Mito rasgado : performance e Cavalo Marinho na cena "in processo"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603167 |
Resumo: | Orientador: Regina Aparecida Polo Muller, Graziela Estela Fonseca Rodrigues |
id |
UNICAMP-30_8af124018932c7b80df380f674318e7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::373068 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mito rasgado : performance e Cavalo Marinho na cena "in processo"Torn Mith: Cavalo Marinho and Prformance in the work "In process"CenaCavalo-marinhoMitologiaPerformance (Arte)Torn mithPerformance in the work In processOrientador: Regina Aparecida Polo Muller, Graziela Estela Fonseca RodriguesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A presente pesquisa visa explicitar o processo de criação de uma poética em performance, cujo roteiro apóia-se na mitologia pessoal - por intermédio da persona Joana d¿Arc -, e no percurso artístico autoral, o qual se fundamenta em dois pólos: o da incursão na polifonia cênica - proposta pela Arte de Performance ¿ e o de vivência identitária no espetáculo de Cavalo Marinho pernambucano (Bumba-meu-boi). Na trajetória desta investigação processual, foram desveladas intersecções entre as duas expressões cênicas acima mencionadas, incluindo-se aí a presença do mythos em ambas as vertentes de Performance Cultural, como são conceituadas, ressaltando-o como aquele que dá enlevo à criação espetacular e à atuação. É a partir da articulação entre o mito, enquanto narrativa intertextual, e a linguagem interseccional (Performance-Cavalo Marinho), que se aponta a Poética do Teatro Rasgado, calcada na seguinte tríade de matrizes cênicas: sacralidade (mito), ancestralidade (memória) e ludicidade (jogo)Abstract: This research aims to present the creation process of the performance , in which the main guideline is based on the personal mythology - presented through the persona of Joan of Arc - and in the author's artistic process - this one based on two different paths: the scene polyphony - a caracteristics of performing arts - and the cultural identities showed in a Cavalo marinho (bumba-meu-boi) show, a play created in the Brazilian State of Pernambuco. In this work - in- process investigation were revealed common points between the theatrical expressions mentioned above, especially including the mythos in the definitions of both cultural performances. The mythos is responsible for the spectacular caracteristics of both kinds of performances and for the acting. It is from this link between the mythos, as an intertextual narrative, and the interacting language (performing arts - cavalo Marinho), that the poetic quality of Teatro Rasgado (Torn Theatre) is defined, based on the following scene directions: sacrality (myth), ancestrality (memory), ludism (play)MestradoMestre em Artes[s.n.]Rodrigues, Graziela, 1954-Muller, Regina Polo, 1950-Quilici, Cassiano SydowKuhl, Paulo MugayarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de20052005-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf application/x-compressed mp4238 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603167LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de. Mito rasgado: performance e Cavalo Marinho na cena "in processo". 2005. 238 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603167. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/373068https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/373068https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/373068https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/373068https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/373068https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/373068https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/373068porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-16T17:48:13Zoai::373068Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-08-16T17:48:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mito rasgado : performance e Cavalo Marinho na cena "in processo" Torn Mith: Cavalo Marinho and Prformance in the work "In process" |
title |
Mito rasgado : performance e Cavalo Marinho na cena "in processo" |
spellingShingle |
Mito rasgado : performance e Cavalo Marinho na cena "in processo" Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de Cena Cavalo-marinho Mitologia Performance (Arte) Torn mith Performance in the work In process |
title_short |
Mito rasgado : performance e Cavalo Marinho na cena "in processo" |
title_full |
Mito rasgado : performance e Cavalo Marinho na cena "in processo" |
title_fullStr |
Mito rasgado : performance e Cavalo Marinho na cena "in processo" |
title_full_unstemmed |
Mito rasgado : performance e Cavalo Marinho na cena "in processo" |
title_sort |
Mito rasgado : performance e Cavalo Marinho na cena "in processo" |
author |
Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de |
author_facet |
Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Graziela, 1954- Muller, Regina Polo, 1950- Quilici, Cassiano Sydow Kuhl, Paulo Mugayar Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Artes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cena Cavalo-marinho Mitologia Performance (Arte) Torn mith Performance in the work In process |
topic |
Cena Cavalo-marinho Mitologia Performance (Arte) Torn mith Performance in the work In process |
description |
Orientador: Regina Aparecida Polo Muller, Graziela Estela Fonseca Rodrigues |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-12-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603167 LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de. Mito rasgado: performance e Cavalo Marinho na cena "in processo". 2005. 238 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603167. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603167 |
identifier_str_mv |
LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de. Mito rasgado: performance e Cavalo Marinho na cena "in processo". 2005. 238 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603167. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/373068 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/373068 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/373068 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/373068 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/373068 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/373068 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/373068 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-compressed mp4 238 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188949598404608 |