A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos orais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orlandelli, Silvia Helena
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586478
Resumo: Orientador: Ernesta Zamboni
id UNICAMP-30_8bf73b1e8332906eeb2ede4cbeb36359
oai_identifier_str oai::134033
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos oraisIdentidadeProfessores - FormaçãoProfessores - DepoimentosHistória - Estudo e ensinoOrientador: Ernesta ZamboniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Há uma tendência dentro da História de se abandonar os grandes modelos explicativos (macro-história) em favor de análises mais particularizadas (micro história) para, a partir daí, buscar-se explicações mais totalizantes. A nova história, tendência historiográfica dos anos 60-80, é, sem dúvida alguma, representativa desse movimento. O social e cultural passaram a ter grande importância, remetendo-se para o cotidiano de pessoas ou pequenos grupos representativos. Os limites da história tiveram seus horizontes ampliados na medida em que foi possível explorar as experiências históricas de homens e mulheres comuns, cuja existência é tão freqüentemente ignorada. O cotidiano, por sua vez, não é visto simplesmente como ilustração, mas sim, como recurso analítico. Vai-se atrás dos rastros, dos pêlos, das marcas, dos sinais deixados pelo caminho das pessoas, para compreender os elementos que, manifestados em seus fazeres, contenham o geral. Diante desta perspectiva, este trabalho busca no cotidiano de duas professoras de História, qual o significado de ser e estar na profissão docente, através da recuperação da representação que fazem da identidade profissional. Partindo de pressupostos da psicologia social, que define identidade como elemento que está em constante construção pela atividade social e que se personaliza segundo os valores, idéias e princípios do indivíduo, e, entendendo representação como uma construção mental, subjetiva, que a pessoa faz sobre aspectos de uma realidade vivida, procurei trilhar com o entrevistado um percurso sobre sua vida profissional e pessoal, recuperando valores culturais e sociais que foram sendo construídos. Trata-se de um caminho feito de lutas e conflitos, avanços e retrocessos, dores e amores e que revelam os sujeitos concretos que constroem cotidianamente a educação escolarMestradoMetodologia do EnsinoMestre em Educação[s.n.]Zamboni, Ernesta, 1939-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOrlandelli, Silvia Helena19981998-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf196f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586478ORLANDELLI, Silvia Helena. A representação identitaria no professor de historia: um estudo com depoimentos orais. 1998. 196f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586478. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134033porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T11:52:59Zoai::134033Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T11:52:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos orais
title A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos orais
spellingShingle A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos orais
Orlandelli, Silvia Helena
Identidade
Professores - Formação
Professores - Depoimentos
História - Estudo e ensino
title_short A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos orais
title_full A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos orais
title_fullStr A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos orais
title_full_unstemmed A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos orais
title_sort A representação identitaria no professor de historia : um estudo com depoimentos orais
author Orlandelli, Silvia Helena
author_facet Orlandelli, Silvia Helena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zamboni, Ernesta, 1939-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Orlandelli, Silvia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Professores - Formação
Professores - Depoimentos
História - Estudo e ensino
topic Identidade
Professores - Formação
Professores - Depoimentos
História - Estudo e ensino
description Orientador: Ernesta Zamboni
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-08-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586478
ORLANDELLI, Silvia Helena. A representação identitaria no professor de historia: um estudo com depoimentos orais. 1998. 196f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586478. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586478
identifier_str_mv ORLANDELLI, Silvia Helena. A representação identitaria no professor de historia: um estudo com depoimentos orais. 1998. 196f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586478. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
196f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188814645624832