Lubrificação ativa aplicada a mancais hibridos radiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Watanabe, Flávio Yukio
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1595820
Resumo: Orientador: Ilmar Ferreira Santos
id UNICAMP-30_880db5622d7dd27fb568059227ccb5e7
oai_identifier_str oai::296879
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Lubrificação ativa aplicada a mancais hibridos radiaisMancaisVibraçãoEstabilidadeLubrificação e lubrificantesOrientador: Ilmar Ferreira SantosTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: A estabilidade de sistemas rotativos suportados por mancais hidrostáticos radiais com múltiplos rebaixos está diretamente relacionada com as características dinâmicas do filme de fluido lubrificante do manca. Os problemas de instabilidade acentuam-se com o aumento da velocidade de rotação da máquina, devido à redução do amortecimento e ao aumento do efeito de acoplamentos cruzados inerentes a este tipo de manca. Um aumento da margem de estabilidade de mancais radiais pode ser obtido através da adaptação de sistemas hidráulicos de controles acoplados a mancais convencionais. As forças no filme de fluido lubrificante são geradas em mancais hidrostáticos por dois tipos de mecanismos principais de lubrificação: a lubrificação hidrostática nos rebaixos do mancal e a lubrificação bidrodinâmica nos ressaltos dos mancais, quando operando em rotação. A combinação destes dois tipos de mecanismos de lubrificação resulta do mancal híbrido radmI (MHR). Quando parte da pressão hidrostática é dinamicamente modificada por meio de sistemas de controle hidráulico, diz-se que o mancal possui lubrificação ativa. O objetivo principal deste trabalho é a IDvestjgação do mancal híbrido radial com lubrificação ativa (MHRA), combinando dinâmica de fluido computacional e técnicas de controle. A maior contribuição deste trabaIho é demonstrar teoricamente a capacidade de influenciar os coeficientes dinâmicos de rigidez e amortecimento do mancal hibrido racüal por meio da iqjeção controlada de fluido nos rebaixas opostos do mancal. Empregando-se a lubrificação ativa torna- se possível reduzir os coeficientes crozados de rigidez acelevados de estabilidade. As limitações e a viabilidade de implementação da lubrificação ativa também são mscutidas, baseadas no comportamento característico do controlador hidráulico e do sistema rotor-mancaLAbstract: The stability of rotating systems supported by multirecess hydrostatic journal bearings is closely reIated to the dynamic characteristics of the bearing lubricant fluid film. The instability problems arise with the increase of the machine rotational speed, due to the bearing damping reduction and the increase of the joW'Ilal cross coupling effect. An increase in this stability reserve can be achieved by adapting active servo control systems on the conventional bearings; Fluid fiJmforces are generated in hydrostatic journal bearings mainly by two types of lubrication mechanisms: the hydrostatic lubrication in the bearing recesses and hydrodynanúc lubrication in the bearing lands, when operating in rotation. The combination of both lubrication mechanisms leads to hybrid journal bearings (HJB). When part of hydrostatic pressure is also dynamically modified by means of hydraulic control systems, one refers to the active lubrication. The main objective in this work is the investigation of an active hybridjournal bearing (AHJB), combining computational fluid dynamics and control tecbniques. The main contribution of the present work is reIated to the feasibility of influencing the hybrid joumal bearing stiffuess and damping coefficients by controlling the fluid injection into opposed bearing recesses. One shows that is possible to reduce cross-coupling stiffuess and increase the direct damping coefficients by means of the active lubrication, what leads to rotor-bearing systems with Jarger threshold of stability. The active lubrication limitations and implementation capabilityare al so discussed, based on the hydraulic controller and rotor-bearing system characteristic behaviorsDoutoradoMecânica dos Sólidos e Projeto MecânicoDoutor em Engenharia Mecânica[s.n.]Santos, Ilmar Ferreira, 1964-Rosário, João MaurícioKurka, Paulo Roberto GardelWeber, Hans IngoBraunbeck, Oscar AntonioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASWatanabe, Flávio Yukio20032003-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf169p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1595820WATANABE, Flávio Yukio. Lubrificação ativa aplicada a mancais hibridos radiais. 2003. 169p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1595820. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/296879porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-08T15:52:48Zoai::296879Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-02-08T15:52:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lubrificação ativa aplicada a mancais hibridos radiais
title Lubrificação ativa aplicada a mancais hibridos radiais
spellingShingle Lubrificação ativa aplicada a mancais hibridos radiais
Watanabe, Flávio Yukio
Mancais
Vibração
Estabilidade
Lubrificação e lubrificantes
title_short Lubrificação ativa aplicada a mancais hibridos radiais
title_full Lubrificação ativa aplicada a mancais hibridos radiais
title_fullStr Lubrificação ativa aplicada a mancais hibridos radiais
title_full_unstemmed Lubrificação ativa aplicada a mancais hibridos radiais
title_sort Lubrificação ativa aplicada a mancais hibridos radiais
author Watanabe, Flávio Yukio
author_facet Watanabe, Flávio Yukio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Ilmar Ferreira, 1964-
Rosário, João Maurício
Kurka, Paulo Roberto Gardel
Weber, Hans Ingo
Braunbeck, Oscar Antonio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Watanabe, Flávio Yukio
dc.subject.por.fl_str_mv Mancais
Vibração
Estabilidade
Lubrificação e lubrificantes
topic Mancais
Vibração
Estabilidade
Lubrificação e lubrificantes
description Orientador: Ilmar Ferreira Santos
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-07-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1595820
WATANABE, Flávio Yukio. Lubrificação ativa aplicada a mancais hibridos radiais. 2003. 169p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1595820. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
WATANABE, Flávio Yukio. Lubrificação ativa aplicada a mancais hibridos radiais. 2003. 169p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1595820. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1595820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/296879
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
169p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188895666995200