"Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584627 |
Resumo: | Orientador: Raquel Salek Fiad |
id |
UNICAMP-30_86bb210df1be57fabd836985c28c005b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::115152 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
"Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno"Língua materna - Estudo e ensinoAquisição de linguagemEscritaRedaçãoOrientador: Raquel Salek FiadDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este estudo tem por objetivo buscar infonnações sobre como é a competência comunicativa dos alunos de 58e 88séries em relação ao discurso dissertativo oral e como essa competência aparece em seus textos escritos em relação a este mesmo tipo de discurso. Como professora efetiva de língua portuguesa destas classes,encaminhamosa coleta de dados dentro da a partir da leitura dos textos propostos. Primeiramente fizemos a discussão dos temas oralmente em grande grupo (discussão essa gravada); a seguir, definimosjuntos as propostas para produção individualdo texto escrito. O levantamento e a análisedas diferentes estratégias investigadas,as quais foram usadas por eles com o intuito de obter defuúção e/ou explicaçãoe generalização,demonstram-nosque o aluno de 10grau é capaz de abstrair propriedadescomuns a objetos!situaçõesdiversose discorrer sobre os mesmosna modalidadeoral e, consequentemente,na escrita. O "contínuo lingüístico"verificado, tanto na 53quanto na 8", demonstra-nos que, ao empregar praticamente as mesmas estratégias linguísticas tanto em uma quanto em outra modalidade,a criançao faz muito maisem função de um uso efetivoda linguagem,ignorando o tipo de modalidadeempregada,se oral ou escrita. Resultados mostram que a grande dificuldadedo aluno em dissertarna escola não pode ser atribuída de modo algum à "pouca capacidadede descentração"do adolescente,como pretende a escola. Parece-nos que tal dificuldaderesulta muito mais do pape~ valor e função que têm sido .. atribuídos à escrita no contexto escolar, no qual ela sempre ocupou um lugar de prestígio. A associação da dificuldadede dissertarà pouca capacidade de descentraçãosó pode ser feita com . base no parâmetro de dissertaçãousado pela escola que é o disctl!8°dissertativoescrito. Partindo desta visão, acaba-se por ignorar as estratégiasorais de dissertação que a criança já possui, visto que a oralidadenão tem desempenhadonenhuma função relevanteno ensino da língua. Portanto, no lugar de um tratamento preconceituosoda oralidadee escrita seriamuito mais produtivo basear o ensino/aprendizadonos seus respectivospapéis e contextosde usoAbstract: Not informed.MestradoMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Fiad, Raquel Salek, 1948-Koch, Ingedore Grunfeld VillaçaMayrink-Sabinson, Maria Laura TrindadeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLopes, Maria Aparecida19961996-09-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf117f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584627LOPES, Maria Aparecida. "Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação: o caminho percorrido e pequeno". 1996. 117f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584627. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115152porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:35:36Zoai::115152Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:35:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno" |
title |
"Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno" |
spellingShingle |
"Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno" Lopes, Maria Aparecida Língua materna - Estudo e ensino Aquisição de linguagem Escrita Redação |
title_short |
"Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno" |
title_full |
"Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno" |
title_fullStr |
"Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno" |
title_full_unstemmed |
"Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno" |
title_sort |
"Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno" |
author |
Lopes, Maria Aparecida |
author_facet |
Lopes, Maria Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fiad, Raquel Salek, 1948- Koch, Ingedore Grunfeld Villaça Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua materna - Estudo e ensino Aquisição de linguagem Escrita Redação |
topic |
Língua materna - Estudo e ensino Aquisição de linguagem Escrita Redação |
description |
Orientador: Raquel Salek Fiad |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996 1996-09-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584627 LOPES, Maria Aparecida. "Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação: o caminho percorrido e pequeno". 1996. 117f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584627. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) LOPES, Maria Aparecida. "Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação: o caminho percorrido e pequeno". 1996. 117f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584627. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115152 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 117f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188796147695616 |