Constantino nas palavras e nas coisas : a (não) cristianização imediata do Império Romano a partir das diferenças e das semelhanças entre representações político-religiosas de fontes literárias e de fontes arqueológicas (312-337)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635439 |
Resumo: | Orientador: Pedro Paulo Abreu Funari |
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Constantino nas palavras e nas coisas : a (não) cristianização imediata do Império Romano a partir das diferenças e das semelhanças entre representações político-religiosas de fontes literárias e de fontes arqueológicas (312-337)Constantine in the words and in the things : the (not) immediate Christianization of the Roman Empire from the differences and similarities between political-religious representations of literary sources and archaeological sources (312-337)Constantino I, Imperador de Roma, m. 337Cultura materialRepresentaçõesRelevosEstatuasMaterial CultureRepresentationsReliefsStatuesOrientador: Pedro Paulo Abreu FunariTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Esta tese tem como objetivo demonstrar a partir de um exercício de confronto entre documentos materiais e literários, que Constantino não foi representado apenas como um imperador cristão, conforme as fontes escritas querem nos convencer. Por meio da análise de fontes arqueológicas, percebemos a pluralidade de sua identidade política e religiosa. Ao observarmos diferentes representações, por vezes conflitantes, da mesma personagem da Antiguidade Tardia, problematizamos sua imagem de primeiro soberano romano a tornar-se cristão, tal qual ficou conhecido graças às construções discursivas dos escritores Lactâncio e Eusébio, no início do século IV. Logo, a hipótese de uma acelerada cristianização do Império Romano há que ser repensada. Selecionamos templos, relevos e estátuas relativos à época de Constantino e à identidade de seu domínio imperial, delimitando e justificando o nosso corpus documental, sobretudo, no espaço temporal no qual essas fontes foram produzidas. Faremos a leitura e a exegese desses documentos, constatando outro perfil do referido imperador, dialogando e confrontando com as fontes escritas, sem, contudo, apenas delas depender. Mesmo que Constantino tenha se tornado um cristão, o Império Romano sob ele não se cristianizou de maneira imediata, acelerada e maciça. Antes, contando com propagandas de diferentes e até antagônicas procedências, Constantino teria priorizado muito mais a sua permanência no poder, a manutenção de sua dinastia e a exaltação de sua imagemAbstract: Throughout confrontations between material and literary documents, this thesis demonstrates another perspective from written sources, that is, Constantine was not only represented as a Christian emperor. Having a hard analysis on archaeological sources, the plurality of his political and religious identity is perceived. When differents representations are observed -- sometimes conflicting representations -- of the very same character of Late Antiquity, we problematize his image as the first Roman ruler to become Christian, as he has been known for to the discursive constructions of writers Lactantius and Eusebius in the early fourth century. Therefore, an accelerated Christianization hypothesis of the Roman Empire has to be rethought. The research selected temples, reliefs, and statues regarding to Constantine time and to his imperial domain identity, delimiting and justifying its documentary corpus, above all, in the temporal space in which these sources were produced. Readings and exegesis of those documents are made, noting another profile of the emperor, dialoguing and confronting the written sources without depending exclusively on them. Even though Constantine had become himself a Christian, the Roman Empire under his domain did not immediately, rapidly, and massively Christianized itself. Counting on advertisements of different -- and even antagonistic -- origins, Constantine would have prioritized his permanence in the power, his dynasty maintenance, and his image exaltationDoutoradoHistória CulturalDoutor em HistóriaCAPES[s.n.]Funari, Pedro Paulo Abreu, 1959-Chevitarese, Andre LeonardoMarchionni, AntonioCarlan, Claudio UmpierreVasconcellos, Pedro LimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRamalho, Jefferson, 1978-20182018-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (495 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635439RAMALHO, Jefferson. Constantino nas palavras e nas coisas: a (não) cristianização imediata do Império Romano a partir das diferenças e das semelhanças entre representações político-religiosas de fontes literárias e de fontes arqueológicas (312-337). 2018. 1 recurso online (495 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635439. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1080219Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-13T10:44:50Zoai::1080219Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-03-13T10:44:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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