Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601849 |
Resumo: | Orientador: Solange L'Abbate |
id |
UNICAMP-30_8904d7c50416f8a85addf2a49382b327 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::361404 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escolaAbordagem interdisciplinar do conhecimentoAutonomiaSaúde pública - BrasilSaúde - Métodos de ensinoOrientador: Solange L'AbbateDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: O movimento da Reforma Sanitária Brasileira, fortemente influenciado pelos ideais da Promoção à Saúde, tem como concepção básica a saúde como agente central na transformação das condições de vida e na redução das iniqüidades sociais. Esta concepção implica na percepção da saúde como dependente do acesso digno a condições mínimas de trabalho, salário, moradia, alimentação, saneamento, transporte, lazer e educação. Para vencer as dificuldades de ordem teórica e prática na busca destes objetivos, têm-se procurado estratégias que dêem conta de implementar o SUS dentro dos princípios de integralidade, participação social, universalidade e eqüidade, eficiência e eficácia das ações, e na valorização dos trabalhadores do setor. A partir deste contexto, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo que buscou analisar o processo de desenvolvimento de atividades de Educação em Saúde realizadas por equipes multiprofissionais, em um centro de saúde-escola, situado na cidade de Campinas-SP, com vistas a uma aproximação das possibilidades e limites observados neste tipo de abordagem para a Promoção à Saúde. Para atingirmos este fim realizamos a descrição e análise dessas práticas, através do método hermenêutico-dialético, conjugando técnicas de pesquisa documental e depoimentos dos técnicos e usuários deste serviço envolvidos neste processo. Ao final desse trabalho concluímos que as experiências em estudo apresentaram um bom resultado na manutenção das condições de vida e saúde dos usuários, para a prática docente-assistencial e no atendimento das finalidades do serviço em questão. Tais resultados sugerem um papel estratégico desse tipo de atividade na busca da Promoção à Saúde e na consolidação do SUSAbstract: The Brazilian Sanitary Reform, strongly influenced by the ideals of Health Promotion, has as a basic conception the health as central agent in the transformation of the life conditions and in the reduction of the social iniquities. This conception implicates in the perception of the health as dependent of the worthy access to a minimum conditions of work, wage, home, feeding, sanitation, transport, leisure and education. To overcome the difficulties of theoretical and practical order in looking for these objectives, has been seeking strategies that give support of implementing SUS within of the integral principles, social participation, universality and justness, efficiency and effectiveness of the actions, and in the valorization of the workers' section. Starting from this context we accomplished a research of qualitative type that looked to analyze the process of development of Education in Health activities accomplished by multiprofessional teams in a health school center, located in Campinas-SP, with views to obtain an approach of the possibilities and limits observed in this type of approach for Health Promotion. For us to reach this purpose we did the description and analysis of these practices, through dialectical-hermeneutic method, conjugating techniques of documental research and the technicians' depositions and users of this service involved in this process. At last we concluded that the experiences in the study presented a good result in the maintenance of the life conditions and the users' health, for the educational-assistencial practice and in the attendance of the purposes of the service in subject. These results suggest a strategic paper of this activity type in the search of Health Promotion and in the consolidation of SUSMestradoSaúde ColetivaMestre em Saúde Coletiva[s.n.]L'Abbate, Solange, 1942-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGranada, Gelso Guimarães20042004-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf283p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601849GRANADA, Gelso Guimarães. Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude: a experiencia em um centro de saude-escola. 2004. 283p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601849. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/361404porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:25:15Zoai::361404Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:25:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escola |
title |
Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escola |
spellingShingle |
Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escola Granada, Gelso Guimarães Abordagem interdisciplinar do conhecimento Autonomia Saúde pública - Brasil Saúde - Métodos de ensino |
title_short |
Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escola |
title_full |
Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escola |
title_fullStr |
Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escola |
title_full_unstemmed |
Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escola |
title_sort |
Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escola |
author |
Granada, Gelso Guimarães |
author_facet |
Granada, Gelso Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
L'Abbate, Solange, 1942- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Granada, Gelso Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem interdisciplinar do conhecimento Autonomia Saúde pública - Brasil Saúde - Métodos de ensino |
topic |
Abordagem interdisciplinar do conhecimento Autonomia Saúde pública - Brasil Saúde - Métodos de ensino |
description |
Orientador: Solange L'Abbate |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-08-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601849 GRANADA, Gelso Guimarães. Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude: a experiencia em um centro de saude-escola. 2004. 283p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601849. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) GRANADA, Gelso Guimarães. Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude: a experiencia em um centro de saude-escola. 2004. 283p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601849. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/361404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 283p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188937561800704 |