Minha carne não é só de carnaval : por outra abordagem teórica sobre a atuação dos blocos afro de Salvador (Ilê Aiyê, Malê Debalê e Olodum)
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633214 |
Resumo: | Orientador: Pedro Peixoto Ferreira |
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Minha carne não é só de carnaval : por outra abordagem teórica sobre a atuação dos blocos afro de Salvador (Ilê Aiyê, Malê Debalê e Olodum)My body is not just carnaval : for another theoretical approach about the blocos afro from Salvador (Ilê Aiyê, Malê Debalê and Olodum)Ilê Aiyê (Organização)Olodum (Grupo musical)Movimentos sociaisSalvador (BA) - CarnavalIlê Aiyê (Organization)Olodum (Musical group)Social movementsSalvador (BA) - CarnivalOrientador: Pedro Peixoto FerreiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Esta tese nasce da problematização dos blocos afro de Salvador, entendendo-os como complexas organizações que conjugam ação política e cultural sem, no entanto, ignorar elementos que os tornam modelos ímpares de associativismo. Assim, o que se objetivou, por meio de uma pesquisa de campo realizada com os blocos Ilê Aiyê, Olodum e Malê Debalê entre os anos de 2013 e 2016, foi a busca por um esquema interpretativo mais adequado ao estudo deste tipo de organização. Este esquema é amparado, principalmente, pela historiografia de João José Reis e Nelson Cadena, bem como pelas teorias de Márcio Goldman e Jocélio Teles dos Santos, a respeito da forma como o poder se insere na cultura, assim como a cultura se insere no poder, além de outros referenciais bibliográficos mobilizados. Chegou-se, assim, a uma abordagem processual da atividade dos blocos afro soteropolitanos, entendendo-os como uma etapa da trajetória da resistência negra na Bahia, mas também como a face mais atual de um longo processo de mobilização política negra por meio do carnaval de rua em Salvador. Defende-se, ainda, a tese de que suas possíveis contradições internas são fruto de necessários rearranjos, através dos quais articulam suas diferentes dimensões, bem como determinam seus modelos estratégicos de ação. Trata-se de contradições ligadas à viabilidade, manutenção e mobilização de recursos necessários para que sejam levados a cabo os projetos primeiros de tais agremiações, a saber a emancipação política, econômica e cultural da população negra de SalvadorAbstract: This doctoral dissertation arises from the problematization of the blocos afro of Salvador, understanding them as complex organizations that conjugate political and cultural action without, however, ignoring elements that make them odd models of associativism. Thus, the objective of this study was looking for an interpretative scheme more appropriate to the analyze of this type of organization, through a field research with the Ilê Aiyê, Olodum and Malê Debalê groups, between the years of 2013 and 2016. This scheme is supported, mainly, by the historiography of João José Reis and Nelson Cadena, as well as by the theories of Márcio Goldman and Jocélio Teles dos Santos, regarding how the power inserts itself in the culture, as well as the culture inserts itself in the power, besides other bibliographical references. This led to a procedural approach to the activity of the blocos afro of Salvador, understanding them as a stage in the trajectory of black resistance in Bahia, but also as the most current face of a long process of black political mobilization through the street carnaval in Salvador. It is also defended the thesis that its possible internal contradictions are the result of necessary rearrangements, through which they articulate their different dimensions, as well as determine their strategic models of action. These are contradictions related to the viability, maintenance and mobilization of resources necessary to carry out the first projects of such associations, namely the political, economic and cultural emancipation of Salvador's black populationDoutoradoSociologiaDoutor em SociologiaCAPES[s.n.]Ferreira, Pedro Peixoto, 1975-Guerreiro, Goli Almerinda de SalesKofes, Maria SuelyCampos, Luiz Augusto de Souza CarneiroSilva, Mário Augusto Medeiros daUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartins, Daniel Gouveia de Mello, 1982-20172017-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (370 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633214MARTINS, Daniel Gouveia de Mello. Minha carne não é só de carnaval: por outra abordagem teórica sobre a atuação dos blocos afro de Salvador (Ilê Aiyê, Malê Debalê e Olodum). 2017. 1 recurso online (370 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633214. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/994492Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-13T13:45:45Zoai::994492Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-04-13T13:45:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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