A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos orais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586478 |
Resumo: | Orientador: Ernesta Zamboni |
id |
UNICAMP-30_8bf73b1e8332906eeb2ede4cbeb36359 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::134033 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos oraisIdentidadeProfessores - FormaçãoProfessores - DepoimentosHistória - Estudo e ensinoOrientador: Ernesta ZamboniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Há uma tendência dentro da História de se abandonar os grandes modelos explicativos (macro-história) em favor de análises mais particularizadas (micro história) para, a partir daí, buscar-se explicações mais totalizantes. A nova história, tendência historiográfica dos anos 60-80, é, sem dúvida alguma, representativa desse movimento. O social e cultural passaram a ter grande importância, remetendo-se para o cotidiano de pessoas ou pequenos grupos representativos. Os limites da história tiveram seus horizontes ampliados na medida em que foi possível explorar as experiências históricas de homens e mulheres comuns, cuja existência é tão freqüentemente ignorada. O cotidiano, por sua vez, não é visto simplesmente como ilustração, mas sim, como recurso analítico. Vai-se atrás dos rastros, dos pêlos, das marcas, dos sinais deixados pelo caminho das pessoas, para compreender os elementos que, manifestados em seus fazeres, contenham o geral. Diante desta perspectiva, este trabalho busca no cotidiano de duas professoras de História, qual o significado de ser e estar na profissão docente, através da recuperação da representação que fazem da identidade profissional. Partindo de pressupostos da psicologia social, que define identidade como elemento que está em constante construção pela atividade social e que se personaliza segundo os valores, idéias e princípios do indivíduo, e, entendendo representação como uma construção mental, subjetiva, que a pessoa faz sobre aspectos de uma realidade vivida, procurei trilhar com o entrevistado um percurso sobre sua vida profissional e pessoal, recuperando valores culturais e sociais que foram sendo construídos. Trata-se de um caminho feito de lutas e conflitos, avanços e retrocessos, dores e amores e que revelam os sujeitos concretos que constroem cotidianamente a educação escolarMestradoMetodologia do EnsinoMestre em Educação[s.n.]Zamboni, Ernesta, 1939-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOrlandelli, Silvia Helena19981998-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf196f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586478ORLANDELLI, Silvia Helena. A representação identitaria no professor de historia: um estudo com depoimentos orais. 1998. 196f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586478. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134033porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T11:52:59Zoai::134033Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T11:52:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos orais |
title |
A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos orais |
spellingShingle |
A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos orais Orlandelli, Silvia Helena Identidade Professores - Formação Professores - Depoimentos História - Estudo e ensino |
title_short |
A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos orais |
title_full |
A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos orais |
title_fullStr |
A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos orais |
title_full_unstemmed |
A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos orais |
title_sort |
A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos orais |
author |
Orlandelli, Silvia Helena |
author_facet |
Orlandelli, Silvia Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zamboni, Ernesta, 1939- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orlandelli, Silvia Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Professores - Formação Professores - Depoimentos História - Estudo e ensino |
topic |
Identidade Professores - Formação Professores - Depoimentos História - Estudo e ensino |
description |
Orientador: Ernesta Zamboni |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998 1998-08-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586478 ORLANDELLI, Silvia Helena. A representação identitaria no professor de historia: um estudo com depoimentos orais. 1998. 196f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586478. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586478 |
identifier_str_mv |
ORLANDELLI, Silvia Helena. A representação identitaria no professor de historia: um estudo com depoimentos orais. 1998. 196f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586478. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134033 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 196f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188814645624832 |