A escola de ensino integral como lócus de formação : um estudo de caso sobre o desenvolvimento profissional docente mediado pela articulação de um grupo colaborativo de professores de ciências da natureza e matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/15236 |
Resumo: | Orientador: Gildo Girotto Júnior |
id |
UNICAMP-30_8f20345eb1b9126c81eb5b837cbddb1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1374033 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola de ensino integral como lócus de formação : um estudo de caso sobre o desenvolvimento profissional docente mediado pela articulação de um grupo colaborativo de professores de ciências da natureza e matemáticaThe full-time school as a locus of training : a case study on teacher professional development mediated by the articulation of a collaborative group of natural science and mathematics teachersDesenvolvimento profissionalGrupo colaborativoProfessional developmentCollaborative groupOrientador: Gildo Girotto JúniorTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Esta pesquisa, de cunho qualitativo, por meio de um estudo de caso incluindo análise documental, discute a educação integral a fim de situar as possibilidades para ações de formação continuada na escola, a partir de um grupo colaborativo de professores em escola pública de ensino integral. Partimos do questionamento da perspectiva do desenvolvimento profissional de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática diante da implementação e do funcionamento do grupo colaborativo em uma escola do Programa de Tempo Integral - PEI, tendo como objetivos específicos: compreender o PEI e suas nuances práticas vivenciadas; entender o desenvolvimento de um grupo colaborativo de professores nessa escola; identificar características na identidade profissional de professores que podem influenciar a adesão e o envolvimento em um grupo colaborativo, e discutir a potencialidade de escolas do PEI para ações locais de grupos colaborativos para desenvolvimento profissional docente. Foi formado um grupo com seis professores de uma escola PEI de Campinas, sendo realizado um ciclo de nove reuniões on line que tiveram vídeo e áudio gravados. Os dados da pesquisa foram coletados a partir dessas gravações, das respostas a um questionário inicial e duas entrevistas semiestruturadas individuais, todos realizados de forma remota no segundo semestre de 2020. Adotou-se a análise textual discursiva para como metodologia analítica. Os resultados indicam que o grupo de professores participantes se preocupa com seu desenvolvimento profissional e que sua constituição docente influencia suas práticas pedagógicas. Há evidências de que o ambiente proporcionado pela organização e estrutura da escola favorece o processo colaborativo entre os professores, indicando seu potencial para a implementação de um grupo colaborativo para o desenvolvimento profissional docente em escolas participantes do PEI. O estudo também evidencia a importância da formação contínua, do diálogo colaborativo e da reflexão sobre práticas pedagógicas para o avanço na qualidade do ensino, destacando que o desenvolvimento profissional é um caminho contínuo e coletivo na educação, construído a partir das relações sociais e das reflexões sobre as práticas docentesAbstract: This research, of a qualitative nature, through a case study including documentary analysis, discusses integral education in order to situate the possibilities for continuing education actions at school, based on a collaborative group of teachers in a full-time public school. We start by questioning the perspective of the professional development of teachers in the area of Natural Sciences and Mathematics in the face of the implementation and functioning of the collaborative group in a school in the Full Time Program - PEI, with the specific objectives: understanding the PEI and its practical nuances experienced; understanding the development of a collaborative group of teachers in this school; identify characteristics in the professional identity of teachers that can influence adherence and involvement in a collaborative group, and discuss the potential of schools in PEI for local actions of collaborative groups for teacher professional development. A group was formed with six teachers from a PEI school in Campinas, and a cycle of nine online meetings was held, with video and audio recorded. Research data was collected from these recordings, responses to an initial questionnaire and two individual semi-structured interviews, all carried out remotely in the second half of 2020. Discursive textual analysis was adopted as an analytical methodology. The results indicate that the group of participating teachers cares about their professional development and that their teaching constitution influences their pedagogical practices. There is evidence that the environment provided by the school's organization and structure favors the collaborative process between teachers, indicating its potential for implementing a collaborative group for teacher professional development in schools participating in the PEI. The study also highlights the importance of continuous training, collaborative dialogue and reflection on pedagogical practices to advance the quality of teaching, highlighting that professional development is a continuous and collective path in education, built on social relationships and reflections about teaching practicesDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutora em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Girotto Júnior, Gildo, 1985-Marcondes, Maria Eunice RibeiroSantos Junior, João Batista dosCompiani, MauricioPinto Neto, Pedro da CunhaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Lilian Patricia, 1979-20232023-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (162 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15236LIMA, Lilian Patricia. A escola de ensino integral como lócus de formação: um estudo de caso sobre o desenvolvimento profissional docente mediado pela articulação de um grupo colaborativo de professores de ciências da natureza e matemática. 2023. 1 recurso online (162 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15236. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1374033porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-09T15:59:48Zoai::1374033Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-02-09T15:59:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola de ensino integral como lócus de formação : um estudo de caso sobre o desenvolvimento profissional docente mediado pela articulação de um grupo colaborativo de professores de ciências da natureza e matemática The full-time school as a locus of training : a case study on teacher professional development mediated by the articulation of a collaborative group of natural science and mathematics teachers |
title |
A escola de ensino integral como lócus de formação : um estudo de caso sobre o desenvolvimento profissional docente mediado pela articulação de um grupo colaborativo de professores de ciências da natureza e matemática |
spellingShingle |
A escola de ensino integral como lócus de formação : um estudo de caso sobre o desenvolvimento profissional docente mediado pela articulação de um grupo colaborativo de professores de ciências da natureza e matemática Lima, Lilian Patricia, 1979- Desenvolvimento profissional Grupo colaborativo Professional development Collaborative group |
title_short |
A escola de ensino integral como lócus de formação : um estudo de caso sobre o desenvolvimento profissional docente mediado pela articulação de um grupo colaborativo de professores de ciências da natureza e matemática |
title_full |
A escola de ensino integral como lócus de formação : um estudo de caso sobre o desenvolvimento profissional docente mediado pela articulação de um grupo colaborativo de professores de ciências da natureza e matemática |
title_fullStr |
A escola de ensino integral como lócus de formação : um estudo de caso sobre o desenvolvimento profissional docente mediado pela articulação de um grupo colaborativo de professores de ciências da natureza e matemática |
title_full_unstemmed |
A escola de ensino integral como lócus de formação : um estudo de caso sobre o desenvolvimento profissional docente mediado pela articulação de um grupo colaborativo de professores de ciências da natureza e matemática |
title_sort |
A escola de ensino integral como lócus de formação : um estudo de caso sobre o desenvolvimento profissional docente mediado pela articulação de um grupo colaborativo de professores de ciências da natureza e matemática |
author |
Lima, Lilian Patricia, 1979- |
author_facet |
Lima, Lilian Patricia, 1979- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Girotto Júnior, Gildo, 1985- Marcondes, Maria Eunice Ribeiro Santos Junior, João Batista dos Compiani, Mauricio Pinto Neto, Pedro da Cunha Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Lilian Patricia, 1979- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional Grupo colaborativo Professional development Collaborative group |
topic |
Desenvolvimento profissional Grupo colaborativo Professional development Collaborative group |
description |
Orientador: Gildo Girotto Júnior |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-12-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15236 LIMA, Lilian Patricia. A escola de ensino integral como lócus de formação: um estudo de caso sobre o desenvolvimento profissional docente mediado pela articulação de um grupo colaborativo de professores de ciências da natureza e matemática. 2023. 1 recurso online (162 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15236. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15236 |
identifier_str_mv |
LIMA, Lilian Patricia. A escola de ensino integral como lócus de formação: um estudo de caso sobre o desenvolvimento profissional docente mediado pela articulação de um grupo colaborativo de professores de ciências da natureza e matemática. 2023. 1 recurso online (162 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15236. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1374033 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (162 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189194720870400 |