Solução de problemas e tipos de mente matematica : relações com as atitudes e crenças de auto-eficacia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dobarro, Viviane Rezi
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1629602
Resumo: Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
id UNICAMP-30_913c4ec410cc0fe8a4bdfd558198e7d2
oai_identifier_str oai::974771
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Solução de problemas e tipos de mente matematica : relações com as atitudes e crenças de auto-eficaciaProblem solving and mathematical types of mind: relations with attitudes and self-efficacyEducação matemáticaAutoeficáciaAtitudesSolução de problemasAptidãoMathematics educationSelf-efficacyAttitudesProblem solvingAbilitesOrientador: Marcia Regina Ferreira de BritoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O estudo teve por objetivo contribuir para a compreensão de alguns dos componentes da habilidade matemática, por meio da abordagem de solução de problemas. Buscou investigar quais as relações existentes entre o desempenho em problemas de matemática e os componentes viso-pictóricos e lógicoverbais da habilidade matemática, tentando identificar sujeitos que apresentem diferentes tipos de arranjos matemáticos da mente, segundo a concepção de V. A. Krutetskii (1976). Também foi objeto de estudo pesquisar dois construtos afetivos e que influenciam o desempenho do sujeito durante a solução de problemas matemáticos: a atitude em relação à Matemática e a auto-eficácia matemática. Os sujeitos da pesquisa foram 213 alunos do Ensino Médio de duas escolas, uma pública e outra privada. Os participantes do estudo foram submetidos primeiramente a quatro instrumentos que possibilitaram a seleção de dois sujeitos de desempenhos altamente satisfatórios, submetidos então a dois testes aplicados individualmente, por meio do método de "pensar em voz alta". Os dados coletados nas várias etapas do estudo e que foram analisados de forma qualitativa e quantitativa possibilitaram concluir que existe uma relação entre o desempenho, a atitude e a auto-eficácia em relação à matemática, sendo que os dois sujeitos de melhor desempenho da amostra foram classificados como tendo mentes harmônicoanalíticas.Abstract: The purpose of this study was to contribute to the understanding of some of the components of mathematical ability. It attempted to investigate the relationship that exists between performance in mathematical problems and the visual-pictorial and verbal-logical components of the mathematical ability, in order to identify subjects that possess different types of mental mathematical arrangements, according to the conception of V. A. Krutetskii (1976). Two affective constructs that influence the subject's performance during mathematical problem-solving were also objects of this study: attitude toward mathematics and mathematical self-efficacy. The subjects of the study were 213 high school students from two schools, one public and the other private. Four instruments were initially used to select two study participants with highly satisfactory performance, who were then tested individually with two tests, using the think-aloud method. The data collected during the various stages of the study, and analyzed qualitatively and quantitatively, made it possible to conclude that there is a relationship between performance, attitude and self-efficacy in mathematics, since the two subjects with the best sample performance were classified as having abstract-harmonics minds.DoutoradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018Cunha, Gilberto DiasPirola, Nelson AntonioVendramini, Claudette Maria MedeirosViana, Odalea AparecidaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDobarro, Viviane Rezi20072007-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf215f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1629602DOBARRO, Viviane Rezi. Solução de problemas e tipos de mente matematica: relações com as atitudes e crenças de auto-eficacia. 2007. 215f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1629602. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/974771porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T08:12:53Zoai::974771Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T08:12:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Solução de problemas e tipos de mente matematica : relações com as atitudes e crenças de auto-eficacia
Problem solving and mathematical types of mind: relations with attitudes and self-efficacy
title Solução de problemas e tipos de mente matematica : relações com as atitudes e crenças de auto-eficacia
spellingShingle Solução de problemas e tipos de mente matematica : relações com as atitudes e crenças de auto-eficacia
Dobarro, Viviane Rezi
Educação matemática
Autoeficácia
Atitudes
Solução de problemas
Aptidão
Mathematics education
Self-efficacy
Attitudes
Problem solving
Abilites
title_short Solução de problemas e tipos de mente matematica : relações com as atitudes e crenças de auto-eficacia
title_full Solução de problemas e tipos de mente matematica : relações com as atitudes e crenças de auto-eficacia
title_fullStr Solução de problemas e tipos de mente matematica : relações com as atitudes e crenças de auto-eficacia
title_full_unstemmed Solução de problemas e tipos de mente matematica : relações com as atitudes e crenças de auto-eficacia
title_sort Solução de problemas e tipos de mente matematica : relações com as atitudes e crenças de auto-eficacia
author Dobarro, Viviane Rezi
author_facet Dobarro, Viviane Rezi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018
Cunha, Gilberto Dias
Pirola, Nelson Antonio
Vendramini, Claudette Maria Medeiros
Viana, Odalea Aparecida
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Dobarro, Viviane Rezi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Autoeficácia
Atitudes
Solução de problemas
Aptidão
Mathematics education
Self-efficacy
Attitudes
Problem solving
Abilites
topic Educação matemática
Autoeficácia
Atitudes
Solução de problemas
Aptidão
Mathematics education
Self-efficacy
Attitudes
Problem solving
Abilites
description Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-11-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1629602
DOBARRO, Viviane Rezi. Solução de problemas e tipos de mente matematica: relações com as atitudes e crenças de auto-eficacia. 2007. 215f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1629602. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
DOBARRO, Viviane Rezi. Solução de problemas e tipos de mente matematica: relações com as atitudes e crenças de auto-eficacia. 2007. 215f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1629602. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1629602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/974771
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
215f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138519989354496