Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615618 |
Resumo: | Orientador: Angelo Luiz Cortelazzo |
id |
UNICAMP-30_88f056a81a8cca9ad3856c5405caa0c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::798309 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionaisAddressing the contents of cell biology in Biological Courses and its relation to national assessmentsExame Nacional de Desempenho de EstudantesBiologia celular - Estudo e ensinoExame nacional de cursosCiências biológicas - Currículos - AvaliaçãoExame Nacional de Desempenho dos EstudantesCell Biology - Study and teachingExame nacional de cursosBiology sciences - Curriculum evaluationOrientador: Angelo Luiz CortelazzoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: As políticas públicas ligadas à expansão do Ensino Superior brasileiro têm levado à implantação de sistemas de avaliação da qualidade do ensino, processo que vem evoluindo para uma concepção sistematizada de forma construtiva e que leva em conta a participação dos diferentes segmentos relacionados às instituições. Há, entretanto, componentes desse processo implantados de forma mais polêmica, destacando-se os instrumentos nacionais de avaliação aplicados a iniciantes e concluintes das graduações, ainda pouco estudada, exceto por análises superficiais dos meios de comunicação, mais interessados no ranqueamento das escolas do que na avaliação dessas práticas. Nesse contexto, os cursos de Biologia passaram a ter seus estudantes avaliados no ano de 2000 e até 2003, por meio do Exame Nacional de Cursos, seguindo-se, em 2005, avaliação amostral, nos termos propostos pela legislação federal que implantou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Como nesses exames foram preenchidos questionários socioeconômicos por parte dos estudantes, além de dados sobre as condições de oferta de tais cursos, há farto material para análise, ainda pouco explorado por pesquisadores nacionais e internacionais. O presente trabalho analisou os conteúdos de Biologia Celular dos exames nacionais realizados a partir do ano de 2000, o desempenho dos estudantes dos Cursos de Ciências Biológicas, e a influência dos exames na estrutura curricular desses cursos no Estado de São Paulo. Também foi verificada a influência da natureza jurídica das escolas, infra-estrutura, formação e atividades docentes a partir do desempenho dos egressos nos exames nacionais realizados, a fim de detectar a existência de eventual correlação positiva entre tais dadosAbstract: The public policies related to the expansion of Brazilian higher education have led to the establishment of evaluation systems for the quality of education, a process that has evolved into a systematic conception in a constructive way and which takes into account the participation of different segments related to the institutions. There are, however, components of this process implemented in a more controvertial way, especially the national instruments of evaluation applied to freshmen and graduates. These are still very little studied, except for superficial analysis of the media, which is more interested in the ranking of schools rather than in the evaluation of these practices. In this context, the courses of Biology had their students evaluated in the year of 2000 until 2003, through the National Course Examination, followed, in 2005 by the assessment sample, under the terms proposed by the federal legislation that established the National Assessment System of Higher Education (SINAES). As at such exams, questionnaires regarding Socioeconomic surveys were filled in by the students, as well as data on the conditions of availability of such courses, there is a huge amount of material for analysis, still little explored by national and international researchers. This study examined the contents of Cell Biology of the national examinations conducted from the year 2000 on, the performance of students in Biological Sciences courses and the influence of examinations in the curricular structure of these courses in the State of São Paulo. The influence of the legal nature of schools, infrastructure, graduation and activities of the professors where also observed by the performance of the graduates in national examinations, in order to detect the existence of any positive correlation between these dataDoutoradoBiologia CelularDoutor em Biologia Celular e Estrutural[s.n.]Cortelazzo, Angelo Luiz, 1954-Dolder, Mary Anne HeidiSparti, Sonia Chebel MercadoGenari, Selma CandelariaGonçalves, Estela MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Biologia Celular e EstruturalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Viktoria Kovesdy2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf445 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615618RIBEIRO, Viktoria Kovesdy. Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais. 2011. 445 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615618. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/798309porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:18:23Zoai::798309Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:18:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais Addressing the contents of cell biology in Biological Courses and its relation to national assessments |
title |
Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais |
spellingShingle |
Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais Ribeiro, Viktoria Kovesdy Exame Nacional de Desempenho de Estudantes Biologia celular - Estudo e ensino Exame nacional de cursos Ciências biológicas - Currículos - Avaliação Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Cell Biology - Study and teaching Exame nacional de cursos Biology sciences - Curriculum evaluation |
title_short |
Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais |
title_full |
Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais |
title_fullStr |
Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais |
title_full_unstemmed |
Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais |
title_sort |
Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais |
author |
Ribeiro, Viktoria Kovesdy |
author_facet |
Ribeiro, Viktoria Kovesdy |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cortelazzo, Angelo Luiz, 1954- Dolder, Mary Anne Heidi Sparti, Sonia Chebel Mercado Genari, Selma Candelaria Gonçalves, Estela Maria Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Viktoria Kovesdy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes Biologia celular - Estudo e ensino Exame nacional de cursos Ciências biológicas - Currículos - Avaliação Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Cell Biology - Study and teaching Exame nacional de cursos Biology sciences - Curriculum evaluation |
topic |
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes Biologia celular - Estudo e ensino Exame nacional de cursos Ciências biológicas - Currículos - Avaliação Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Cell Biology - Study and teaching Exame nacional de cursos Biology sciences - Curriculum evaluation |
description |
Orientador: Angelo Luiz Cortelazzo |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615618 RIBEIRO, Viktoria Kovesdy. Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais. 2011. 445 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615618. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615618 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Viktoria Kovesdy. Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais. 2011. 445 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615618. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/798309 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 445 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189056137920512 |