A progressão tópica na linguagem de pessoas com doença de alzheimer em estágios leve e moderado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal'Ava, Lucas Manca, 1993-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637576
Resumo: Orientador: Edwiges Maria Morato
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spelling A progressão tópica na linguagem de pessoas com doença de alzheimer em estágios leve e moderadoThe topic progression in the language of people with alzheimer's disease in mild and moderate stagesDoença de AlzheimerNeurolinguísticaLinguísticaAnálise do discursoAlzheimer's diseaseNeurolinguisticsLinguisticsDiscourse analysisOrientador: Edwiges Maria MoratoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa investiga as propriedades do tópico discursivo da fala off topic na linguagem de pessoas com Doença de Alzheimer (DA) nos estágios inicial e moderado. Neste trabalho, dissertamos sobre aspectos conceituais e analíticos da fala off topic e sobre a noção de tópico discursivo em contexto conversacional. O objetivo deste estudo é analisar as propriedades fundamentais do tópico discursivo concernentes à linguagem na DA nos estágios leve e moderado, relacionando, por meio da análise das propriedades da centração e da organicidade, as caraterísticas da fala off topic abordadas pelo campo da Neurolinguística com as da Linguística Textual. Esta pesquisa se justifica não apenas pelos subsídios teóricos em torno de uma melhor compreensão da linguagem e da cognição na DA, os quais remetem à discussão já clássica sobre o normal e o patológico, esta pesquisa também se ocupa da base teórica interacional no campo da Linguística, trazendo impactos na formulação de diagnósticos e entendimento das dificuldades linguísticas na DA. A metodologia está fundamentada entre dois campos de estudo, sendo base sociocognitiva e Linguística Textual. Pautamo-nos pela análise da linguagem e da cognição em uso, em corpus constituído de dados de 8 participantes de 60 a 90 anos com e sem diagnóstico de DA que foram submetidos à gravação de entrevistas semidiretivas em contextos informais, com temas preparados para incentivar a conversação e o desenvolvimento dos tópicos discursivos. Analisamos os mecanismos textuais e referenciais que contribuíram para explorar os Quadros Tópicos nas interações, para então compreender processos verbais e não verbais associados ao reconhecimento, manutenção e desenvolvimento do tópico discursivo nos estágios leve e moderado da neuropatologia. Percebemos, à partir da análise de dados, que há avanços teóricos que vão além da descrição neurolinguística das ocorrências da fala off topic, que derivam da interface entre Neurolinguística e Linguística Textual a partir das descrições de estratégias textuais e comunicativas de segmentos potencialmente off topic na fala dos participantes com DA em situações interativas. Observamos que os participantes com DA moderado produzem mais falas potencialmente off topic em função de alterações nos processos de organicidade e de centração, sendo os problemas de organicidade encontrados mais nos excertos de participantes com DA leve, enquanto no grupo com DA moderado observamos alterações de tanto de organicidade quanto de centração. Observamos também que uma maior autonomia enunciativa, bem como a atividade referencial e predicativa, pertencente à estrutura da centração (tais como anáforas diretas e indiretas, dêiticos) importantes para a atividade referencial (convergência de diferentes unidades) e desenvolvimento do tópico discursivo (interdependência de planos) são mais presentes no grupo não-AlzheimerAbstract: This research investigated the properties of the related discursive of the dialog of topic in the language of people Alzheimer's disease (AD) is currently initial and moderate. In this work, dissertations on conceptual and analytical aspects of speech off topic and on a notion of discursive topic in conversational context. The objective of this article is to analyze the fundamental properties of the topic related to the information language, such as the off-topic speech characteristics addressed by the field of neurolinguistics as of Textual Linguistics. This research was not limited to theoretical subsidies around a better understanding of language and cognition in AD, that is, from an already existing base on the normal and pathological, this research also makes of the theoretical base interactional in the field of Linguistics, bringing impacts on the formulation of diagnoses and understanding of language skills in AD. The methodology is based on two fields of study, being socio-cognitive basis and Textual Linguistics. We used the analysis of language and cognition in use, in a corpus consisting of data from 8 participants from 60 to 90 years old with and without AD diagnosis who were subjected to reading semi-directional interviews in informal contexts, with themes prepared for the conversation and the development of discursive topics. We analyze the textual mechanisms and the references that contribute to the exploration of the Basic Frames in the interactions for the teaching of verbal and nonverbal processes associated to the recognition, maintenance and development of the discursive topic in the mild and moderate stages of neuropathology. From the data analysis, we can see that there are theoretical advances that go beyond the neurological description of off topic speech occurrences, which derive from the interface between Neurolinguistics and Textual Linguistics from the textual and communicative databases of speech of participants with AD in interactive situations. We observed that participants with moderate AD produce more potentially off topic speeches due to changes in the organicity and concentration processes, with organicity problems being found more in the excerpts of participants with mild AD, while in the moderate AD group we observed changes in both of organicity and of concentration. We also observed that greater enunciative autonomy, as well as referential and predicative activity, belonging to the structure of the center (such as direct and indirect anaphora, deictic) important for the referential activity (convergence of different units) and development of the discursive topic (interdependence of lines) are more present in the non-Alzheimer groupMestradoLingüísticaMestre em LinguísticaCNPQ0[s.n.]Morato, Edwiges Maria, 1961-Mira, Caio Cesar Costa RibeiroSé, Elisandra Villela GasparettoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDal'Ava, Lucas Manca, 1993-20192019-08-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (127 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637576DAL'AVA, Lucas Manca. A progressão tópica na linguagem de pessoas com doença de alzheimer em estágios leve e moderado. 2019. 1 recurso online (127 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637576. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095208Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-22T17:23:13Zoai::1095208Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-22T17:23:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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