On the use of particle impact dampers to control vertical impact-induced vibration : an experimental investigation = Uso de absorvedores por efeito de impacto multi-particulados no controle de vibrações verticais impacto-induzidas: estudo experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Fábio Menegatti de, 1988-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633982
Resumo: Orientador: Milton Dias Junior
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spelling On the use of particle impact dampers to control vertical impact-induced vibration : an experimental investigation = Uso de absorvedores por efeito de impacto multi-particulados no controle de vibrações verticais impacto-induzidas: estudo experimentalUso de absorvedores por efeito de impacto multi-particulados no controle de vibrações verticais impacto-induzidas : estudo experimentalVibraçãoControle de ruídoVibrationNoise controlOrientador: Milton Dias JuniorTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: Absorvedores por efeito de impacto multi-particulados (uma tradução livre do termo em inglês \emph{particle impact dampers}, ou \emph{PIDs}) são dispositivos que vêm sendo pesquisados e aplicados como alternativa aos métodos comumente usados no controle passivo de vibração e ruído. Embora uma grande quantidade de trabalhos vêm sendo conduzidos de forma a entender o comportamento dinâmico dessa categoria de absorvedores, ainda existe espaço para novos estudos. Grande parte da literatura é focada na análise da resposta livre e forçada (harmônica) de PIDs quando acoplados tanto em sistemas de um grau de liberdade (GL) quanto de múltiplos GLs. Além disso, dentre os trabalhos encontrados, parte deles se propõe a caracterizar o amortecimento proporcionado por tais absorvedores utilizando alguns indicadores de dissipação. Nesse sentido, propõe-se neste trabalho: 1) Analisar e comparar dois desses indicadores que caracterizam a dissipação de PIDs; 2) Analisar o comportamento desses absorvedores quando sujeitos à excitação vertical impacto-induzidaAbstract: Particle impact dampers (\emph{PIDs}) are devices that have been explored as an alternative to the conventional methods employed in the passive control of noise and vibration. Although a great deal of articles has been conducted in order to understand the dynamic behavior of these dampers, there are still some new possibilities of study to be conducted. Many studies found in the literature are focused on the analysis of free and harmonically forced response of PIDs attached to SDOF or MDOF systems. Moreover, many of the performed works are concentrated on the characterization of damping by using and/or proposing dissipation parameters. Based on that, this Thesis has two main objectives: 1) It is of particular interest to analyze and compare two of such dissipation parameters; 2) Additionally, it is proposed the use of PIDs in structures that are subject to vertical impact-induced excitationsDoutoradoMecânica dos Sólidos e Projeto MecânicoDoutor em Engenharia MecânicaCAPESCNPQ205203/2014-0[s.n.]Dias Junior, Milton, 1962-Pederiva, RobsonSerpa, Alberto LuizSteffen Junior, ValderLenzi, ArcanjoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMelo, Fábio Menegatti de, 1988-20182018-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (125 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633982MELO, Fábio Menegatti de. On the use of particle impact dampers to control vertical impact-induced vibration : an experimental investigation = Uso de absorvedores por efeito de impacto multi-particulados no controle de vibrações verticais impacto-induzidas: estudo experimental. 2018. 1 recurso online (125 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633982. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1022048Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-04T10:43:46Zoai::1022048Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-09-04T10:43:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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