Linguagem dos quadrinhos e culturas infantis : "é uma história escorridinha"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Regina Paulo da, 1966-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619616
Resumo: Orientadores: Ana Lúcia Goulart de Faria, Zeila de Brito Fabri Demartini
id UNICAMP-30_8cb3e196101bf08bcbf392aff44164f2
oai_identifier_str oai::902539
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Linguagem dos quadrinhos e culturas infantis : "é uma história escorridinha"Comic strips language and child cultures : "it's a smooth history"Pre-escolaresCulturas infantisImagemHistórias em quadrinhosPreschoolers childrenChild culturesImageAdultcentrismOrientadores: Ana Lúcia Goulart de Faria, Zeila de Brito Fabri DemartiniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho apresenta o resultado de um estudo de caso realizado em uma pré-escola municipal de São Bernardo do Campo/SP, com crianças na faixa etária de 3 a 5 anos, cujo objetivo foi o de investigar a produção das culturas infantis a partir das experiências destas com a linguagem das histórias em quadrinhos (HQs). Neste sentido, voltou seu olhar para as produções gráficas das crianças de modo a compreender como estas se apropriam dos códigos dos quadrinhos, o que deles reproduzem, inventam ou reinventam. Utilizou como procedimentos metodológicos: a observação e registro de campo; os relatos orais das crianças; a análise dos documentos oficiais da Rede Municipal de Educação e da pré-escola; entrevista com quadrinhista; e a análise das HQs produzidas pelas crianças. Dada à complexidade das relações que envolvem a educação da pequena infância, buscou uma interlocução com a filosofia, comunicação, sociologia, sociologia da infância, pedagogia da infância e arte. Parte do pressuposto, fundamentada nesta interlocução, de que as crianças pequenas participam coletivamente e de maneira ativa na sociedade da qual fazem parte, portanto, não só reproduzem a cultura do mundo adulto, mas ao apropriarem-se criativamente desta produzem as culturas infantis. Demonstra serem as HQs parte da cultura material da infância, que se constituem em suportes para aspectos simbólicos das culturas infantis, que as crianças pequenas compartilham entre si, com as professoras, e com suas famílias. A partir da análise dos dados, constatou no interior da pré-escola, como desdobramento de políticas educacionais neoliberais, um trabalho pedagógico escolarizante, que marcado por uma visão adultocêntrica, procura acelerar processos de escrita e formar para competências. Frente a este processo, deparou-se com movimentos de resistências das crianças pequenas, que constantemente reivindicavam gestos de ruptura contra o aceleramento do tempo do capital sobre suas vidas, demonstrando, em muitas situações, seu desejo de autonomia. Movimentos de resistências, ainda que tímidos, por parte da professora, também foram observados, sobretudo quando se permitia brincar com as crianças. Evidenciou que as crianças pequenas têm curiosidade pela linguagem dos quadrinhos procurando compreender seus códigos, seja na leitura seja na produção de HQs e em desenhos livres, em que não só reproduziam estereótipos como também inventavam soluções criativas para seus problemas gráficos. Aponta para a necessidade de outras pesquisas na área que continuem a investigar a relação das crianças pequenas com a linguagem dos quadrinhos, tendo as crianças e suas famílias como interlocutoras principais. Defende uma prática pedagógica que considere as vozes das crianças e a necessidade de uma formação docente que se constitua em uma formação estética na perspectiva da construção de um "olhar sensível pensante"; uma formação descolonizadora, que reconheça o outro e a outra em sua alteridade, o que implica ao professor e professora em reconhecer-se como autor e autora de seu próprio processo formativo.Abstract: This thesis presents the results of a case study conducted in a municipal preschool of São Bernardo do Campo (São Paulo), with children aged 3 to 5 years, whose objective was to investigate the production of child cultures from the experiences of children with the language of comics. In this sense, the study is based on the graphic productions of children in order to understand how they grasp the codes of comics, how they replicate, how they invent or reinvent the use of this language. The investigation used as methodological procedures: the field observation and recordings; the oral reports of children; analysis of the official documents of the Municipal Administration of Education (São Bernardo do Campo) and the documents of preschool; an interview with a comic artist, and analysis of comics produced by children. Considering the complexity of the relationships that involve the education of young children, there is a dialogue with philosophy, communication, sociology, childhood sociology, childhood pedagogy and art. Based on this approach, it can be argued that young children participate collectively and actively in society to which they belong, therefore, they do not only reproduce the culture of the adult world, but creatively appropriate the child cultures. It demonstrates that comics are part of the material culture of childhood that constitute supports for symbolic aspects of child cultures that young children share with each other, with teachers and with their families. From the analysis of the data, it found within the preschool, as a consequence of neoliberal educational policies, a schooling oriented pedagogical work which, permeated by an adult-centered vision, seeks to accelerate the processes of writing and forming skills. Considering this process, the study highlighted the resistance of movements of small children, who constantly demand gestures of rupture against the acceleration of time imposed on their lives by Capitalism, demonstrating in many situations their desire for autonomy. Movements of teachers resistance, albeit timid, were also observed, especially when alowed to play with the kids. It showed that young children are curious about the language of comics trying to understand its code, either in reading or in the production of free comics and drawing, in which not only they reproduced stereotypes but also invente creative solutions to their graphical problems. It shows the need for further research in the field to continue investigating the relationship of young children with the language of comics, having children and their families as the main interlocutors. It advocates a pedagogical practice that considers the voices of children and the need for teacher training that would constitute a training in aesthetic perspective of building a sensitive view that leads to reflection; a decolonizing training, recognizing the other in this otherness, leading that the teacher to recognize himself as author of his own formative processDoutoradoCiências Sociais na EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Faria, Ana Lúcia Goulart de, 1951-Demartini, Zeila de Brito Fabri, 1946-Finco, DanielaGobbi, Marcia AparecidaBruzzo, CristinaPiozzi, PatriziaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Marta Regina Paulo da, 1966-20122012-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf237 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619616SILVA, Marta Regina Paulo da. Linguagem dos quadrinhos e culturas infantis: "é uma história escorridinha". 2012. 237 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619616. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/902539porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:54:06Zoai::902539Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:54:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem dos quadrinhos e culturas infantis : "é uma história escorridinha"
Comic strips language and child cultures : "it's a smooth history"
title Linguagem dos quadrinhos e culturas infantis : "é uma história escorridinha"
spellingShingle Linguagem dos quadrinhos e culturas infantis : "é uma história escorridinha"
Silva, Marta Regina Paulo da, 1966-
Pre-escolares
Culturas infantis
Imagem
Histórias em quadrinhos
Preschoolers children
Child cultures
Image
Adultcentrism
title_short Linguagem dos quadrinhos e culturas infantis : "é uma história escorridinha"
title_full Linguagem dos quadrinhos e culturas infantis : "é uma história escorridinha"
title_fullStr Linguagem dos quadrinhos e culturas infantis : "é uma história escorridinha"
title_full_unstemmed Linguagem dos quadrinhos e culturas infantis : "é uma história escorridinha"
title_sort Linguagem dos quadrinhos e culturas infantis : "é uma história escorridinha"
author Silva, Marta Regina Paulo da, 1966-
author_facet Silva, Marta Regina Paulo da, 1966-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Ana Lúcia Goulart de, 1951-
Demartini, Zeila de Brito Fabri, 1946-
Finco, Daniela
Gobbi, Marcia Aparecida
Bruzzo, Cristina
Piozzi, Patrizia
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marta Regina Paulo da, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Pre-escolares
Culturas infantis
Imagem
Histórias em quadrinhos
Preschoolers children
Child cultures
Image
Adultcentrism
topic Pre-escolares
Culturas infantis
Imagem
Histórias em quadrinhos
Preschoolers children
Child cultures
Image
Adultcentrism
description Orientadores: Ana Lúcia Goulart de Faria, Zeila de Brito Fabri Demartini
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-06-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619616
SILVA, Marta Regina Paulo da. Linguagem dos quadrinhos e culturas infantis: "é uma história escorridinha". 2012. 237 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619616. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619616
identifier_str_mv SILVA, Marta Regina Paulo da. Linguagem dos quadrinhos e culturas infantis: "é uma história escorridinha". 2012. 237 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619616. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/902539
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
237 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189092843323392