Perfil da qualidade e do padrão de sono em atletas profissionais/universitários de e-esports (League of Legends) : Profile of the quality and sleep patterns in professional/college athletes of e-sports (League of Legends)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Matheus Antonio, 1994-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641742
Resumo: Orientador: Andrea Maculano Esteves
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O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade e o perfil do padrão do ciclo sono-vigília em atletas profissionais e universitários de League of Legends em dois períodos da temporada regular da modalidade. Para isso, 21 atletas foram distribuídos em 3 grupos: G1= 9 atletas profissionais (série A), G2= 6 atletas profissionais (série B) e G3= 6 atletas universitários. Os atletas utilizaram o actígrafo, método não invasivo utilizado no punho não dominante responsável por mensurar a atividade ciclo sono-vigília, durante 7 dias consecutivos e responderam aos questionários de sonolência (Epworth), qualidade subjetiva de sono (Pittsburgh), atividade física e lazer (Godin-Shephard), cronotipo (aplicados também em seus pais), além do uso do diário de sono juntamente com o actígrafo em dois períodos da temporada. Os resultados demonstraram que os atletas de League of Legends apresentaram uma qualidade de sono ruim em ambos períodos (pré-competitivo e competitivo), com maior agravo no período competitivo, tempo total de sono reduzido (em torno de 6 horas), moderada eficiência (entre 85 e 90%), alta latência de sono (entre 20 e 30 minutos) e consideráveis períodos acordados após o início do sono. Os atletas apresentaram cronotipo predominantemente vespertino, significantemente diferente de seus pais. Além disso, foram encontradas associações significativas no período pré-competitivo para: escore de Pittsburgh com escore de sonolência (r=0,50), horário de início do sono (r=-0,58) e horário final de sono (r=-0,58), horário final de sono com tempo total de vigília (r=-0,60) e tempo acordado após o início do sono (r=0,54). Já no período competitivo as associações significativas foram entre: escore de Pittsburgh e escore de sonolência (r=0,61), pontuação do cronotipo com horário de início do sono (r=-0,60), tempo total de sono (r=0,51) e tempo total de vigília (r=-0,48), nível de atividade física e lazer com tempo total de sono (r=0,50) e tempo total de vigília (r=-0,49), tempo acordado após o início do sono com eficiência do sono (r=-0,96), horário de início do sono (r=0,48) e horário final de sono (r=0,68), eficiência de sono com horário de início do sono (r=-0,54) e horário final de sono (r=-0,65). Pode-se concluir através dos achados que os jogadores profissionais e universitários de League of Legends possuem predominância ao cronotipo vespertino e a qualidade e quantidade de sono caracteriza-se como ruim, principalmente no período de competição. Este estudo possui grande importância para ampliar os conhecimentos da influência de dispositivos eletrônicos no sono e entender o perfil do padrão do ciclo sono-vigília de atletas de e-SportsAbstract: Currently, electronic games called e-Sports are gaining international and national prominence. The players of e-Sports as well as the athletes of other preparations must be prepared, sporting. However, training performed with these athletes occurs in their presentations on a computer and most often in a night time period and/or is extended to the same. The objective of the study was to evaluate the quality and profile of the sleep-wake cycle pattern in professional and college League of Legends athletes in two periods of the regular season of the modality. For this, 21 athletes were discharged into 3 groups: G1= 9 professional athletes (series A), G2= 6 professional athletes (series B) and G3= 6 college athletes. The athletes used the actigraph, a noninvasive method used in the non-dominant fist responsible for measuring the sleep-wake cycle activity, during 7 consecutive days and responded to the questionnaires of sleepiness (Epworth), subjective quality of sleep (Pittsburgh), physical activity and leisure (Godin-Shephard), chronotype (also applied in their parents), in addition to the use of sleep diary along with the actigrapher in two periods of the season. Results showed that the League of Legends athletes had poor sleep quality in both periods (pre-competitive and competitive), with the greatest aggravation during the competitive period, reduced sleep time (around 6 hours), moderate efficiency (between 85 and 90%), high sleep latency (between 20 and 30 minutes) and considerable periods of time after sleep onset. The athletes showed predominantly evening chronotype, significantly different from their parents. In addition, significant associations were found in the pre-competitive period for: Pittsburgh score with sleepiness score (r=0,50), sleep start time (r=-0,58) and final sleep schedule (r=-0,58), final sleep schedule with total waking time (r=-0,60) and wake time after sleep onset (r=0,54). In the competitive period, the significant associations were: Pittsburgh score with sleepiness score (r=0,61), chronotype score with sleep start time (r=-0,60) total sleep time (r=0,51) and total waking time (r=-0,48), level of physical activity and leisure and total sleep time sono (r=0,50) and total waking time (r=-0,49), wake time after sleep onset with sleep efficiency (r=-0,96), sleep start time (r=0,48) and final sleep schedule (r=0,68), sleep efficiency with sleep start time (r=-0,54) and final sleep schedule (r=-0,65). It can be concluded from the findings that League of Legends professional and college athletes have predominance by evening chronotype and the quality and quantity of sleep is characterized as bad, especially during the competition period. This study has great importance to increase the knowledge of the influence of electronic devices on sleep and to understand the profile of the pattern of the sleep-wake cycle of e-Sports athletesMestradoCiencias do EsporteMestre em Ciências da Nutrição e do Esporte e MetabolismoFAPESP2017/09316-1[s.n.]Esteves, Andrea Maculano, 1976-Scaglia, Alcides JoséVenancio, Daniel PaulinoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências AplicadasPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e MetabolismoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes, Matheus Antonio, 1994-20192019-04-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (119 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641742GOMES, Matheus Antonio. Perfil da qualidade e do padrão de sono em atletas profissionais/universitários de e-esports (League of Legends): Profile of the quality and sleep patterns in professional/college athletes of e-sports (League of Legends). 2019. 1 recurso online (119 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641742. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1165589Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-13T17:15:13Zoai::1165589Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-13T17:15:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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