Efeitos das acelerações e frequencias durante o transporte do figo roxo de Valinhos
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598350 |
Resumo: | Orientador : Antonio Carlos de Oliveira Ferraz |
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Efeitos das acelerações e frequencias durante o transporte do figo roxo de ValinhosFrutas - ComercializaçãoFigo - Produção - Valinhos (SP)Figo - Propriedades mecânicasTransporte rodoviario de carga - VibraçãoProdutos pereciveisCultivos agricolas - Perdas pos-colheitaOrientador : Antonio Carlos de Oliveira FerrazDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia AgricolaResumo: Os consumidores do figo Roxo de Valinhos estão mais exigentes quanto a sua qualidade. Sendo um produto perecível, requer cuidados especiais no seu transporte. O nível de danos mecânicos e a variação de firmeza dos frutos durante o transporte podem comprometer seriamente a qualidade das frutas. O presente trabalho teve por objetivos medir as acelerações durante o transporte, em percurso de 90 km em via pavimentada, identificar as freqüências dominantes e investigar os efeitos dessas freqüências através de ensaios laboratoriais utilizando mesa vibratória. Os procedimentos adotados foram adequados para medir as acelerações e identificar as freqüências que ocorrem durante o transporte. Concluiu-se que as freqüências de 2 Hz e 13 Hz predominaram durante o percurso, sendo que na freqüência de 13 Hz, nas condições atuais de embalagens e transporte, podem ocorrer de danos mecânicos aos figosAbstract: Roxo de Valinhos fig consumers have become more demanding concerning quality. As a perishable produce it demands special care during transportation. The level of mechanical damages and variations of fruit firmness during transportation may severely reduce fruit quality. This work aimed to measure acceleration levels during truck transportation of packed 'Roxo de Valinhos¿ figs on paved roads, in a 90km distance, to identify the dominant frequencies and to investigate the effects of these frequencies in fig quality using a vibrating table. The procedures adopted showed to be adequate to measure acceleration levels, to identify the dominant frequencies and to test their effect on the figs. It was found dominant frequencies of 2 Hz and 13 Hz, and concluded that mechanical damages are more likely to occur when figs are vibrating at the frequency of 13 HzMestradoMáquinas AgrícolasMestre em Engenharia Agrícola[s.n.]Ferraz, Antônio Carlos de Oliveira, 1953-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia AgricolaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLacerda, Fausto Correa de20042004-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf80f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598350LACERDA, Fausto Correa de. Efeitos das acelerações e frequencias durante o transporte do figo roxo de Valinhos. 2004. 80f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agricola, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598350. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/323519porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:00:54Zoai::323519Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:00:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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