Quem viaja muito bem tem o que contar : narrativa sobre percursos e processos de formação de professores da educação basica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Eliane Greice Davanço
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603596
Resumo: Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
id UNICAMP-30_877edb33e31f40fe43a18a487785a69e
oai_identifier_str oai::380475
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Quem viaja muito bem tem o que contar : narrativa sobre percursos e processos de formação de professores da educação basicaA person who travels many things to tell : narratives of formatives whays and processes from basic education teatcherEducação permanenteProfessores - FormaçãoNarrativasPrática de ensinoContinuing educationTeacher educationNarrativePractice teachingOrientador: Guilherme do Val Toledo PradoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo caracteriza-se como narrativo e tem como temática a formação continuada de professores. Objetivei compreender os movimentos gerados a partir da implementação do programa de formação Parâmetros em Ação, considerando os olhares dos diferentes profissionais envolvidos e, de modo específico, a narrativa sobre o percurso e processos formativos de professores e formadores da Educação Básica. Pautada no programa e nas discussões do grupo de pesquisaformação, criado para recolha dos dados dessa pesquisa, discuto algumas concepções sobre a formação continuada de professores, referenciando-me em Nóvoa, Canário, Josso, Benjamin, entre outros autores. Discuto o panorama geral da formação continuada de professores, sua configuração, os principais conceitos e as diversas perspectivas e modalidades de formação. Utilizo-me dessa discussão para problematizar a formação continuada com base na experiência e ressignificação evidenciada pelo Grupo de Pesquisa-Formação. Para a coleta de dados, realizei nove encontros com as professoras que haviam participado do programa Parâmetros em Ação e integraram o grupo de pesquisa-formação, no município de São Gabriel do Oeste. Nos encontros, as professoras discutiram suas concepções de formação, escreveram seus memoriais e realizaram reflexões sobre suas práticas formativas. Após a análise dos dados, elaborei algumas sínteses a respeito de formação continuada de professores, procurando evidenciar propósitos e despropósitos que dão sentido ao pensamento das professoras do grupo de pesquisa-formação. Dentre elas destaco a articulação teoria e prática resultante na busca por maiores sentidos da prática pedagógica; o desenvolvimento da capacidade reflexiva do professor que o permite romper com a prática cotidiana assentada no conhecimento tácito; que os processos formativos não ¿ensinem¿ os professores, mas que os mesmos reconheçam suas experiências e as trajetórias pessoais como ponto de partida; a importância das ações coletivas nas práticas formativas, que além de fortalecer os vínculos e evidenciar a força que emana das experiências coletivas, provocam o debate e possibilitam a construção de conhecimento e pressupostos que sustentam suas praticas. A pesquisa permitiu-me elaborar assertivas e considerações sobre a formação continuada de professores, construídas por meio de argumentações individuais que foram no coletivo ganhando força e forma de conhecimento produzido sobre a temática investigadaAbstract: The present study is characterized as narrative and its thematic is teachers continual formation. I aimed to understand the movement engendered since the implementation of the formation program Parameters in Action, considering the different views of the professionals involved and, in a specific way, the narrative about the course and the formation processes of teachers and basic education educators. Guided by the program and the research-formation group discussions, created to collect the facts for the research, I discuss some views about teachers continual formation referred in Nóvoa, Canário, Josso, Benjamim and some other authors. I discuss the general panorama of teachers¿ continual formation, its representations, the main concepts and the different perspectives and models of formation. I use this discussion to question the continual formation based on the experience and resignificance evidenced by the Research-Formation Group. To collect the facts I carried out nine meetings with teachers that had taken part in Parameters in Action program and formed the research-formation group, in São Gabriel do Oeste city. In the meetings, the teachers discussed their views of formation, they wrote their memorials and made reflections about their educational practice. After the analysis of the facts I created some synthesis about teachers continual formation trying to evidence the purposes and dispurposes that make sense with the thoughts of the research-formation teachers. For example I point out the theory and practice articulation resulting from the search for bigger senses at the pedagogical practice; the development of the teacher reflexive ability that allows to break off with the everyday practice settled in the implicit knowledge; that the educational processes don¿t ¿teach¿ the teachers but teachers recognize their experiences and personal paths as a starting point; the importance of the collective actions at educational practices that besides strengthen the links and evidence the strength that comes from the collective experiences bring out the debate and make possible the construction of knowledge and the presumes that sustain their practices. The research allowed me to create assertions and considerations about teachers continual formation constructed by individual arguments that the collective were getting strength and shape of knowledge made over the investigated thematicDoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-Alves, Ordalia AlmeidaBittencourt, Agueda BernardeteVarani, AdrianaPetrucci-Rosa, Maria InêsUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNogueira, Eliane Greice Davanço20062006-08-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf206 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603596NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço. Quem viaja muito bem tem o que contar: narrativa sobre percursos e processos de formação de professores da educação basica. 2006. 206 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603596. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/380475porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:40:36Zoai::380475Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:40:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem viaja muito bem tem o que contar : narrativa sobre percursos e processos de formação de professores da educação basica
A person who travels many things to tell : narratives of formatives whays and processes from basic education teatcher
title Quem viaja muito bem tem o que contar : narrativa sobre percursos e processos de formação de professores da educação basica
spellingShingle Quem viaja muito bem tem o que contar : narrativa sobre percursos e processos de formação de professores da educação basica
Nogueira, Eliane Greice Davanço
Educação permanente
Professores - Formação
Narrativas
Prática de ensino
Continuing education
Teacher education
Narrative
Practice teaching
title_short Quem viaja muito bem tem o que contar : narrativa sobre percursos e processos de formação de professores da educação basica
title_full Quem viaja muito bem tem o que contar : narrativa sobre percursos e processos de formação de professores da educação basica
title_fullStr Quem viaja muito bem tem o que contar : narrativa sobre percursos e processos de formação de professores da educação basica
title_full_unstemmed Quem viaja muito bem tem o que contar : narrativa sobre percursos e processos de formação de professores da educação basica
title_sort Quem viaja muito bem tem o que contar : narrativa sobre percursos e processos de formação de professores da educação basica
author Nogueira, Eliane Greice Davanço
author_facet Nogueira, Eliane Greice Davanço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Alves, Ordalia Almeida
Bittencourt, Agueda Bernardete
Varani, Adriana
Petrucci-Rosa, Maria Inês
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Eliane Greice Davanço
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente
Professores - Formação
Narrativas
Prática de ensino
Continuing education
Teacher education
Narrative
Practice teaching
topic Educação permanente
Professores - Formação
Narrativas
Prática de ensino
Continuing education
Teacher education
Narrative
Practice teaching
description Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-08-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603596
NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço. Quem viaja muito bem tem o que contar: narrativa sobre percursos e processos de formação de professores da educação basica. 2006. 206 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603596. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço. Quem viaja muito bem tem o que contar: narrativa sobre percursos e processos de formação de professores da educação basica. 2006. 206 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603596. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/380475
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
206 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188953705676800