De personagens e anti-herois : um estudo sobre a trilogia do exilio, de Oswald de Andrade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Sebastião Marques
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605327
Resumo: Orientador: Maria Eugenia Boaventura
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spelling De personagens e anti-herois : um estudo sobre a trilogia do exilio, de Oswald de AndradeOf characters and anti-heroes : a study about the Tilogia do Exilio, de Oswald de AndradeLiteratura - História e crítica - Teoria, etc.CríticaLiteratura brasileiraModernismoLiterary theoryLiterary criticismBrazilian literatureModernismOrientador: Maria Eugenia BoaventuraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Trataremos da atitude ¿anti-heróica¿ dos personagens centrais da Trilogia do Exílio, de Oswald de Andrade (1890-1954), como um elemento intertextual da obra, e averiguaremos até que ponto a inflexão desses personagens pode contribuir para o entendimento da forma narrativa, empregada pelo autor. Dada a complexidade dos personagens, a Trilogia do exílio¿ série que compreende os romances Os Condenados (1922), A Estrela de Absinto (1927) e A Escada Vermelha (1934)¿ é, na opinião de Mário da Silva Brito, uma obra ¿perturbadora¿. Reconhecida por parte da crítica, a construção dos personagens parece confirmar um procedimento inusitado de revelação psicológica e pode indicar, de maneira mais ampla, um projeto literário que caminha em paralelo à conhecida atitude do escritor de redução, de apequenamento e de ruptura com esse modelo, nas obras Memórias Sentimentais de João Miramar (1924) e Serafim Ponte Grande (1933). Levando em consideração o paciente trabalho de pesquisa desenvolvido por Oswald para definir os personagens da Trilogia do exílio, associado à idéia de ¿duplicidade¿ estética na ficção romanesca do autor, como colocou certa vez Benedito Nunes, esperamos ampliar o horizonte crítico sobre a prosa de ficção, tendo estes livros como principal objeto de estudo. Para tanto, a construção da série será abordada como uma atividade estética acabada e definida, cujo projeto parece estar vinculado a uma literatura canônica moderna que rejeita e condena a figura do herói clássico-romântico, ao inserir protagonistas como Jorge d¿Alvelos, um sujeito ¿anti-heróico¿, na definição de Victor Brombert, e ¿fraturado¿, se adotarmos o olhar de Luiz Costa Lima. Esse personagem, incapaz de realizar uma leitura integral do mundo contemporâneo, apresenta-se na narrativa em ¿posição¿ irregular e indefinidaAbstract: In this thesis the ¿antiheroic¿ attitude of the main characters of the Trilogia do exílio, by Oswald de Andrade (1890-1954) will be studied as an intertextual element and it will be analyzed to what extent the inflection of these characters can contribute to the understanding of the narrative form used by the author. Considering the complexity of the characters, the Trilogia do exílio¿ a series of works which include the novels Os condenados (1922), A estrela de absinto (1927) and A escada vermelha (1934)¿ is in Mário da Silva Brito's opinion a ¿disturbing¿ work. The work is recognized by criticism, the construction of the characters seems to confirm an unexpected procedure of psychological revelation and it can indicate, in a broader sense, a literary project that runs parallel to the known reductionist attitude of the author, of decreasing and of rupture with this model, in the works Memórias sentimentais de João Miramar (1924) and Serafim Ponte Grande (1933). Taking into consideration the patient research developed by Oswald to define the characters in Trilogia do Exílio, associated to the idea of aesthetic ¿duplicity¿ in the romantic fiction of the author, as once said Benedito Nunes, it is our aim to broaden the critical horizon about the prose fiction, having these books as the main object of study. In order to do so, the construction of the series will be analyzed as an finished and defined aesthetic activity, whose project seems to be linked to a canonical modern literature that rejects and condemns the figure of the classical-romantic hero. This is done by inserting protagonists such as Jorge d'Alvelos, an ¿anti-heroic¿ character according to Victor Brombert's definition, and ¿fractured¿ if Luiz Costa Lima's view is adopted. In this view Jorge d'Alvelos is incapable of making a full reading of the contemporary world and appears in the narrative in an irregular and undefined ¿position¿DoutoradoLiteratura BrasileiraDoutor em Teoria e História Literária[s.n.]Boaventura, Maria Eugenia, 1947-Boaventura, Maria Eugenia, 1947-Franchetti, PauloLevin, Orna MesserFarinaccio, PascoalVidal, Ariovaldo JoseUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCardoso, Sebastião Marques20072007-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf222p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605327CARDOSO, Sebastião Marques. De personagens e anti-herois: um estudo sobre a trilogia do exilio, de Oswald de Andrade. 2007. 222p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. 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