebastião Salgado |
title_full |
Estética e ficcionalidade na fotografia social de Sebastião Salgado |
title_fullStr |
Estética e ficcionalidade na fotografia social de Sebastião Salgado |
title_full_unstemmed |
Estética e ficcionalidade na fotografia social de Sebastião Salgado |
title_sort |
Estética e ficcionalidade na fotografia social de Sebastião Salgado |
author |
Simioni, Érika de Lima Santana, 1978- |
author_facet |
Simioni, Érika de Lima Santana, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bodstein, Celso Luiz Figueiredo, 1957- Barbai, Marcos Aurelio Lucena, Maria Ines Ghilardi Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simioni, Érika de Lima Santana, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Salgado, Sebastião, 1944- Fotógrafos - Brasil Fotografia preto e branco Fotografia nas ciências sociais Salgado, Sebastião Photographers - Brazil Black-and-white photography Photography in the social sciences |
topic |
Salgado, Sebastião, 1944- Fotógrafos - Brasil Fotografia preto e branco Fotografia nas ciências sociais Salgado, Sebastião Photographers - Brazil Black-and-white photography Photography in the social sciences |
description |
Orientador: Celso Luiz Figueiredo Bodstein |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-06-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634668 SIMIONI, Érika de Lima Santana. Estética e ficcionalidade na fotografia social de Sebastião Salgado. 2018. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634668. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634668 |
identifier_str_mv |
SIMIONI, Érika de Lima Santana. Estética e ficcionalidade na fotografia social de Sebastião Salgado. 2018. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634668. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1061025 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189132429164544 |