"O homem negro não é um homem, o que ele é então?" : Representações sociais do masculino em letras de músicas brasileiras e seus reflexos na constituição das identidades negras
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/17664 |
Resumo: | Orientador: Ângela Fatima Soligo |
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"O homem negro não é um homem, o que ele é então?" : Representações sociais do masculino em letras de músicas brasileiras e seus reflexos na constituição das identidades negrasSi el negro no es un hombre, que es entonces? : Representaciones sociales de lo masculino en las letras de canciones brasileñas y sus reflexiones na constitucion de las indentidades negrasRaçasRacismoGêneroMasculinidadeRaceRacismGenderMasculinityOrientador: Ângela Fatima SoligoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Partindo das temáticas de Raça e Racismo; Racismo Estrutural e Institucional e Gênero, o objetivo desta dissertação foi analisar as representações sociais de masculinidade a partir de letras de músicas brasileiras, buscando identificar elementos que apontam para as representações das masculinidades negras. O eixo de análise da dissertação percorre os caminhos de minha história e minhas memórias, em diálogo com autoras e autores que têm se dedicado ao estudo das relações raciais e de gênero entendendo, como Paulina Chiziane, que minha história não é só minha; ela carrega as marcas da história do nosso país, do povo negro, dos homens negros. Durante a análise dos objetos pesquisados, foi possível identificar três homens que cantam a mesma mulher. Eles falam de uma mulher submissa, que está para servir aos desejos do homem. As mulheres que fogem desse padrão e não correspondem a essas expectativas masculinas são cantadas de forma pejorativa. Analisando as músicas sertanejas, identifiquei que os homens ali representados são os homens brancos ditos como os da masculinidade hegemônica; já no Samba/Pagode, identificamos representações de homens negros dicotômicos, que ora apresentam comportamentos hegemônicos, ora tentam performar uma masculinidade fora desse lugar. No Funk, foi possível identificar a representação de homens negros que performam uma masculinidade fora do lugar, que ocupam ou tentam ocupar o lugar da masculinidade hegemônica, mas que pela estrutura racista e machista não alcançarão este lugar. Volto meu olhar para as músicas dos ritmos Samba e Pagode, Funk e Sertanejo por considerar que estes três estilos musicais são populares no país, muito ouvidos por adolescentes e jovens no momento e conformam as masculinidades contemporâneasAbstract: Starting from the themes of Race and Racism; Structural and Institutional Racism and Gender, the objective of this dissertation was to analyze the social representations of masculinity based on Brazilian song lyrics, seeking to identify elements that point to the representations of black masculinities. The axis of analysis of the dissertation traverses the paths of my history and my memories, in dialogue with authors who have dedicated themselves to the study of racial and gender relations, understanding, like Paulina Chiziane, that my history is not just mine; it bears the marks of the history of our country, of black people, of black men. During the analysis of the researched objects, it was possible to identify three men who sing the same woman, they talk about a submissive woman, who is about to serve the desires of the man; women who deviate from this standard and do not correspond to these male expectations are sung in a pejorative way. Analyzing sertanejo’s songs, I identified that the men represented there are white men said to be those of hegemonic masculinity; already in Samba/Pagode we identified representations of dichotomous black men, who sometimes present hegemonic behaviors, sometimes try to perform a masculinity out of place. In Funk it was possible to identify the representation of black men who perform a masculinity out of place, who occupy or try to occupy the place of hegemonic masculinity, but which due to the racist and sexist structure will not reach this place. I turn my gaze to the music of the rhythms of Samba and Pagode, Funk, and Sertanejo considering that these three musical styles are popular in the country and much listened to by teenagers and young people at the moment, and conform contemporary masculinitiesAbertoMestradoEducaçãoMestre em Educação[s.n.]Soligo, Ângela Fátima, 1956-Bicalho, Pedro Paulo Gastalho deJesus, Juliana Soares deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Lázaro Edson, 1986-20232023-08-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (59 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17664SOUZA, Lázaro Edson. "O homem negro não é um homem, o que ele é então?": Representações sociais do masculino em letras de músicas brasileiras e seus reflexos na constituição das identidades negras. 2023. 1 recurso online (59 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17664. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1385505Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1385505Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-23T11:20:48Zoai::1385505Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-23T11:20:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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