Interação e silencio na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laplane, Adriana Lia Friszman de, 1955-
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584810
Resumo: Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
id UNICAMP-30_8dbc58a1df4774f843c2b6b355dab583
oai_identifier_str oai::115607
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Interação e silencio na sala de aulaPsicologia educacionalProfessores e alunosSilêncioAnálise do discursoOrientador: Ana Luiza Bustamante SmolkaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Neste trabalho são analisados alguns eventos da sala de aula revisitando várias abordagens. As questões abordadas dizem respeito às formas de interação que se estabelecem na sala de aula, tanto do ponto de vista teórico como do ponto de vista das implicações educacionais. A partir da resenha de uma variedade de perspectivas que enfocam a interação e da discussão de diferentes concepções desta noção, abordamos um problema particular de interação na sala de aula: o das crianças que não falam com os adultos. Com o auxílio das teorias enunciativas, do Dialogismo de Bakhtin e da Análise de Discurso de tradição francesa, examinamos algumas alternativas teóricas para o tratamento destas questões, assim como alguns dos limites das noções vigentes neste campo. O estudo de episódios de silêncio compreendidos como momentos de interação nos permite explorar as relações entre interação, discurso e silêncio e as implicações desta discussão para o trabalho do professor em sala de aulaAbstract: In this study, some classroom events are being analyzed through severaI approaches. We focus on the modes of interaction that are being established in the classroom from a theoretical point of view and elaborate on the educational implications of these modes. The review of a variety of perspectives that focus on interaction and the discussion of the different conceptions of this notion are the points of departure for our approach of a particular problem of interaction in the classroom: that of the children that do not speak to adults. Aided by the enunciative theories, by Bakhtin' s Dialogism and by the Discourse Analysis of french tradition, we examin some theoretical alternatives for the treatment of this issues and some of the limits of the notions in vigour in this field of knowledge. The study of events envolving silence, conceived as moments of interaction, lead us to explore the relationship between interaction, discourse and silence and its implications for teachers' work in the classroomDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLaplane, Adriana Lia Friszman de, 1955-19971997-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf100f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584810LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Interação e silencio na sala de aula. 1997. 100f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584810. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115607porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T09:32:15Zoai::115607Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T09:32:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação e silencio na sala de aula
title Interação e silencio na sala de aula
spellingShingle Interação e silencio na sala de aula
Laplane, Adriana Lia Friszman de, 1955-
Psicologia educacional
Professores e alunos
Silêncio
Análise do discurso
title_short Interação e silencio na sala de aula
title_full Interação e silencio na sala de aula
title_fullStr Interação e silencio na sala de aula
title_full_unstemmed Interação e silencio na sala de aula
title_sort Interação e silencio na sala de aula
author Laplane, Adriana Lia Friszman de, 1955-
author_facet Laplane, Adriana Lia Friszman de, 1955-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Laplane, Adriana Lia Friszman de, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Professores e alunos
Silêncio
Análise do discurso
topic Psicologia educacional
Professores e alunos
Silêncio
Análise do discurso
description Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-06-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584810
LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Interação e silencio na sala de aula. 1997. 100f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584810. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584810
identifier_str_mv LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Interação e silencio na sala de aula. 1997. 100f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584810. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115607
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
100f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188798218633216