A disciplina de Cálculo I : análise das relações entre as práticas pedagógicas do professor e seus impactos nos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garzella, Fabiana Aurora Colombo, 1981-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621234
Resumo: Orientador: Sérgio Antônio da Silva Leite
id UNICAMP-30_88b2bfe193d612cbb1ece93cb5cde109
oai_identifier_str oai::914100
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A disciplina de Cálculo I : análise das relações entre as práticas pedagógicas do professor e seus impactos nos alunosThe subject of Calculus I : analysis of the relations between teacher's pedagogical practice and its impact in studentsPrática pedagógicaAtividadeCálculoEnsino superiorPedagogical practiceAffectivityCalculusHigher educationOrientador: Sérgio Antônio da Silva LeiteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho teve por objetivo descrever e analisar as práticas pedagógicas no Ensino Superior, em turmas da disciplina de Cálculo I, e suas repercussões no processo de ensino e aprendizagem e seus impactos nos alunos. Buscou identificar os aspectos que facilitam ou dificultam o processo de construção do conhecimento e seus impactos afetivos nos alunos. A escolha da disciplina em questão justificou-se pela alta taxa de reprovação entre os alunos matriculados, o que inclui um número elevado de evasão da disciplina e, consequentemente, da universidade. Tal fenômeno é responsável pela oferta de um número crescente de turmas por semestre, na tentativa de atender os alunos reprovados, além de atrasos na conclusão dos cursos pelos alunos ou de evasão dos mesmos. Para a construção dos objetivos desta pesquisa, inicialmente, foram entrevistados alunos de Cálculo I de uma universidade estadual do interior de São Paulo, enfocando as relações estabelecidas por eles com os conteúdos desenvolvidos durante o processo de aprendizagem e as repercussões em suas vidas. Foram entrevistados também, professores responsáveis pela disciplina na universidade com o objetivo de descrever como eles entendem esse processo, além de conhecer suas decisões pedagógicas para o ensino da disciplina de Cálculo I. Tais entrevistas foram registradas em áudio e com anotações complementares em diário de campo. Na sequência, foram realizadas observações ao longo de um semestre, de duas turmas de Cálculo I nessa mesma universidade, tendo como responsáveis professores já entrevistados e que demonstravam diferentes concepções sobre o papel do professor nas práticas pedagógicas. A partir de então, foram gerados quadros com a descrição das atividades realizadas durante as aulas, que viabilizaram a análise de aspectos do processo de ensino e aprendizagem, especialmente das práticas pedagógicas do professor. Ainda durante o semestre, foram realizadas mini-entrevistas com os alunos e professores participantes das turmas observadas para que descrevessem as possíveis repercussões das experiências vivenciadas por eles em sala de aula. Os dados foram analisados e organizados em Núcleos Temáticos de forma a identificar os aspectos das práticas pedagógicas que promovam o movimento de afastamento ou de aproximação, de caráter afetivo, entre os alunos e os conteúdos desenvolvidos na disciplina, bem como as condições de ensino apresentadas em sala de aula. Como resultados, quatro núcleos temáticos foram construídos: 1- A relação entre o plano de ensino e o desenvolvimento da disciplina, 2 - A Aula, este subdividido em 2.1 - O Uso da Lousa, 2.2 - O Uso do Livro, 2.3 - A Exposição de Conteúdos, 2.4 - Organização e Apresentação dos Conteúdos pelo Professor, 3 - Práticas de Avaliação, 4 - Relacionamento Professor-Aluno. Todo o desenvolvimento do projeto foi embasado na abordagem histórico-cultural, que amparou a pesquisa com subsídios teóricos e metodológicos.Abstract: This work aimed at describing and analyzing teaching practices in higher education in classes of Calculus I, and its impact on teaching and learning and their impact on students' lives. Sought to identify aspects that facilitate or hinder the process of knowledge construction and its emotional impact on students. The choice of the subject in question is justified by the high failure rate among students enrolled, which includes a large number of avoidance of discipline and, consequently, of the university. This phenomenon is responsible for offering a growing number of classes per semester in an attempt to meet the students who failed, and delays in completion of the courses by the students or evasion thereof. For the construction of the objectives of this research were initially interviewed Calculus I students at a state university of the state of São Paulo, focusing on the relationships established by them with the content developed during the learning process and the impact on their lives. Were also interviewed, teachers responsible for discipline at the university in order to describe how they understand this process, besides knowing their pedagogical decisions for teaching the subject of Calculus I. These interviews were audio recorded and with additional notes. In sequence, observations were carried out over a semester, two classes of Calculus I in the same university, with the responsible teachers already interviewed and demonstrating different conceptions about the role of the teacher in teaching practices. Since then, tables were generated with the description of the activities during the lessons, which enabled the analysis of aspects of teaching and learning, especially the pedagogical practices of the teacher. Also during the semester, there were mini-interviews with students and teachers of the classes observed for participants to describe the possible repercussions of experiences for them in the classroom. The data were analyzed and organized into Thematic Groups in order to identify aspects of teaching practices that promote approximation or separation movements, between students and content developed in the discipline and teaching conditions presented in classroom. As a result, four themes were constructed: 1 - The relationship between the syllabus and the development of the discipline, 2 - The Lesson, is subdivided into 2.1 - The use of the blackboard, 2.2 - The Use of the Book 2.3 - The Exhibition Content, 2.4 - Organization and Presentation of Content by Professor 3 - Evaluation Practices, 4 - Teacher-Student Relationship. The entire development of the project was based on cultural-historical approach, which bolstered the research with theoretical and methodological support.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutora em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Moura, Anna Regina Lanner deTassoni, Elvira Cristina MartinsMartins, Antonio Carlos GilliMahoney, Abigail AlvarengaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGarzella, Fabiana Aurora Colombo, 1981-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf257 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621234GARZELLA, Fabiana Aurora Colombo. A disciplina de Cálculo I: análise das relações entre as práticas pedagógicas do professor e seus impactos nos alunos. 2013. 257 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621234. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/914100porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:07:28Zoai::914100Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:07:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A disciplina de Cálculo I : análise das relações entre as práticas pedagógicas do professor e seus impactos nos alunos
The subject of Calculus I : analysis of the relations between teacher's pedagogical practice and its impact in students
title A disciplina de Cálculo I : análise das relações entre as práticas pedagógicas do professor e seus impactos nos alunos
spellingShingle A disciplina de Cálculo I : análise das relações entre as práticas pedagógicas do professor e seus impactos nos alunos
Garzella, Fabiana Aurora Colombo, 1981-
Prática pedagógica
Atividade
Cálculo
Ensino superior
Pedagogical practice
Affectivity
Calculus
Higher education
title_short A disciplina de Cálculo I : análise das relações entre as práticas pedagógicas do professor e seus impactos nos alunos
title_full A disciplina de Cálculo I : análise das relações entre as práticas pedagógicas do professor e seus impactos nos alunos
title_fullStr A disciplina de Cálculo I : análise das relações entre as práticas pedagógicas do professor e seus impactos nos alunos
title_full_unstemmed A disciplina de Cálculo I : análise das relações entre as práticas pedagógicas do professor e seus impactos nos alunos
title_sort A disciplina de Cálculo I : análise das relações entre as práticas pedagógicas do professor e seus impactos nos alunos
author Garzella, Fabiana Aurora Colombo, 1981-
author_facet Garzella, Fabiana Aurora Colombo, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Moura, Anna Regina Lanner de
Tassoni, Elvira Cristina Martins
Martins, Antonio Carlos Gilli
Mahoney, Abigail Alvarenga
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Garzella, Fabiana Aurora Colombo, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Atividade
Cálculo
Ensino superior
Pedagogical practice
Affectivity
Calculus
Higher education
topic Prática pedagógica
Atividade
Cálculo
Ensino superior
Pedagogical practice
Affectivity
Calculus
Higher education
description Orientador: Sérgio Antônio da Silva Leite
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621234
GARZELLA, Fabiana Aurora Colombo. A disciplina de Cálculo I: análise das relações entre as práticas pedagógicas do professor e seus impactos nos alunos. 2013. 257 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621234. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621234
identifier_str_mv GARZELLA, Fabiana Aurora Colombo. A disciplina de Cálculo I: análise das relações entre as práticas pedagógicas do professor e seus impactos nos alunos. 2013. 257 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621234. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/914100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
257 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138514764300288