Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Viktoria Kovesdy
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615618
Resumo: Orientador: Angelo Luiz Cortelazzo
id UNICAMP-30_88f056a81a8cca9ad3856c5405caa0c8
oai_identifier_str oai::798309
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionaisAddressing the contents of cell biology in Biological Courses and its relation to national assessmentsExame Nacional de Desempenho de EstudantesBiologia celular - Estudo e ensinoExame nacional de cursosCiências biológicas - Currículos - AvaliaçãoExame Nacional de Desempenho dos EstudantesCell Biology - Study and teachingExame nacional de cursosBiology sciences - Curriculum evaluationOrientador: Angelo Luiz CortelazzoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: As políticas públicas ligadas à expansão do Ensino Superior brasileiro têm levado à implantação de sistemas de avaliação da qualidade do ensino, processo que vem evoluindo para uma concepção sistematizada de forma construtiva e que leva em conta a participação dos diferentes segmentos relacionados às instituições. Há, entretanto, componentes desse processo implantados de forma mais polêmica, destacando-se os instrumentos nacionais de avaliação aplicados a iniciantes e concluintes das graduações, ainda pouco estudada, exceto por análises superficiais dos meios de comunicação, mais interessados no ranqueamento das escolas do que na avaliação dessas práticas. Nesse contexto, os cursos de Biologia passaram a ter seus estudantes avaliados no ano de 2000 e até 2003, por meio do Exame Nacional de Cursos, seguindo-se, em 2005, avaliação amostral, nos termos propostos pela legislação federal que implantou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Como nesses exames foram preenchidos questionários socioeconômicos por parte dos estudantes, além de dados sobre as condições de oferta de tais cursos, há farto material para análise, ainda pouco explorado por pesquisadores nacionais e internacionais. O presente trabalho analisou os conteúdos de Biologia Celular dos exames nacionais realizados a partir do ano de 2000, o desempenho dos estudantes dos Cursos de Ciências Biológicas, e a influência dos exames na estrutura curricular desses cursos no Estado de São Paulo. Também foi verificada a influência da natureza jurídica das escolas, infra-estrutura, formação e atividades docentes a partir do desempenho dos egressos nos exames nacionais realizados, a fim de detectar a existência de eventual correlação positiva entre tais dadosAbstract: The public policies related to the expansion of Brazilian higher education have led to the establishment of evaluation systems for the quality of education, a process that has evolved into a systematic conception in a constructive way and which takes into account the participation of different segments related to the institutions. There are, however, components of this process implemented in a more controvertial way, especially the national instruments of evaluation applied to freshmen and graduates. These are still very little studied, except for superficial analysis of the media, which is more interested in the ranking of schools rather than in the evaluation of these practices. In this context, the courses of Biology had their students evaluated in the year of 2000 until 2003, through the National Course Examination, followed, in 2005 by the assessment sample, under the terms proposed by the federal legislation that established the National Assessment System of Higher Education (SINAES). As at such exams, questionnaires regarding Socioeconomic surveys were filled in by the students, as well as data on the conditions of availability of such courses, there is a huge amount of material for analysis, still little explored by national and international researchers. This study examined the contents of Cell Biology of the national examinations conducted from the year 2000 on, the performance of students in Biological Sciences courses and the influence of examinations in the curricular structure of these courses in the State of São Paulo. The influence of the legal nature of schools, infrastructure, graduation and activities of the professors where also observed by the performance of the graduates in national examinations, in order to detect the existence of any positive correlation between these dataDoutoradoBiologia CelularDoutor em Biologia Celular e Estrutural[s.n.]Cortelazzo, Angelo Luiz, 1954-Dolder, Mary Anne HeidiSparti, Sonia Chebel MercadoGenari, Selma CandelariaGonçalves, Estela MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Biologia Celular e EstruturalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Viktoria Kovesdy2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf445 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615618RIBEIRO, Viktoria Kovesdy. Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais. 2011. 445 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615618. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/798309porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:18:23Zoai::798309Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:18:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais
Addressing the contents of cell biology in Biological Courses and its relation to national assessments
title Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais
spellingShingle Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais
Ribeiro, Viktoria Kovesdy
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
Biologia celular - Estudo e ensino
Exame nacional de cursos
Ciências biológicas - Currículos - Avaliação
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Cell Biology - Study and teaching
Exame nacional de cursos
Biology sciences - Curriculum evaluation
title_short Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais
title_full Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais
title_fullStr Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais
title_full_unstemmed Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais
title_sort Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais
author Ribeiro, Viktoria Kovesdy
author_facet Ribeiro, Viktoria Kovesdy
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cortelazzo, Angelo Luiz, 1954-
Dolder, Mary Anne Heidi
Sparti, Sonia Chebel Mercado
Genari, Selma Candelaria
Gonçalves, Estela Maria
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Viktoria Kovesdy
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
Biologia celular - Estudo e ensino
Exame nacional de cursos
Ciências biológicas - Currículos - Avaliação
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Cell Biology - Study and teaching
Exame nacional de cursos
Biology sciences - Curriculum evaluation
topic Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
Biologia celular - Estudo e ensino
Exame nacional de cursos
Ciências biológicas - Currículos - Avaliação
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Cell Biology - Study and teaching
Exame nacional de cursos
Biology sciences - Curriculum evaluation
description Orientador: Angelo Luiz Cortelazzo
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615618
RIBEIRO, Viktoria Kovesdy. Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais. 2011. 445 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615618. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615618
identifier_str_mv RIBEIRO, Viktoria Kovesdy. Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais. 2011. 445 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615618. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/798309
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
445 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189056137920512