A politica educacional sob a otica das representações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertier, Vania Lucia Lopes
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601088
Resumo: Orientador: Luis Enrique Aguilar
id UNICAMP-30_87b63fe8f787ca31700c23671e801075
oai_identifier_str oai::352050
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A politica educacional sob a otica das representaçõesAvaliação educacionalProgressão continuadaFracasso escolarImplementação da educação escolarEducational evaluationContinued progressionImplementation of the pertaining to school educationOrientador: Luis Enrique AguilarTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa levada a efeito em quarenta e cinco escolas de uma Delegacia de Ensino na cidade de São Paulo. Trata-se de um estudo sobre o processo de implementação de políticas educacionais através das representações de professores e alunos - um dos fatores intervenientes na apropriação dos conceitos necessários à consecução das ações destinadas ao alcance de seus objetivos. A progressão continuada, intervenção realizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a partir de 1998, como estratégia para viabilizar a universalização da educação básica e eliminar o fracasso escolar, forneceu o pano de fundo para a análise de algumas categorias de representações presentes no universo escolar. As representações de implementadores e destinatários foram colhidas em dois momentos diferentes: o primeiro, antes da implementação da política, através do levantamento de suas expectativas; o segundo, quatro anos depois, para aprofundar as impressões iniciais, com um grupo menor de participantes. A interpretação dos dados foi realizada com o apoio da Teoria das Representações e da Sociologia do Cotidiano de Henri Lefebvre. Pretendeu-se, por um lado, apreender o novo, a mudança, a ruptura e também a resistência dos participantes; de outro, o potencial de transformação da própria políticaAbstract: This paper is the result of a survey made in forty-five schools related to one of the Oflices of Education in the City of São Paulo. It is a study of the implementation of educational policies through the representation of teachers and students - one of the intervening factors to acquire the concepts required to carry out the action intended to attain the objectives. The so-called " progressão continuada" [unstopped progression], an action that has been implemented by the Department of Education of the State of São Paulo since 1998, as a strategy to enable basic education for alI and to do away with student failure, was the background for the evaluation of some representation categories present in the school universe. Representations of policy introducers and target population were collected at two different moments: first, before the implementation, as an expectation survey, and second, four years later, to get a better grasp of a smaller group of participants. Data interpretation was supported by Renri Lefebvre's Theory of Representations and Daily Life Sociology. The intended result was to capture what was new, what changed, the rupture and the resistance on the part of participants, on the one hand, and, on the other hand, the policy's potential for changeDoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosDoutor em Educação[s.n.]Aguilar, Luis Enrique, 1958-Sanfelice, José LuísBorges, Zacarias PereiraOliveira, Cleiton deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBertier, Vania Lucia Lopes20052005-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf2v. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601088BERTIER, Vania Lucia Lopes. A politica educacional sob a otica das representações. 2005. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601088. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/352050porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:19:00Zoai::352050Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A politica educacional sob a otica das representações
title A politica educacional sob a otica das representações
spellingShingle A politica educacional sob a otica das representações
Bertier, Vania Lucia Lopes
Avaliação educacional
Progressão continuada
Fracasso escolar
Implementação da educação escolar
Educational evaluation
Continued progression
Implementation of the pertaining to school education
title_short A politica educacional sob a otica das representações
title_full A politica educacional sob a otica das representações
title_fullStr A politica educacional sob a otica das representações
title_full_unstemmed A politica educacional sob a otica das representações
title_sort A politica educacional sob a otica das representações
author Bertier, Vania Lucia Lopes
author_facet Bertier, Vania Lucia Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguilar, Luis Enrique, 1958-
Sanfelice, José Luís
Borges, Zacarias Pereira
Oliveira, Cleiton de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertier, Vania Lucia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Progressão continuada
Fracasso escolar
Implementação da educação escolar
Educational evaluation
Continued progression
Implementation of the pertaining to school education
topic Avaliação educacional
Progressão continuada
Fracasso escolar
Implementação da educação escolar
Educational evaluation
Continued progression
Implementation of the pertaining to school education
description Orientador: Luis Enrique Aguilar
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601088
BERTIER, Vania Lucia Lopes. A politica educacional sob a otica das representações. 2005. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601088. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BERTIER, Vania Lucia Lopes. A politica educacional sob a otica das representações. 2005. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601088. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/352050
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
2v. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188930583527424