Caracterização sociodemográfica e clínica e desempenho acadêmico de alunos de odontologia atendidos em serviço de saúde mental entre 2009 e 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanetti, Nara dos Santos, 1980-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7819
Resumo: Orientador: Clarissa de Rosalmeida Dantas
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spelling Caracterização sociodemográfica e clínica e desempenho acadêmico de alunos de odontologia atendidos em serviço de saúde mental entre 2009 e 2017Sociodemographic and clinical characterizacion and academic performance of dental students seem in a university mental health service between 2009 and 2017Saúde mentalServiços de saúde mentalDesempenho acadêmicoSintomas psíquicosMental healthMental health servicesAcademic performancePsychological symptomsOrientador: Clarissa de Rosalmeida DantasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Os alunos ingressantes na universidade, em sua maioria, estão vivenciando mudanças importantes, como o momento de transição para a vida adulta, a saída da casa dos pais e o enfrentamento de vários desafios acadêmicos, e podem passar por momentos de ruptura, o que pode gerar crises e conflitos. Além disso, estão na faixa etária na qual vários transtornos mentais têm suas manifestações iniciais. O conjunto destes fatores podem gerar sofrimento, afetar seu desenvolvimento como também seu desempenho acadêmico. Em vista disso, os serviços de saúde mental nas universidades adquirem um papel importante na promoção de saúde e bem-estar dos estudantes e na permanência acadêmica. O objetivo deste estudo foi caracterizar os estudantes que procuraram atendimento psicológico no Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (SAPPE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), de outubro de 2009 a dezembro de 2017. Apresentamos o perfil sociodemográfico, acadêmico e clínico destes alunos, e comparamos seu desempenho acadêmico com um grupo de alunos não atendidos. Foram consultados os prontuários de todos os alunos que procuraram atendimento neste período. Para as comparações de desempenho acadêmico, obtivemos as seguintes informações acadêmicas relativas aos dois grupos de alunos: ano de ingresso e saída do curso e situação do aluno no curso no segundo semestre de 2020 (curso concluído, curso em andamento e curso não concluído). Para os alunos de graduação, utilizamos o índice de rendimento acadêmico, denominado coeficiente de rendimento (CR). Foi calculado o CR dos alunos atendidos no semestre de procura por atendimento e no semestre de encerramento dos atendimentos e comparados ao CR médio da turma dos alunos atendidos nos respectivos semestres, excluindo os alunos atendidos. A idade média dos alunos atendidos foi de 23,9 anos e há predomínio de alunos do gênero feminino, solteiros, que não possuem filhos e são provenientes do estado de São Paulo. Da amostra geral, 54,7% compartilhavam moradia com outros estudantes, 53,7% declararam receber algum tipo de bolsa e 30,9% dos alunos são a primeira geração de universitários de sua família. Do total de alunos atendidos, 55,1% são alunos de graduação e 44,9% são alunos de pós-graduação. Os motivos mais frequentes apresentados para procura de atendimento foram relatados pelos estudantes da seguinte maneira: 89,8% queixas afetivo-emocionais; 64,7% queixas acadêmicas; 56,5% queixas relativas aos relacionamentos interpessoais; 30,4% passando por fatores contextuais relevantes e 23% queixas familiares. O dado de que a maioria dos alunos atendidos não volta a procurar um segundo período de atendimento psicológico e não possui histórico de tratamento psiquiátrico anterior, em conjunto com a baixa taxa de encaminhamento ao tratamento psiquiátrico, podem ser interpretados como indícios de que a maior parte dos alunos atendidos procuram pelo SAPPE em momentos de crises pontuais e/ou períodos relacionados a conflitos normais do desenvolvimento. Entre os alunos de graduação, encontrou-se entre aqueles atendidos, uma proporção maior de alunos que ainda estavam com o curso em andamento e de alunos que haviam deixado o curso sem concluí-lo. Entretanto, o CR médio dos alunos de graduação atendidos foi semelhante ao CR médio dos alunos não-atendidos dentro das respectivas turmas. Na pós-graduação, a proporção de alunos que havia concluído o curso foi maior no grupo de alunos atendidos quando comparados ao grupo de alunos não atendidos. Embora um estudo como este não permita fazer nenhuma relação causal, é uma hipótese razoável considerar que os serviços universitários de saúde mental podem contribuir para o desenvolvimento dos alunos, favorecendo seu desempenho acadêmico e a permanência estudantil, pois os problemas de saúde mental afetam os estudantes de maneira global, tendo impactos em diversas esferas da vida dos alunos. A maior parte dos alunos parece buscar no serviço um espaço protegido e formal para compartilhar e elaborar suas questões emocionais, de forma a poder retomar seu desenvolvimentoAbstract: Most students entering university are experiencing important changes, such as the transition to adulthood, leaving their parents' home and facing several academic challenges, and as a consequence may go through moments of rupture, which can generate crises and conflicts. Moreover, they are in the age group in which several mental disorders have their initial manifestations. All these factors can generate suffering and affect their development and academic performance. Therefore, mental health services in universities acquire an important role in promoting students' health and well-being as well as academic permanence. The aim of this study was to characterize the students who sought psychological care at the Psychological and Psychiatric Service for Students (Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante - SAPPE) of the State University of Campinas (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp) at the Piracicaba School of Dentistry (Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP), from October 2009 to December 2017. We present the sociodemographic, academic and clinical profile of these students, also compare their academic performance with a group of non-served students. The charts of all students who sought care during this period were consulted. For the comparison of academic performance, we obtained the following academic information for the two groups of students: year of entering and leaving the course; student's situation in the course in the second semester of 2020 (completed course, ongoing course and not completed course). For undergraduate students, we used the academic performance index, called coefficient of performance (coeficiente de rendimento - CR). The CR of the students treated in the semester they have sought care and the CR in the semester their treatment ended were calculated and compared to the average CR of their classmates the respective semesters. The average age of the students attended was 23.9 years old and there was a predominance of female, single students, with no children and coming from the state of São Paulo. From the general sample, 54.7% shared a room with other students, 53.7% declared they received some kind of scholarship, and 30.9% of the students are first generation college students in their family. Of the total sample, 55.1% are undergraduate students and 44.9% are graduate students. The most frequent reasons presented for seeking care were reported by the students as follow: 89.8% affective-emotional complaints; 64.7% academic complaints; 56.5% complaints related to interpersonal relationships; 30.4% experiencing relevant contextual factors and 23% family complaints. The fact that most of the students assisted do not seek a second period of psychological assistance and have no history of psychiatric treatment, together with the low rate of referral to psychiatric treatment, can be interpreted as evidence that most of the students assisted seek SAPPE in moments of specific crises and/or periods related to normal conflicts of development. In the group of undergraduate students, we found a higher proportion of students who had not finished their course and who were in progress. However, considered in the group of unattended undergraduate students, the students who sought assistance are students whose academic performance is similar to the performance of the students in their own class. In graduate school, the proportion of students who had completed the course was higher in the group of attended students when compared to the group of unattended students. Although a study like this does not allow us to make any causal relationship, it is a reasonable hypothesis to consider that university mental health services may contribute to the development of students, favoring their academic performance and student permanence because mental health problems affect students globally, having impacts on several spheres of students' lives. Most students seem to seek in these services a protected and formal space to share and elaborate their emotional issues, so that they can resume their developmentMestradoSaúde MentalMestra em Ciências[s.n.]Dantas, Clarissa de Rosalmeida, 1976-Azevedo, Renata Cruz Soares deGraner, Karen MendesUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZanetti, Nara dos Santos, 1980-20222022-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (118 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7819ZANETTI, Nara dos Santos. Caracterização sociodemográfica e clínica e desempenho acadêmico de alunos de odontologia atendidos em serviço de saúde mental entre 2009 e 2017. 2022. 1 recurso online (118 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7819. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1261381Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-13T17:28:54Zoai::1261381Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-03-13T17:28:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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