A politica educacional sob a otica das representações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601088 |
Resumo: | Orientador: Luis Enrique Aguilar |
id |
UNICAMP-30_87b63fe8f787ca31700c23671e801075 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::352050 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A politica educacional sob a otica das representaçõesAvaliação educacionalProgressão continuadaFracasso escolarImplementação da educação escolarEducational evaluationContinued progressionImplementation of the pertaining to school educationOrientador: Luis Enrique AguilarTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa levada a efeito em quarenta e cinco escolas de uma Delegacia de Ensino na cidade de São Paulo. Trata-se de um estudo sobre o processo de implementação de políticas educacionais através das representações de professores e alunos - um dos fatores intervenientes na apropriação dos conceitos necessários à consecução das ações destinadas ao alcance de seus objetivos. A progressão continuada, intervenção realizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a partir de 1998, como estratégia para viabilizar a universalização da educação básica e eliminar o fracasso escolar, forneceu o pano de fundo para a análise de algumas categorias de representações presentes no universo escolar. As representações de implementadores e destinatários foram colhidas em dois momentos diferentes: o primeiro, antes da implementação da política, através do levantamento de suas expectativas; o segundo, quatro anos depois, para aprofundar as impressões iniciais, com um grupo menor de participantes. A interpretação dos dados foi realizada com o apoio da Teoria das Representações e da Sociologia do Cotidiano de Henri Lefebvre. Pretendeu-se, por um lado, apreender o novo, a mudança, a ruptura e também a resistência dos participantes; de outro, o potencial de transformação da própria políticaAbstract: This paper is the result of a survey made in forty-five schools related to one of the Oflices of Education in the City of São Paulo. It is a study of the implementation of educational policies through the representation of teachers and students - one of the intervening factors to acquire the concepts required to carry out the action intended to attain the objectives. The so-called " progressão continuada" [unstopped progression], an action that has been implemented by the Department of Education of the State of São Paulo since 1998, as a strategy to enable basic education for alI and to do away with student failure, was the background for the evaluation of some representation categories present in the school universe. Representations of policy introducers and target population were collected at two different moments: first, before the implementation, as an expectation survey, and second, four years later, to get a better grasp of a smaller group of participants. Data interpretation was supported by Renri Lefebvre's Theory of Representations and Daily Life Sociology. The intended result was to capture what was new, what changed, the rupture and the resistance on the part of participants, on the one hand, and, on the other hand, the policy's potential for changeDoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosDoutor em Educação[s.n.]Aguilar, Luis Enrique, 1958-Sanfelice, José LuísBorges, Zacarias PereiraOliveira, Cleiton deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBertier, Vania Lucia Lopes20052005-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf2v. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601088BERTIER, Vania Lucia Lopes. A politica educacional sob a otica das representações. 2005. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601088. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/352050porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:19:00Zoai::352050Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A politica educacional sob a otica das representações |
title |
A politica educacional sob a otica das representações |
spellingShingle |
A politica educacional sob a otica das representações Bertier, Vania Lucia Lopes Avaliação educacional Progressão continuada Fracasso escolar Implementação da educação escolar Educational evaluation Continued progression Implementation of the pertaining to school education |
title_short |
A politica educacional sob a otica das representações |
title_full |
A politica educacional sob a otica das representações |
title_fullStr |
A politica educacional sob a otica das representações |
title_full_unstemmed |
A politica educacional sob a otica das representações |
title_sort |
A politica educacional sob a otica das representações |
author |
Bertier, Vania Lucia Lopes |
author_facet |
Bertier, Vania Lucia Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aguilar, Luis Enrique, 1958- Sanfelice, José Luís Borges, Zacarias Pereira Oliveira, Cleiton de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertier, Vania Lucia Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Progressão continuada Fracasso escolar Implementação da educação escolar Educational evaluation Continued progression Implementation of the pertaining to school education |
topic |
Avaliação educacional Progressão continuada Fracasso escolar Implementação da educação escolar Educational evaluation Continued progression Implementation of the pertaining to school education |
description |
Orientador: Luis Enrique Aguilar |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-02-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601088 BERTIER, Vania Lucia Lopes. A politica educacional sob a otica das representações. 2005. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601088. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) BERTIER, Vania Lucia Lopes. A politica educacional sob a otica das representações. 2005. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601088. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/352050 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 2v. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188930583527424 |