Predição de variáveis naturais que influenciam no pouso e decolagem de aeronaves a partir da técnica de "mapas auto-organizáveis"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/6389 |
Resumo: | Orientadores: José Teixeira Filho, Cleyton de Carvalho Carneiro |
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Predição de variáveis naturais que influenciam no pouso e decolagem de aeronaves a partir da técnica de "mapas auto-organizáveis"Prediction of natural variables that influence the landing and take-off of aircrafts using the technique of "self-organizing mapsMapas auto-organizáveisMeteorologiaMeteorologia aeronáuticaSelf-organizing mapsMeteorologyAeronautical meteorologyOrientadores: José Teixeira Filho, Cleyton de Carvalho CarneiroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia AgrícolaResumo: Apesar do amplo desenvolvimento da meteorologia aeronáutica e da relevante expansão do setor aéreo desde a década de 1960, ainda hoje existem diversos aeródromos brasileiros em operação que não dispõem de estações para a coleta e transmissão das informações referentes às condições meteorológicas locais. Neste contexto, este trabalho se propôs a fazer a análise multivariada de dados meteorológicos através do Self-Organizing Maps (SOM) a partir de um banco de dados obtidos por estações meteorológicas de superfície (EMS) espalhadas pelo estado de São Paulo, possibilitando a criação de um cenário sintético de tempo próximo a realidade do local. Com isso se propôs a predição de variáveis meteorológicas, tais como: precipitação, direção e velocidade do vento, e pressão atmosférica; importantes para operações de pouso e decolagens. A partir desses dados, a possibilidade da criação de um PROgnostic METAR (PROMETAR), uma mensagem contendo dados sintéticos a partir dos resultados para os aeródromos desprovidos de EMS no estado. Com os resultados obtidos dos dados sintéticos e seus respectivos valores originais provenientes dos bancos de dados (fornecidos pelas EMS), se fez a correlação entre alguns desses elementos reais e sintéticos na tentativa de melhor buscar os resultados que representem o tempo de maneira próxima à real. Tendo em mãos os dados sintéticos criados a partir do SOM, para o cenário que se espera encontrar num dado local desprovido de EMS, pretende-se aumentar o nível de segurança de voo para o aviador que se dirige a um determinado aeródromo que não dispõem de qualquer informação sobre o tempo ali presenteAbstract: Despite the broad development of aeronautical meteorology and the significant expansion of the air sector since the 1960s, there are still several Brazilian aerodromes in operation that do not have stations for the collection and transmission of information regarding local meteorological conditions. In this context, this work proposes to carry out a multivariate analysis of meteorological data through the Self- Organizing Maps (SOM) from a database obtained by surface meteorological stations (EMS) spread across the state of São Paulo, enabling the creation of a synthetic weather scenario close to the reality of the place. Thereby, the prediction of meteorological variables such as: precipitation, wind direction and speed, and atmospheric pressure; important for takeoff and landing operations, was proposed. From these data, the possibility of creating a PROgnostic METAR (PROMETAR), a message containing synthetic data from the results for aerodromes without EMS in the state. With the results obtained from the synthetic data and their respective original values ??from the databases (provided by the EMS), a correlation was made between some of these real and synthetic elements in an attempt to better seek the results that represent the weather in a manner that is close to the real way. Having the synthetic data created from the SOM, for the scenario that is expected to be found in a given location without EMS, it is intended to increase the level of flight safety for the aviator heading to a certain aerodrome that does not have any information about the ongoing weather thereMestradoÁgua e SoloMestre em Engenharia AgrícolaCAPES001[s.n.]Teixeira Filho, José, 1955-Carneiro, Cleyton de Carvalho, 1980-Zullo Junior, JurandirColtri, Priscila PereiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia AgrícolaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia AgrícolaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASQuintiliano, Daniel Catoia, 1981-20222022-08-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (115 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6389QUINTILIANO, Daniel Catoia. Predição de variáveis naturais que influenciam no pouso e decolagem de aeronaves a partir da técnica de "mapas auto-organizáveis". 2022. 1 recurso online (115 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6389. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254761Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-11T10:45:11Zoai::1254761Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-11-11T10:45:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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