A importância do mapa na construção de conhecimentos cartográficos : uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cracel, Viviane Lousada, 1986-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615680
Resumo: Orientadores: Maurício Compiani, Fernanda Keila Marinho da Silva
id UNICAMP-30_87b16f1cad3ca187585f47bab4bfd8f0
oai_identifier_str oai::799846
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A importância do mapa na construção de conhecimentos cartográficos : uma análise a partir da perspectiva histórico-culturalThe map importance on cartographic knowledge construction : an analysis from the historical-cultural perspectiveConstrução do conhecimentoMapas na educaçãoMapas - Estudo e ensinoKnowledge constructionMaps in educationMaps - Study and teachingOrientadores: Maurício Compiani, Fernanda Keila Marinho da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Não são poucos os trabalhos acadêmicos que discutem o uso do mapa no ensino brasileiro e podemos dividi-los, basicamente, em três grandes linhas de pesquisa: metodologias de ensino, técnicas de comunicação cartográfica e teorias da aprendizagem. Este estudo relaciona-se a esse terceiro grupo e se constitui em um desafio, pois ainda são poucos os trabalhos que utilizam Vygotsky e/ou Bakhtin como referenciais teóricos no ensino de cartografia, em que há o predomínio dos pressupostos piagetianos. O objetivo principal é investigar as contribuições do trabalho com mapas para a construção de conhecimentos cartográficos. O olhar é voltado para a compreensão do processo de apropriação/elaboração desses conhecimentos por um grupo de adolescentes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Campinas, SP. Pretende-se também, ressaltar a importância da contextualização dos conteúdos articulando-os com o local de vivência dos alunos e possibilitando o cotejamento dos conceitos científicos e cotidianos em sala de aula; além de mostrar que o potencial do mapa como instrumento de ensino vai muito além da simples localização de lugares e fenômenos, sendo um importante recurso para a aprendizagem. Por considerar que essa construção é social e ocorre na interação dos sujeitos, este estudo está alicerçado na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e tem como referenciais teóricos iniciais e principais os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky e da Teoria da Enunciação de Bakhtin. Esses autores, por sua vez, orientaram a investigação qualitativa e colaborativa, implicando nas características processuais do trabalho com registro em um diário de campo e gravações em áudio, e pautadas em situações dialógicas, ou seja, na interação entre os sujeitos envolvidos. É mediada pelas ideias desses dois autores, em interação com as vozes de seus estudiosos na análise dos materiais produzidos pelos alunos e nas interlocuções em sala de aula, que almejamos compreender os processos de elaboração conceitual, particularmente os conceitos geográficos, com mapas em ambiente escolar. Por meio desses enunciados foi possível compreender o caminho trilhado, considerando que são apropriações dos alunos em relação aos conteúdos estudados. Este trabalho vincula-se ao projeto FAPESP Ensino Público intitulado "Elaboração de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente na escola básica com ênfase na regionalização a partir dos resultados de projeto de Políticas PúblicasAbstract: There are a considerable number of academic papers that discuss the use of the map in Brazilian education and we can divide them basically on three main research fields: teaching methodology, cartographic communication techniques and theories of learning. This study is related to this third group and constitutes a challenge because there are few studies that use Vygotsky and/or Bakhtin as theoretical reference in the cartography education, where there is a predominance of Piagetian assumptions. The central objective is to investigate the contributions of working with maps to the construction of cartographic knowledge. The look is aimed to understanding the process of conceptual appropriation/elaboration traversed by a group of teenagers in the second year of high school to a public school in Campinas, SP. We also intend to emphasize the importance of contextualizing concepts linking them with local experience of students, enabling dialogue between the scientific and everyday concepts in the classroom; besides showing that the potential of the map as a teaching tool goes far beyond simple locating places and phenomena, being an important resource for learning. Considering that this construction is social and occurs in the subject's interactions, this research is grounded in the historical-cultural perspective of human development and has as initial and main theoretical reference the assumptions of Historical-Cultural Psychology of Vygotsky and the Theory of Enunciation of Bakhtin. These authors, in turn, oriented the qualitative and collaborative research, implying the procedural characteristics of work guided by the participant observation, recorded in a diary and audio recordings, and in the dialogic situations, i.e., in the interaction between subjects involved. It is mediated by the ideas of these two authors in interaction with the voices of their scholars in the analysis of the materials produced by the students and in the dialogues in the classroom that we aim to understand the processes of conceptual elaboration, mainly the geographical, with maps at school. Through the enunciations analyzed was possible to comprehend the way followed, considering that they are student's appropriations face the contents studied. This study is related to the FAPESP's Public Education Research Program entitled "Construction of school and curricular knowledge relative to science, society and environment at primary and secondary school with emphases in the local conditions from results of Public Politicians projectsMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Compiani, Mauricio, 1956-Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-Fontana, Roseli Aparecida CaçãoLastória, Andrea CoelhoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCracel, Viviane Lousada, 1986-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf145 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615680CRACEL, Viviane Lousada. A importância do mapa na construção de conhecimentos cartográficos: uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural. 2011. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615680. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/799846porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:19:01Zoai::799846Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:19:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do mapa na construção de conhecimentos cartográficos : uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural
The map importance on cartographic knowledge construction : an analysis from the historical-cultural perspective
title A importância do mapa na construção de conhecimentos cartográficos : uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural
spellingShingle A importância do mapa na construção de conhecimentos cartográficos : uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural
Cracel, Viviane Lousada, 1986-
Construção do conhecimento
Mapas na educação
Mapas - Estudo e ensino
Knowledge construction
Maps in education
Maps - Study and teaching
title_short A importância do mapa na construção de conhecimentos cartográficos : uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural
title_full A importância do mapa na construção de conhecimentos cartográficos : uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural
title_fullStr A importância do mapa na construção de conhecimentos cartográficos : uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural
title_full_unstemmed A importância do mapa na construção de conhecimentos cartográficos : uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural
title_sort A importância do mapa na construção de conhecimentos cartográficos : uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural
author Cracel, Viviane Lousada, 1986-
author_facet Cracel, Viviane Lousada, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Compiani, Mauricio, 1956-
Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-
Fontana, Roseli Aparecida Cação
Lastória, Andrea Coelho
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cracel, Viviane Lousada, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Construção do conhecimento
Mapas na educação
Mapas - Estudo e ensino
Knowledge construction
Maps in education
Maps - Study and teaching
topic Construção do conhecimento
Mapas na educação
Mapas - Estudo e ensino
Knowledge construction
Maps in education
Maps - Study and teaching
description Orientadores: Maurício Compiani, Fernanda Keila Marinho da Silva
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615680
CRACEL, Viviane Lousada. A importância do mapa na construção de conhecimentos cartográficos: uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural. 2011. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615680. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615680
identifier_str_mv CRACEL, Viviane Lousada. A importância do mapa na construção de conhecimentos cartográficos: uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural. 2011. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615680. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/799846
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
145 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189057062764544