Retardo de desenvolvimento de linguagem : o fonoaudiologo e seu paciente : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basso, Rosana Benine
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582095
Resumo: Orientador: Maria Fausta Pereira de Castro
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spelling Retardo de desenvolvimento de linguagem : o fonoaudiologo e seu paciente : estudo de casoDistúrbios da falaDistúrbios da linguagemFonoaudiologiaFoniatriaOrientador: Maria Fausta Pereira de CastroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O Retardo de desenvolvimento de linguagem (doravante RDL) configura-se na clínica fonoaudiológica como um fenômeno bastante indefinido. Esta indefinição evidencia-se, entre outras, pela dificuldade de se configurar suas características e de se identificar o que determina a sua resolução no processo terapêutico. Tomando-se como objeto de análise o processo fonoaudiológico desenvolvido durante um ano, com uma criança que apresentava queixa de RDL, procuro, neste trabalho, entender o conjunto de fenômenos que constituem tal entidade clínica e, ainda, refletir sobre o que acontece na relação fonoaudióloga/paciente, buscando configurar as mudanças que esta relação pode operar no desenvolvimento lingüístico da criança paciente. Esta reflexão é atravessada por dois discursos distintos: o do sócio-internacionalismo, enquanto hipótese sobre a natureza da linguagem, e o da psicanálise, enquanto uma teoria da clínica. A possibilidade de articulação desses dois discursos permitiram-me vislumbrar um lugar singular, diferente daquele tradicionalmente dado ao fonoaudiólogo, isto é, um lugar que se distancia do modelo médico ou pedagógico. Além disto, ao se alçar o dado clínico como objeto de análise, foi possível ver a "patologia da linguagem" como algo além da falta ou do desvio com relação ao normal, ou como manifestação de. problemas orgânicos ou funcionais. Este trabalho aponta, assim, a clínica como lugar privilegiado para uma teorização da fonoaudiologiaAbstract: Not informed.MestradoMestre em Linguística[s.n.]Castro, Maria Fausta Pereira de, 1944-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBasso, Rosana Benine1995info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf224f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582095BASSO, Rosana Benine. Retardo de desenvolvimento de linguagem: o fonoaudiologo e seu paciente : estudo de caso. 1995. 224f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582095. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/83989porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T04:17:10Zoai::83989Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T04:17:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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