O iluminismo pragmático de Martim Francisco : as origens da instrução pública no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchetti, Maurizio, 1963-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637966
Resumo: Orientador: Roberto Akira Goto
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spelling O iluminismo pragmático de Martim Francisco : as origens da instrução pública no BrasilMartim Francisco's pragmatic enlightment : the origins of public instruction in BrazilAndrada, Martim Francisco Ribeiro de, 1775-1844Pombal, Sebastião Jose Carvalho e Mello, marques de, 1699-1782Condorcet, Jean-Antoine-Nicolas de Caritat, marquis de, 1743-1794Sanches, António Nunes Ribeiro, 1699-1783IluminismoAndrada, Martim Francisco Ribeiro dePombal, Sebastião Jose de Carvalho e Mello - marques deCondorcet, Jean-Antoine-Nicolas de Caritat - marquisSanches, António Nunes RibeiroEinlightmentOrientador: Roberto Akira GotoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O pensamento de Martim Francisco teve grande importância na formação de um pensamento de sistema de instrução pública desde quando o Brasil fazia parte do Império Português e desde então permaneceu sempre latente e presente, ainda que nem sempre consciente, nos debates e propostas de implantação do ensino escolar brasileiro. Apropriando-se do iluminismo, tanto de Condorcet quanto do pombalismo, Martim Francisco elaborou um sistema original e pragmático de escola que está nas origens de nosso ensino público laico e gratuito, fundado no experimentalismo e na concepção de que a legitimidade do conhecimento escolar se encontra em sua utilidade econômica e social na fruição das potencialidades disponíveis no império de então. Seguindo a movimentação de ideias e a nova concepção de ciência, moderna, própria do século XVIII, rompe com o aristotelismo dogmático para enveredar pelo caminho da observação e do experimentalismo nos diversos campos do conhecimento, onde o relevante não é a autoridade mas o dado observado, algo que o insere no espírito das reformas pombalinas ocorridas durante o reinado de D. José I. Por outro lado, também apoderou-se de muitos ensinamentos de Condorcet quanto ao papel libertador do indivíduo do ensino escolar., ingrediente este que não havia no iluminismo pombalino mas que também é encontrado em Martim Francisco. Analisando-se as normas expedidas na época bem como os textos teóricos que na época buscavam justificar tais mudanças, com particular destaque em Portugal para Ribeiro Sanches e na França com o próprio Condorcet, procuramos revelar como Martim Francisco foi trilhando a proposta de um sistema escolar inicialmente restrito para a Capitania de São Paulo, na época do império português, mas que com a independência do Brasil seria estendida para todo o novo país. Como legado de seu pensamento, encontra-se no pensamento educacional brasileiro como um foco do qual irradia a ideia de uma escola pública, universal e gratuitaAbstract: The thought of Martim Francisco had great importance in the formation of a thought of public education system since when Brazil was part of the Portuguese Empire and since then always remained latent and present, although not always conscious, in the debates and proposals of implantation of the teaching. Brazilian school Appropriating both Condorcet's and Pombalism's Enlightenment, Martim Francisco devised an original and pragmatic school system that is at the root of our free and lay public education, grounded in experimentalism and the conception that the legitimacy of school knowledge lies. in its economic and social utility in the enjoyment of the potentialities available in the empire of the time. Following the movement of ideas and the new conception of science, modern, proper of the eighteenth century, breaks with dogmatic Aristotelism to embark on the path of observation and experimentalism in the various fields of knowledge, where the relevant is not the authority but the observed data. , something that inserts it in the spirit of the Pombaline reforms that took place during the reign of D. José I. On the other hand, it also took hold of Condorcet's teachings about the liberating role of the individual of the school education. enlightenment but also found in Martim Francisco. Analyzing the rules issued at the time as well as the theoretical texts that sought to justify such changes at the time, with particular emphasis in Portugal for Ribeiro Sanches and in France with Condorcet himself, we seek to reveal how Martim Francisco was treading the proposal of a school system initially restricted to the Captaincy of São Paulo, at the time of the Portuguese empire, but which with Brazil's independence would be extended to the entire new country. As a legacy of his thinking, he finds himself in Brazilian educational thought as a focus from which the idea of ??a free and universal public school radiatesDoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Goto, Roberto Akira, 1954-Basali, Rogério Alessandro de MelloBontempi Júnior, BrunoMenezes, Maria CristinaArantes, Valério JoséUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarchetti, Maurizio, 1963-20192019-10-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (119 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637966MARCHETTI, Maurizio. O iluminismo pragmático de Martim Francisco: as origens da instrução pública no Brasil. 2019. 1 recurso online (119 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637966. 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