"Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Aparecida
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584627
Resumo: Orientador: Raquel Salek Fiad
id UNICAMP-30_86bb210df1be57fabd836985c28c005b
oai_identifier_str oai::115152
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling "Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno"Língua materna - Estudo e ensinoAquisição de linguagemEscritaRedaçãoOrientador: Raquel Salek FiadDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este estudo tem por objetivo buscar infonnações sobre como é a competência comunicativa dos alunos de 58e 88séries em relação ao discurso dissertativo oral e como essa competência aparece em seus textos escritos em relação a este mesmo tipo de discurso. Como professora efetiva de língua portuguesa destas classes,encaminhamosa coleta de dados dentro da a partir da leitura dos textos propostos. Primeiramente fizemos a discussão dos temas oralmente em grande grupo (discussão essa gravada); a seguir, definimosjuntos as propostas para produção individualdo texto escrito. O levantamento e a análisedas diferentes estratégias investigadas,as quais foram usadas por eles com o intuito de obter defuúção e/ou explicaçãoe generalização,demonstram-nosque o aluno de 10grau é capaz de abstrair propriedadescomuns a objetos!situaçõesdiversose discorrer sobre os mesmosna modalidadeoral e, consequentemente,na escrita. O "contínuo lingüístico"verificado, tanto na 53quanto na 8", demonstra-nos que, ao empregar praticamente as mesmas estratégias linguísticas tanto em uma quanto em outra modalidade,a criançao faz muito maisem função de um uso efetivoda linguagem,ignorando o tipo de modalidadeempregada,se oral ou escrita. Resultados mostram que a grande dificuldadedo aluno em dissertarna escola não pode ser atribuída de modo algum à "pouca capacidadede descentração"do adolescente,como pretende a escola. Parece-nos que tal dificuldaderesulta muito mais do pape~ valor e função que têm sido .. atribuídos à escrita no contexto escolar, no qual ela sempre ocupou um lugar de prestígio. A associação da dificuldadede dissertarà pouca capacidade de descentraçãosó pode ser feita com . base no parâmetro de dissertaçãousado pela escola que é o disctl!8°dissertativoescrito. Partindo desta visão, acaba-se por ignorar as estratégiasorais de dissertação que a criança já possui, visto que a oralidadenão tem desempenhadonenhuma função relevanteno ensino da língua. Portanto, no lugar de um tratamento preconceituosoda oralidadee escrita seriamuito mais produtivo basear o ensino/aprendizadonos seus respectivospapéis e contextosde usoAbstract: Not informed.MestradoMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Fiad, Raquel Salek, 1948-Koch, Ingedore Grunfeld VillaçaMayrink-Sabinson, Maria Laura TrindadeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLopes, Maria Aparecida19961996-09-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf117f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584627LOPES, Maria Aparecida. "Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação: o caminho percorrido e pequeno". 1996. 117f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584627. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115152porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:35:36Zoai::115152Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:35:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno"
title "Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno"
spellingShingle "Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno"
Lopes, Maria Aparecida
Língua materna - Estudo e ensino
Aquisição de linguagem
Escrita
Redação
title_short "Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno"
title_full "Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno"
title_fullStr "Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno"
title_full_unstemmed "Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno"
title_sort "Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação : o caminho percorrido e pequeno"
author Lopes, Maria Aparecida
author_facet Lopes, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiad, Raquel Salek, 1948-
Koch, Ingedore Grunfeld Villaça
Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Língua materna - Estudo e ensino
Aquisição de linguagem
Escrita
Redação
topic Língua materna - Estudo e ensino
Aquisição de linguagem
Escrita
Redação
description Orientador: Raquel Salek Fiad
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-09-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584627
LOPES, Maria Aparecida. "Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação: o caminho percorrido e pequeno". 1996. 117f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584627. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
LOPES, Maria Aparecida. "Reflexões sobre o papel da escola na construção da dissertação: o caminho percorrido e pequeno". 1996. 117f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584627. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115152
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
117f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188796147695616