Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Granada, Gelso Guimarães
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601849
Resumo: Orientador: Solange L'Abbate
id UNICAMP-30_8904d7c50416f8a85addf2a49382b327
oai_identifier_str oai::361404
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escolaAbordagem interdisciplinar do conhecimentoAutonomiaSaúde pública - BrasilSaúde - Métodos de ensinoOrientador: Solange L'AbbateDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: O movimento da Reforma Sanitária Brasileira, fortemente influenciado pelos ideais da Promoção à Saúde, tem como concepção básica a saúde como agente central na transformação das condições de vida e na redução das iniqüidades sociais. Esta concepção implica na percepção da saúde como dependente do acesso digno a condições mínimas de trabalho, salário, moradia, alimentação, saneamento, transporte, lazer e educação. Para vencer as dificuldades de ordem teórica e prática na busca destes objetivos, têm-se procurado estratégias que dêem conta de implementar o SUS dentro dos princípios de integralidade, participação social, universalidade e eqüidade, eficiência e eficácia das ações, e na valorização dos trabalhadores do setor. A partir deste contexto, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo que buscou analisar o processo de desenvolvimento de atividades de Educação em Saúde realizadas por equipes multiprofissionais, em um centro de saúde-escola, situado na cidade de Campinas-SP, com vistas a uma aproximação das possibilidades e limites observados neste tipo de abordagem para a Promoção à Saúde. Para atingirmos este fim realizamos a descrição e análise dessas práticas, através do método hermenêutico-dialético, conjugando técnicas de pesquisa documental e depoimentos dos técnicos e usuários deste serviço envolvidos neste processo. Ao final desse trabalho concluímos que as experiências em estudo apresentaram um bom resultado na manutenção das condições de vida e saúde dos usuários, para a prática docente-assistencial e no atendimento das finalidades do serviço em questão. Tais resultados sugerem um papel estratégico desse tipo de atividade na busca da Promoção à Saúde e na consolidação do SUSAbstract: The Brazilian Sanitary Reform, strongly influenced by the ideals of Health Promotion, has as a basic conception the health as central agent in the transformation of the life conditions and in the reduction of the social iniquities. This conception implicates in the perception of the health as dependent of the worthy access to a minimum conditions of work, wage, home, feeding, sanitation, transport, leisure and education. To overcome the difficulties of theoretical and practical order in looking for these objectives, has been seeking strategies that give support of implementing SUS within of the integral principles, social participation, universality and justness, efficiency and effectiveness of the actions, and in the valorization of the workers' section. Starting from this context we accomplished a research of qualitative type that looked to analyze the process of development of Education in Health activities accomplished by multiprofessional teams in a health school center, located in Campinas-SP, with views to obtain an approach of the possibilities and limits observed in this type of approach for Health Promotion. For us to reach this purpose we did the description and analysis of these practices, through dialectical-hermeneutic method, conjugating techniques of documental research and the technicians' depositions and users of this service involved in this process. At last we concluded that the experiences in the study presented a good result in the maintenance of the life conditions and the users' health, for the educational-assistencial practice and in the attendance of the purposes of the service in subject. These results suggest a strategic paper of this activity type in the search of Health Promotion and in the consolidation of SUSMestradoSaúde ColetivaMestre em Saúde Coletiva[s.n.]L'Abbate, Solange, 1942-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGranada, Gelso Guimarães20042004-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf283p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601849GRANADA, Gelso Guimarães. Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude: a experiencia em um centro de saude-escola. 2004. 283p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601849. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/361404porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:25:15Zoai::361404Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:25:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escola
title Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escola
spellingShingle Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escola
Granada, Gelso Guimarães
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Autonomia
Saúde pública - Brasil
Saúde - Métodos de ensino
title_short Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escola
title_full Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escola
title_fullStr Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escola
title_full_unstemmed Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escola
title_sort Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escola
author Granada, Gelso Guimarães
author_facet Granada, Gelso Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv L'Abbate, Solange, 1942-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Granada, Gelso Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Autonomia
Saúde pública - Brasil
Saúde - Métodos de ensino
topic Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Autonomia
Saúde pública - Brasil
Saúde - Métodos de ensino
description Orientador: Solange L'Abbate
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-08-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601849
GRANADA, Gelso Guimarães. Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude: a experiencia em um centro de saude-escola. 2004. 283p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601849. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GRANADA, Gelso Guimarães. Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude: a experiencia em um centro de saude-escola. 2004. 283p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601849. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/361404
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
283p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188937561800704