Programa de remediação fonologica em escolares com dislexia do desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado-Azoni, Cíntia Alves, 1978-
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601147
Resumo: Orientador: Simone Aparecida Capellini
id UNICAMP-30_8c259ed8ddfc096605f257c9e2b6ccaf
oai_identifier_str oai::358188
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Programa de remediação fonologica em escolares com dislexia do desenvolvimentoDislexiaDisturbios de aprendizagemDisturbios de aprendizagem em criançasFonoaudiologiaInabilidade na leituraLeitura - Ensino corretivoDesenvolvimento neurobiologicoOrientador: Simone Aparecida CapelliniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: O objetivo geral deste estudo foi verificar a eficácia do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento. Dentre os objetivos específicos, o estudo visou comparar o desempenho cognitivo-lingüístico de escolares com quadro de dislexia do desenvolvimento com escolares sem histórico de dificuldade de aprendizagem; comparar os achados dos procedimentos de avaliação utilizados na pré e pós-testagem em escolares com dislexia do desenvolvimento submetidos e não submetidos ao programa, e comparar os achados do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento e escolares sem dificuldades escolares submetidos ao programa de remediação. Participaram deste estudo vinte e quatro escolares, sendo o grupo I (GI) subdivido em: GIe composto por seis escolares com dislexia do desenvolvimento submetidos ao programa, e GIc, composto por seis escolares com dislexia do desenvolvimento não submetidos ao programa. O grupo II (GII), subdividido em GIIe, composto por seis escolares sem dificuldades de aprendizagem submetidos à remediação e GIIc, composto por seis escolares sem dificuldades de aprendizagem não submetidos à remediação. Foi realizado programa de remediação fonológica (GONZALEZ & ROSQUETE, 2002) em três etapas: pré-testagem, treino, pós-testagem. O programa de remediação foi realizado em vinte sessões. Os resultados deste estudo revelaram que o GI apresentou desempenho inferior em habilidade fonológica, de leitura e escrita do que o GII em situação de pré-testagem. Entretanto, o GIe apresentou desempenho semelhante ao GII em situação de pós-testagem, evidenciando a eficácia do programa de remediação com habilidades fonológicas em escolares com dislexia do desenvolvimentoAbstract: The general goal of this study was to check the efficiency of the program of phonological remediation in children with developmental dyalexia. Among the specific goals, this study aims to compare the linguistic-cognitive performance in children with dyslexia of development with children without history of learning difficulty; to compare findings of procedures of evaluation used in pre and post-test in children with developmental dyslexia, submitted and not submitted to the program, and to compare the findings of the program of phonological remediation in children with dyslexia of developmente, and children without school dificultties submitted to the program of remediation. Twenty-four students took part of study. Group I (GI) was divided in two other groups: GIe composed of 6 students with dyslexia of development submitted to the program, and GIc composed of 6 students with dyslexia of development not submitted to the program. Group II (GII), divided in GIIe, composed of 6 students without dificultties in learning submitted to remediation, and GIIc composed of 6 students without dificultties in learning not submitted to remediation. The remediation was accomplished in 20 sessions. The program (GONZALEZ & ROSQUETE, 2002) was used on three parts: pre, training and pos-test. The results of this study revealed that GI showed a lower performance in phonological ability in reading and writing than GII in pre-test situation. However, GIe showed the same performance as GII in pos-test situation, proving efficiency of the program in remediation with phonological abilities in students with dyslexia of developmentMestradoCiências BiomédicasMestre em Ciências Médicas[s.n.]Capellini, Simone AparecidaAvila, Clara Regina Brandão deGuerreiro, Marilisa MantovaniUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSalgado-Azoni, Cíntia Alves, 1978-20052005-05-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf197 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601147SALGADO-AZONI, Cíntia Alves. Programa de remediação fonologica em escolares com dislexia do desenvolvimento. 2005. 197 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601147. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/358188porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:19:35Zoai::358188Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:19:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de remediação fonologica em escolares com dislexia do desenvolvimento
title Programa de remediação fonologica em escolares com dislexia do desenvolvimento
spellingShingle Programa de remediação fonologica em escolares com dislexia do desenvolvimento
Salgado-Azoni, Cíntia Alves, 1978-
Dislexia
Disturbios de aprendizagem
Disturbios de aprendizagem em crianças
Fonoaudiologia
Inabilidade na leitura
Leitura - Ensino corretivo
Desenvolvimento neurobiologico
title_short Programa de remediação fonologica em escolares com dislexia do desenvolvimento
title_full Programa de remediação fonologica em escolares com dislexia do desenvolvimento
title_fullStr Programa de remediação fonologica em escolares com dislexia do desenvolvimento
title_full_unstemmed Programa de remediação fonologica em escolares com dislexia do desenvolvimento
title_sort Programa de remediação fonologica em escolares com dislexia do desenvolvimento
author Salgado-Azoni, Cíntia Alves, 1978-
author_facet Salgado-Azoni, Cíntia Alves, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capellini, Simone Aparecida
Avila, Clara Regina Brandão de
Guerreiro, Marilisa Mantovani
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado-Azoni, Cíntia Alves, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Disturbios de aprendizagem
Disturbios de aprendizagem em crianças
Fonoaudiologia
Inabilidade na leitura
Leitura - Ensino corretivo
Desenvolvimento neurobiologico
topic Dislexia
Disturbios de aprendizagem
Disturbios de aprendizagem em crianças
Fonoaudiologia
Inabilidade na leitura
Leitura - Ensino corretivo
Desenvolvimento neurobiologico
description Orientador: Simone Aparecida Capellini
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-05-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601147
SALGADO-AZONI, Cíntia Alves. Programa de remediação fonologica em escolares com dislexia do desenvolvimento. 2005. 197 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601147. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SALGADO-AZONI, Cíntia Alves. Programa de remediação fonologica em escolares com dislexia do desenvolvimento. 2005. 197 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601147. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/358188
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
197 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138404483465216