A música-teatro como prática permanente na música contemporânea brasileira : aspectos históricos e composicionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magre, Fernando de Oliveira, 1991-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6064
Resumo: Orientador: Denise Hortência Lopes Garcia
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Recorremos aos conceitos de Antropofagia, Transferências Culturais e Hibridismo para refletir sobre as origens da música-teatro no Brasil não como imitação de práticas exteriores, mas antes, como resultado de processos de recepção criativa e ressemantização. A fim de delimitar nosso objeto de pesquisa, apresentamos os eventos históricos que culminaram no surgimento da música-teatro na Europa, tomando a presença de John Cage em Darmstadt e sua recepção como fatores centrais. Na sequência, elaboramos um mapeamento dos principais espaços de germinação da música-teatro no Brasil, descrevendo alguns de seus agentes, obras e eventos mais marcantes. Para a realização das análises, desenvolvemos um modelo analítico que atendesse às especificidades do repertório tanto em sua dimensão musical quanto teatral. Esse modelo compreende três grandes níveis relacionados à dimensão sintática, semântica e à presença da música dentro da música-teatro. Por fim, apresentamos análises de 6 obras de compositores brasileiros de diferentes estilos, visando demonstrar a diversidade do repertório. Com esta pesquisa, constatamos que a música-teatro não foi uma experiência pontual na música brasileira. Ao contrário, ela perpassa a produção de compositores das mais variadas linhas, permanecendo viva no repertório desde sua invenção no início dos anos 1960. Sua ausência nas obras historiográficas referenciais não reflete sua inexistência, mas antes, revela o processo de apagamento a que ela foi submetida no curso do tempo, eclipsada por práticas e gêneros musicais tidos como mais legítimos. Nesse sentido, este trabalho se propõe a evidenciar a prática de música-teatro no Brasil, seus agentes, percursos e desdobramentosAbstract: This work brings together a set of works by Brazilian composers under the denomination of music theater. It aims to elucidate the presence of this repertoire amongst contemporary Brazilian concert music, to identify its characteristics and trace its historical paths. We started the work by presenting the theoretical framework that guides our approach. We use the concepts of Anthropophagy, Cultural Transfers and Hybridism to reflect on the origins of music theater in Brazil not as an imitation of external practices, but rather as a result of processes of creative reception and resemantization. In order to delimit our research object, we present the historical events that culminated in the emergence of music theater in Europe, taking John Cage's presence in Darmstadt and his reception as central factors. Next, we mapped the main spaces where music theater germinated in Brazil, describing some of its most important agents, works and events. To carry out the analyses, we developed an analytical model that would meet the specifics of the repertoire both in its musical and theatrical dimensions. This model comprises three major levels related to the syntactic and semantic dimension and the presence of music within music theater. Finally, we present analyzes of 6 works by Brazilian composers of different styles, aiming to demonstrate the diversity of the repertoire. With this research, we verify that music theater was not a punctual experience in Brazilian music. On the contrary, it permeates the production of composers of the most varied lines, remaining alive in the repertoire since its invention in the early 1960s. Its absence in reference historiographical works does not reflect its inexistence, but rather reveals the process of erasure to which it was submitted in the course of time, eclipsed by practices and musical genres considered more legitimate. In this sense, this work proposes to highlight the practice of music theater in Brazil, its agents, routes, and ramificationsDoutoradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaDoutor em MúsicaFAPESP2018/04308-3[s.n.]Garcia, Denise Hortencia Lopes, 1955-Berg, Silvia Maria Pires CabreraFicagna, Alexandre RemuzziFernandes, Angelo JoséAlireti, Cinthia PinheiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMagre, Fernando de Oliveira, 1991-20222022-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (303 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6064MAGRE, Fernando de Oliveira. A música-teatro como prática permanente na música contemporânea brasileira: aspectos históricos e composicionais. 2022. 1 recurso online (303 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. 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