Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/15806 |
Resumo: | Orientador: Claudio Lima Ferreira |
id |
UNICAMP-30_91775077fb652a49a583625a8213b1b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1375855 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduaçãoArchitecture and neuroscience : principles of neuroeducation and emotional responses in final graduation work processesNeurociência cognitivaEmoções e cogniçãoReconhecimento facial (Computação)Professores - Prática profissionalArquitetura - Estudo e ensinoEducação afetivaCognitive neuroscienceEmotions and cognitionFacial recognition (Computing)Teaching activitiesArchitecture - Studies and teachingAffective educationOrientador: Claudio Lima FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: O Trabalho Final de Graduação (TFG) em arquitetura e urbanismo é um dos momentos de maior aprendizagem do curso devido à autonomia conferida ao aluno no desenvolvimento de sua atividade. Sendo uma etapa final para a obtenção do título de arquiteto e urbanista no Brasil, e um dos principais momentos do curso para os docentes e discentes. O TFG visa estimular, a partir de estratégias pedagógicas, o pensamento crítico-reflexivo e construção criativa de diálogos interdisciplinares. Essa atividade, tão importante para docentes e discentes como consolidação de um ciclo de formação, deve ser analisada, sobretudo, à luz das emoções humanas, enquanto mediadora de processos educacionais.Nesse sentido, a Neuroeducação tem investigado e fornecido descobertas sobre a relação entre o cérebro humano, emoções e as práticas educacionais, buscando estabelecer um diálogo transdisciplinar entre os campos da psicologia, da neurociência e da educação. Essa pesquisa tem como principal objetivo, trazer à luz do conhecimento a importância da atenção sobre os fatores de respostas emocionais em atividades de TFG de cursos de Arquitetura e Urbanismo, de forma a subsidiar a prática de docentes em seus processos de ensino-aprendizagem. Para tal, serão observados os princípios da Neuroeducação de Motivação, estresse, ansiedade, respostas faciais, diferenciação e estilos de aprendizagem de Tokuhama-Espinosa(2008) através de análise de questionários, registro de apresentação expositiva e revisão pelo software de reconhecimento facial, Visage SDK demo. Por meio da revisão bibliográfica da literatura de autores que relacionam Neuroeducação e ensino de arquitetura, bem como pesquisa de campo coletada através da percepção de discentes colaboradores em apresentação preliminar(pré-banca) de TFG, foi desenvolvido uma série de recomendações com a finalidade de apontar melhorias e novos olhares para processos de ensino-aprendizagem em TFGs, fomentando o entendimento do ensino reflexivo transdisciplinar em cursos de Arquitetura e UrbanismoAbstract: The Final Graduation Work (TFG) in architecture and urbanism is one of the greatest learning moments of the course due to the autonomy given to the student in the development of his activity. Being a final step towards obtaining the title of architect and urban planner in Brazil, and one of the main moments of the course for teachers and students. The TFG aims to stimulate, based on pedagogical strategies, critical-reflective thinking and the creative construction of interdisciplinary dialogues. This activity, so important for teachers and students as the consolidation of a training cycle, must be analyzed, above all, in the light of human emotions, as a mediator of educational processes. In this sense, Neuroeducation has investigated and provided discoveries about the relationship between human brain, emotions and educational practices, seeking to establish a transdisciplinary dialogue between the fields of psychology, neuroscience and education. The main objective of this research is to bring to light the importance of attention to emotional response factors in TFG activities in Architecture and Urbanism courses, in order to support the practice of teachers in their teaching-learning processes. To this end, the principles of Neuroeducation of Motivation, stress, anxiety, facial responses, differentiation and learning styles by Tokuhama-Espinosa(2008) will be observed through analysis of questionnaires, record of expository presentation and review by facial recognition software, Visage Demo SDK. Through a bibliographical review of the literature of authors who relate Neuroeducation and architecture teaching, as well as field research collected through the perception of collaborating students in a preliminary presentation (pre-bank) of TFG, a series of recommendations was developed with the purpose of point out improvements and new perspectives for teaching-learning processes in TFGs, fostering the understanding of transdisciplinary reflective teaching in Architecture and Urbanism coursesAbertoMestradoArquitetura, Tecnologia e CidadeMestre em Arquitetura, Tecnologia e Cidade[s.n.]Ferreira, Claudio Lima, 1976-Silva, Melissa Ramos daBernardi, NubiaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e CidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Júlio César Alves, 1991-20232023-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (174 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15806FERREIRA, Júlio César Alves. Arquitetura e neurociência: princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação. 2023. 1 recurso online (174 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15806. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1375855Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T12:30:10Zoai::1375855Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-03-06T12:30:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação Architecture and neuroscience : principles of neuroeducation and emotional responses in final graduation work processes |
title |
Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação |
spellingShingle |
Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação Ferreira, Júlio César Alves, 1991- Neurociência cognitiva Emoções e cognição Reconhecimento facial (Computação) Professores - Prática profissional Arquitetura - Estudo e ensino Educação afetiva Cognitive neuroscience Emotions and cognition Facial recognition (Computing) Teaching activities Architecture - Studies and teaching Affective education |
title_short |
Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação |
title_full |
Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação |
title_fullStr |
Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação |
title_full_unstemmed |
Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação |
title_sort |
Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação |
author |
Ferreira, Júlio César Alves, 1991- |
author_facet |
Ferreira, Júlio César Alves, 1991- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Claudio Lima, 1976- Silva, Melissa Ramos da Bernardi, Nubia Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Júlio César Alves, 1991- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neurociência cognitiva Emoções e cognição Reconhecimento facial (Computação) Professores - Prática profissional Arquitetura - Estudo e ensino Educação afetiva Cognitive neuroscience Emotions and cognition Facial recognition (Computing) Teaching activities Architecture - Studies and teaching Affective education |
topic |
Neurociência cognitiva Emoções e cognição Reconhecimento facial (Computação) Professores - Prática profissional Arquitetura - Estudo e ensino Educação afetiva Cognitive neuroscience Emotions and cognition Facial recognition (Computing) Teaching activities Architecture - Studies and teaching Affective education |
description |
Orientador: Claudio Lima Ferreira |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-11-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15806 FERREIRA, Júlio César Alves. Arquitetura e neurociência: princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação. 2023. 1 recurso online (174 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15806. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15806 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Júlio César Alves. Arquitetura e neurociência: princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação. 2023. 1 recurso online (174 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15806. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1375855 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (174 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138584167448576 |