A constituição da intervenção profissional em Educação Fisica : interações entre o conhecimento formalizado e a noção de competencia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soriano, Jeane Barcelos
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597282
Resumo: Orientador : Pedro Jose Winterstein
id UNICAMP-30_8d27ec5d251938ca2dbc854c1e34b2c1
oai_identifier_str oai::306770
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A constituição da intervenção profissional em Educação Fisica : interações entre o conhecimento formalizado e a noção de competenciaEducação físicaFormação profissionalDesempenhoProfissõesEtnologiaOrientador : Pedro Jose WintersteinTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Importantes reflexões e ensaios têm sido publicados sobre os pontos críticos da educação profissional, área de conhecimento e desempenho profissional em Educação Física. Empreendi como objetivo desse estudo identificar e compreender, junto aos profissionais de educação física, as categorias de conhecimento empregadas, as estratégias de ação que utilizam e as representações sobre suas próprias intervenções. Procurei estabelecer uma base teórica que permitisse a identificação de propriedades objetivas e subjetivas da intervenção profissional, de modo que, para compreender a combinação desses aspectos num cenário dinâmico, optei pelo encaminhamento metodológico dentro da abordagem qualitativa. Nesse sentido, a realização do estudo tipo etnográfico tomou-se uma estratégia fundamental para esclarecer como alguns processos se tornam significativos nas tomadas de decisão dos profissionais de educação física. A seleção dos participantes se deu intencionalmente, considerando, daqueles atuantes em academias de Londrina-PR, os que tivessem entre 7 e 25 anos na área, ministrantes de programas de atividades físicas. Participaram do estudo três profissionais de educação física responsáveis pelo desenvolvimento de programas de condicionamento físico para adultos. O processo de obtenção das informações se deu pela realização de observações, entrevistas e pela composição de um diário de campo. A partir da análise das entrevistas e o seu emparelhamento com as observações realizei a descrição, análise e discussão dos dados, os quais apresentei em três blocos: no primeiro, reuni algumas indicações gerais sobre quem são os informantes, seus trajetos profissionais e, sobretudo, as vivências e aspectos relacionados ao local de trabalho, onde eu os observei e acompanhei no decorrer de minha investigação; no segundo, busquei identificar o que está na base das articulações entre os diversos recursos que os profissionais detinham para enfrentar as situações profissionais; finalmente, no terceiro, pretendi estabelecer uma conexão entre o lido e o acontecido, buscando compreender e apreender o que estava subjacente à intervenção profissional. Nas considerações finais, os principais pontos a serem destacados são: (a) quanto às categorias de conhecimento 'formalizado': a busca, consulta e utilização de conhecimentos sistematizados por outros grupos profissionais, a importância da rede de relações com outros profissionais; (b) quanto às estratégias de ação empreendidas: adequações do conteúdo e da quantidade de informações, re-adequação do conhecimento reconhecido e "formalizado", estratégias de comunicação e (c) quanto às representações que orientam os processos de tomada de decisão: as influências das histórias de vida dos profissionais e das redes de relações interprofissionais e interpessoaisAbstract: This is about the relation between the ecotourismlecovisits programs and environmental education developed in Santa Teresa ES, viewing to enlarge the reference about the theme, as well as to obtain subsidies to understand this relation in an involvement of the chosen region with the wider society. It focuses on the followillg ovent the Ecological Trip to the Augusto Ruschi Reserve Boundary, the Interpretative Trails of Santa Lúcia Biological Station and the XIV Environment Week. On its methodological approach, it uses documental research, together with literature review. It also uses the participants' observation, field diaries, semi-structured interviews, to participants, events monitors, besides the local community and non-structured, to the staff Through the reflections that it makes, it intends to provide subsidies to pertinent discussions on the appropriation, limitations, advances and contradictions of these elements. Still, it intends to offer orientating parameters to new versions and debates on the focused contextDoutoradoDoutor em Educação Física[s.n.]Winterstein, Pedro José, 1952-Rangel, Irene Conceição AndradeDaolio, JocimarFerraz, Osvaldo LuisDarido, Suraya CristinaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSoriano, Jeane Barcelos20032003-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597282SORIANO, Jeane Barcelos. A constituição da intervenção profissional em Educação Fisica: interações entre o conhecimento formalizado e a noção de competencia. 2003. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597282. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/306770porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:56:11Zoai::306770Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:56:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição da intervenção profissional em Educação Fisica : interações entre o conhecimento formalizado e a noção de competencia
title A constituição da intervenção profissional em Educação Fisica : interações entre o conhecimento formalizado e a noção de competencia
spellingShingle A constituição da intervenção profissional em Educação Fisica : interações entre o conhecimento formalizado e a noção de competencia
Soriano, Jeane Barcelos
Educação física
Formação profissional
Desempenho
Profissões
Etnologia
title_short A constituição da intervenção profissional em Educação Fisica : interações entre o conhecimento formalizado e a noção de competencia
title_full A constituição da intervenção profissional em Educação Fisica : interações entre o conhecimento formalizado e a noção de competencia
title_fullStr A constituição da intervenção profissional em Educação Fisica : interações entre o conhecimento formalizado e a noção de competencia
title_full_unstemmed A constituição da intervenção profissional em Educação Fisica : interações entre o conhecimento formalizado e a noção de competencia
title_sort A constituição da intervenção profissional em Educação Fisica : interações entre o conhecimento formalizado e a noção de competencia
author Soriano, Jeane Barcelos
author_facet Soriano, Jeane Barcelos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Winterstein, Pedro José, 1952-
Rangel, Irene Conceição Andrade
Daolio, Jocimar
Ferraz, Osvaldo Luis
Darido, Suraya Cristina
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Soriano, Jeane Barcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Formação profissional
Desempenho
Profissões
Etnologia
topic Educação física
Formação profissional
Desempenho
Profissões
Etnologia
description Orientador : Pedro Jose Winterstein
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-10-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597282
SORIANO, Jeane Barcelos. A constituição da intervenção profissional em Educação Fisica: interações entre o conhecimento formalizado e a noção de competencia. 2003. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597282. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SORIANO, Jeane Barcelos. A constituição da intervenção profissional em Educação Fisica: interações entre o conhecimento formalizado e a noção de competencia. 2003. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597282. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/306770
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188904769683456