Estado do conhecimento sobre a formação de profissionais da educação infantil no Brasil (1996-2005)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brejo, Janayna Alves, 1975-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605487
Resumo: Orientador: Maria Evelyna Pompeu do Nascimento
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spelling Estado do conhecimento sobre a formação de profissionais da educação infantil no Brasil (1996-2005)Knowledge level on the back-ground pf the children's education professional in Brazil (1996-2005)Estado do conhecimentoEducação infantilFormação de profissionais não-docentesFormação de professoresFormação profissionalKnowledge levelChildren's educationTraining professional non-teachersTeacher trainingTraining vocationalOrientador: Maria Evelyna Pompeu do NascimentoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação tem como objetivo desenvolver um Estado do Conhecimento da produção acadêmica sobre a Formação de Profissionais da Educação Infantil no Brasil, no período de 1996 a 2005. Considerando que a formação dos profissionais, desse nível de ensino, vem sendo uma preocupação constante dentro dos sistemas educacionais, pois se entende que este é um dos pilares da mudança de qualidade da educação. Tendo como objeto de estudo os resumos das dissertações de mestrado e teses de doutorado identificadas, por meio do banco de teses da Capes, construímos um amplo e aprofundado diretório de pesquisas sobre o tema, na tentativa de compreender o que tem sido estudado por uma gama de pesquisadores, buscando conhecer suas principais preocupações e perspectivas, bem como as lacunas e recomendações que precisam ser observadas no âmbito dos estudos educacionais e das políticas públicas voltadas para a pequena infância. A análise de conteúdo, definida por Bardin (2000), configurou-se como o principal o procedimento metodológico que orientou a presente pesquisa, possibilitando a realização de uma investigação de cunho qualitativo. O referencial teórico utilizado pautou-se nos estudos de autores como André (1986; 1999; 2002), Facci (2004), Brzezinski (1999; 2006), Campos (1999; 2006), Cerisara (2002; 2004), Ferreira (1999; 2002), García (1999), Khishimoto (1998; 1999; 2000; 2003; 2004), Kramer (1994; 1996; 2006), Nascimento (1999; 2001; 2003; 2005), Pimenta (1994), Rocha (1999; 2001), Soares (1989; 1992), entre outros, a fim de localizar e aprofundar as questões trazidas pelos resumos, indo além da simples construção de uma pesquisa descritiva. Focalizamos assim, os principais pontos de vista apresentados pelas produções acadêmicas, ou seja, convergências, divergências, anseios, preocupações e indicações, discutindo as possibilidades de transformação e mudança, no campo da formação do profissional da educação infantil. Deste modo, vislumbramos contribuir a partir deste trabalho, para que este nível de ensino seja reconhecido como essencial na vida escolar de qualquer criança, impulsionando a formulação e a implementação de políticas, que valorizem e corroborem para a qualidade da formação desse profissionalAbstract: This dissertation has the objective to develop a State of the Knowledge of the academic production of the Formation of Professionals of Children Education in Brazil, during the period of 1996 to 2005. Considering that the formation of professionals, of this specific education, level is a constant worry within the educational system, it is therefore understood that this is one of the basis for change in Education quality. Having as object of study the summaries of the dissertations of Master and theories of Doctorate identified, by database of Thesis from CAPES, we built a vast directory of research on the subject, in the attempt to create an understanding of what has been studied by a large range of researchers, in a quest to understand their main worries and perspectives, as well as have a clear view of the gaps and recommendations that are going to be observed in the public politics for the childhood. The content analysis is defined by Bardin (2000), configured itself as the main methodological procedure that oriented this present research, enabling the achievement of an inquiry of qualitative stamp. The theoretical reference utilized was guided by the studies of André (1986; 1999; 2002), Facci (2004), Brzezinski (1999; 2006), Campos (1999; 2006), Cerisara (2002; 2004), Ferreira (1999; 2002), García (1999), Khishimoto (1998; 1999; 2000; 2003; 2004), Kramer (1994; 1996; 2006), Nascimento (1999; 2001; 2003; 2005), Rocha (1999; 2001), Soares (1989; 1992), among others, with the objective of locating the questions brought by the summaries, going beyond the simple construction of a descriptive research. We focused on the main points of view presented by the academic productions, meaning, convergences, divergences, yearnings, worries and referrals, discussing the possibilities of transformation and change, in the field of the formation of the professional of children's education. So that, we are going to contribute with this work, in such way that this level of education can be recognized as essential in the school life of any infant, stimulating the formulation and the implementation of politics, that value and corroborate with the quality of the formation of such professionalMestradoPolíticas, Administração e Sistemas EducacionaisMestre em Educação[s.n.]Nascimento, Maria Evelyna Pompeu do, 1950-Aguilar, Luis EnriqueMartins, Angela MariaAlves, Maria LeilaBryan, Newton Antonio PaciulliUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrejo, Janayna Alves, 1975-20072007-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf2v. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605487BREJO, Janayna Alves. Estado do conhecimento sobre a formação de profissionais da educação infantil no Brasil (1996-2005). 2007. 2v. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605487. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/407793porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:57:40Zoai::407793Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:57:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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