Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Júlio César Alves, 1991-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15806
Resumo: Orientador: Claudio Lima Ferreira
id UNICAMP-30_91775077fb652a49a583625a8213b1b0
oai_identifier_str oai::1375855
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduaçãoArchitecture and neuroscience : principles of neuroeducation and emotional responses in final graduation work processesNeurociência cognitivaEmoções e cogniçãoReconhecimento facial (Computação)Professores - Prática profissionalArquitetura - Estudo e ensinoEducação afetivaCognitive neuroscienceEmotions and cognitionFacial recognition (Computing)Teaching activitiesArchitecture - Studies and teachingAffective educationOrientador: Claudio Lima FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: O Trabalho Final de Graduação (TFG) em arquitetura e urbanismo é um dos momentos de maior aprendizagem do curso devido à autonomia conferida ao aluno no desenvolvimento de sua atividade. Sendo uma etapa final para a obtenção do título de arquiteto e urbanista no Brasil, e um dos principais momentos do curso para os docentes e discentes. O TFG visa estimular, a partir de estratégias pedagógicas, o pensamento crítico-reflexivo e construção criativa de diálogos interdisciplinares. Essa atividade, tão importante para docentes e discentes como consolidação de um ciclo de formação, deve ser analisada, sobretudo, à luz das emoções humanas, enquanto mediadora de processos educacionais.Nesse sentido, a Neuroeducação tem investigado e fornecido descobertas sobre a relação entre o cérebro humano, emoções e as práticas educacionais, buscando estabelecer um diálogo transdisciplinar entre os campos da psicologia, da neurociência e da educação. Essa pesquisa tem como principal objetivo, trazer à luz do conhecimento a importância da atenção sobre os fatores de respostas emocionais em atividades de TFG de cursos de Arquitetura e Urbanismo, de forma a subsidiar a prática de docentes em seus processos de ensino-aprendizagem. Para tal, serão observados os princípios da Neuroeducação de Motivação, estresse, ansiedade, respostas faciais, diferenciação e estilos de aprendizagem de Tokuhama-Espinosa(2008) através de análise de questionários, registro de apresentação expositiva e revisão pelo software de reconhecimento facial, Visage SDK demo. Por meio da revisão bibliográfica da literatura de autores que relacionam Neuroeducação e ensino de arquitetura, bem como pesquisa de campo coletada através da percepção de discentes colaboradores em apresentação preliminar(pré-banca) de TFG, foi desenvolvido uma série de recomendações com a finalidade de apontar melhorias e novos olhares para processos de ensino-aprendizagem em TFGs, fomentando o entendimento do ensino reflexivo transdisciplinar em cursos de Arquitetura e UrbanismoAbstract: The Final Graduation Work (TFG) in architecture and urbanism is one of the greatest learning moments of the course due to the autonomy given to the student in the development of his activity. Being a final step towards obtaining the title of architect and urban planner in Brazil, and one of the main moments of the course for teachers and students. The TFG aims to stimulate, based on pedagogical strategies, critical-reflective thinking and the creative construction of interdisciplinary dialogues. This activity, so important for teachers and students as the consolidation of a training cycle, must be analyzed, above all, in the light of human emotions, as a mediator of educational processes. In this sense, Neuroeducation has investigated and provided discoveries about the relationship between human brain, emotions and educational practices, seeking to establish a transdisciplinary dialogue between the fields of psychology, neuroscience and education. The main objective of this research is to bring to light the importance of attention to emotional response factors in TFG activities in Architecture and Urbanism courses, in order to support the practice of teachers in their teaching-learning processes. To this end, the principles of Neuroeducation of Motivation, stress, anxiety, facial responses, differentiation and learning styles by Tokuhama-Espinosa(2008) will be observed through analysis of questionnaires, record of expository presentation and review by facial recognition software, Visage Demo SDK. Through a bibliographical review of the literature of authors who relate Neuroeducation and architecture teaching, as well as field research collected through the perception of collaborating students in a preliminary presentation (pre-bank) of TFG, a series of recommendations was developed with the purpose of point out improvements and new perspectives for teaching-learning processes in TFGs, fostering the understanding of transdisciplinary reflective teaching in Architecture and Urbanism coursesAbertoMestradoArquitetura, Tecnologia e CidadeMestre em Arquitetura, Tecnologia e Cidade[s.n.]Ferreira, Claudio Lima, 1976-Silva, Melissa Ramos daBernardi, NubiaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e CidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Júlio César Alves, 1991-20232023-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (174 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15806FERREIRA, Júlio César Alves. Arquitetura e neurociência: princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação. 2023. 1 recurso online (174 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15806. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1375855Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T12:30:10Zoai::1375855Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-03-06T12:30:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação
Architecture and neuroscience : principles of neuroeducation and emotional responses in final graduation work processes
title Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação
spellingShingle Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação
Ferreira, Júlio César Alves, 1991-
Neurociência cognitiva
Emoções e cognição
Reconhecimento facial (Computação)
Professores - Prática profissional
Arquitetura - Estudo e ensino
Educação afetiva
Cognitive neuroscience
Emotions and cognition
Facial recognition (Computing)
Teaching activities
Architecture - Studies and teaching
Affective education
title_short Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação
title_full Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação
title_fullStr Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação
title_full_unstemmed Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação
title_sort Arquitetura e neurociência : princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação
author Ferreira, Júlio César Alves, 1991-
author_facet Ferreira, Júlio César Alves, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Claudio Lima, 1976-
Silva, Melissa Ramos da
Bernardi, Nubia
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Júlio César Alves, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Neurociência cognitiva
Emoções e cognição
Reconhecimento facial (Computação)
Professores - Prática profissional
Arquitetura - Estudo e ensino
Educação afetiva
Cognitive neuroscience
Emotions and cognition
Facial recognition (Computing)
Teaching activities
Architecture - Studies and teaching
Affective education
topic Neurociência cognitiva
Emoções e cognição
Reconhecimento facial (Computação)
Professores - Prática profissional
Arquitetura - Estudo e ensino
Educação afetiva
Cognitive neuroscience
Emotions and cognition
Facial recognition (Computing)
Teaching activities
Architecture - Studies and teaching
Affective education
description Orientador: Claudio Lima Ferreira
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-11-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/15806
FERREIRA, Júlio César Alves. Arquitetura e neurociência: princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação. 2023. 1 recurso online (174 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15806. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/15806
identifier_str_mv FERREIRA, Júlio César Alves. Arquitetura e neurociência: princípios da neuroeducação e as respostas emocionais em processos de trabalho final de graduação. 2023. 1 recurso online (174 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15806. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1375855
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (174 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138584167448576