A imagem e semelhança : um estudo sobre a imagem da criança nas pinturas de Eliseu Visconti, Vicente do Rego Monteiro, Tarsila do Amaral e Lasar Segall

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Magali dos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605314
Resumo: Orientador: Elisa Angotti Kossovitch
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A arte sugere um ensaio de modulação da afeccionalidade social sobre a infância, o que permite trabalhar com aspectos ainda pouco explorados, no que diz respeito à imagem de crianças. Na pintura crianças tornam-se anjos, meninas enlaçam-se e enlaçam a composição da obra, corpos repousam sobre lençóis, meninos transfiguram a inquietude da puerícia. As paisagens são permeadas pelos enigmas da infância. As imagens da criança não são retratos de uma certa infância, o que faz a sua força é que elas são imagens políticas e inseparavelmente imagens de um inconsciente social, e sob esta ótica, são registros de corpos sempre falados, descritos e analisados por adultos, não tendo voz própria, sobre as formas como vêm sendo interpretados, expressos, percebidos. A orientação desta pesquisa caminhou no sentido de evitar proceder a uma simples e arbitrária ¿leitura¿ ou descrição das imagens, rejeitando procurar nelas uma possível intencionalidade do artista em representar uma idéia pré-estabelecida de infância, e mais ainda foi preciso refutar a idéia de que a imagem 'reflete¿ a vida do artista e suas experiências. A produção de uma pintura cujo tema seja a criança, não significa que se possa depreender dela uma visão de infância ¿possível¿ daquele momento histórico social. Daí a necessidade de recorrer a história da arte e, sobretudo, encontrar uma metodologia de estudos adequada à compreensão da infância que a arte torna visívelAbstract: This study analyses the image of children in the paintings of Eliseu Visconti, Vicente do Rego Monteiro, Tarsila do Amaral, and Lasar Segall. It encompasses the period of approximately 1890 to 1940, whose central line of problematics is the emergence of a political, artistic, and cultural movement. That period registers a profound change, not only in the social role of children, but also of their representation in the plastic arts, in literature, in education, and in social imagery. Art insinuates a test of modulation of social affectionateness on infancy, which permits that lesser explored aspects may be treated in regard to the image of children. Children in paintings become angels, little girls entwine themselves and become part of the composition of the painting, bodies lie on sheets, little boys transfigure the turbulence of childhood. Landscapes are permeated with the enigmas of infancy. Children¿s images are not portrayed with a defined infancy. What gives them strength is that they are political images, and images that are inseparable from social unconsciousness. It is through this perspective that they are records of bodies that are always talked about, and described and analyzed by adults, without manifesting through their own voices in regard to the forms that are being interpreted, expressed, and perceived. The orientation of this research advanced in the direction of avoiding a simple and arbitrary reading or description of the images, thereby rejecting the possibility of looking for any intention by the artist of presenting a pre-established idea of infancy. Even more so, it was necessary to refute the idea that an image reflects the life of the artist and his experience. The production of a painting whose theme is a child does not signify that it may infer the vision of a possible infancy at that historical social moment. Therefore, there is a need to resort to the history of art, and above all, find an adequate methodology of study for the comprehension of infancy that is made visible through artDoutoradoEducação, Sociedade, Politica e CulturaDoutor em Educação[s.n.]Kossovitch, Elisa Angotti, 1942-Favaretto, Celso FernandoAlbano, Ana Angélica MedeirosTognon, MarcosSmolka, Ana Luiza BustamanteUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASReis, Magali dos20072007-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf316f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605314REIS, Magali dos. A imagem e semelhança: um estudo sobre a imagem da criança nas pinturas de Eliseu Visconti, Vicente do Rego Monteiro, Tarsila do Amaral e Lasar Segall. 2007. 316f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. 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