Entre escolhas : o processo criativo e a poética fotográfica de Otto Stupakoff = Among choices: the creative process and the photographic poetics of Otto Stupakoff

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spineli, Patricia Kiss, 1980-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632753
Resumo: Orientador: Edson do Prado Pfützenreuter
id UNICAMP-30_92f50feeaeb6539bfde801b512d7ce2e
oai_identifier_str oai::991103
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Entre escolhas : o processo criativo e a poética fotográfica de Otto Stupakoff = Among choices: the creative process and the photographic poetics of Otto StupakoffAmong choices : the creative process and the photographic poetics of Otto StupakoffStupakoff, Otto, 1935-2009FotografiaProcesso criativoPoéticaSemióticaStupakoff, Otto, 1935-2009PhotographyCreative processPoeticsSemioticsOrientador: Edson do Prado PfützenreuterTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A tese tem como objetivo central estudar a obra do fotógrafo brasileiro Otto Stupakoff (1935 - 2009) evidenciando aspectos de sua poética fotográfica e do seu projeto poético. O estudo aqui proposto auxilia a refletir sobre a produção de um fotógrafo complexo, cuja obra dialoga com várias vertentes fotográficas. Discute-se também a autonomia por ele demonstrada em suas produções, bem como aspectos subjetivos e objetivos presentes na sua obra fotográfica, suas habilidades, referências e processo de criação. A fonte principal da pesquisa é o material fotográfico repassado pelo fotógrafo ao Instituto Moreira Salles em 2008, tendo como corpus de análise basilar um conjunto de sequências fotográficas dispostas em duas caixas - Caixa 1 e Caixa 2 - organizadas pelo próprio Stupakoff. Pelo âmbito da escolha pessoal em como organizar e preferenciar seu material antes de repassá-lo a uma instituição de salvaguarda, o fotógrafo demonstrou seu olhar frente ao próprio trabalho. A sistematização das caixas feita pelo próprio autor também possibilitou a realização de inferências sobre o seu processo criativo. Além disso, as folhas de contato, oriundas dos materiais contidos nessas duas caixas, foram vistas como documentos de processo que possibilitam o estudo e a análise do percurso criativo do fotógrafo. Para debater sobre uma poética fotográfica de Stupakoff, essas folhas de contato, assim como outros materiais auxiliares (entrevistas, cartas, textos), foram analisados sob a luz da crítica de processo de criação, apoiando-se também em teorias específicas para compreensão mais aprofundada do percurso de criação deste objeto específico (a fotografia). A metodologia de análise adotada foi a de um movimento de aproximação do objeto, no qual realizou-se tanto recortes pontuais quanto visões mais amplas, considerando o uso da teoria semiótica peirceana como norte analítico. Foi possível identificar, na obra de Stupakoff, a tendência à captura de certa naturalidade, expressa no uso de luz natural, cenários externos e objetivas que se aproximam da percepção do olhar humano; ainda, identificou-se a constância do gosto pelo feminino, o trato com o puer aeternus e a investigação do registro do ser humano. Outros elementos também puderam ser reconhecidos: valorização da perspectiva e tridimensionalidade do espaço, uso de cenários do cotidiano, preferência por planos mais abertos, valorização dos detalhes na composição, propensão em repetir o registro do motivo com pequenas variações e realce de texturas e padronagens. Durante toda a carreira de Stupakoff permaneceram - em seus editoriais de moda, retratos, registros de rua e de viagens - a simplicidade e a preocupação em retratar o humano para além da superfície. Justifica-se dessa forma a promoção da reflexão sobre a memória e arquivos fotográficos tendo Otto Stupakoff, um fotógrafo de relevância na fotografia brasileira e mundial do século XX, como objeto de estudo. Como resultado, esta tese procurou contribuir para uma melhor compreensão dos processos criativos na fotografia a partir da perspectiva de uma poética fotográfica de StupakoffAbstract: The thesis aims to study the work of the Brazilian photographer Otto Stupakoff (1935 - 2009), highlighting aspects of his photographic poetics and his poetic project. The study proposed here helps to reflect on the production of a complex photographer whose work dialogues with several photographic aspects. It also discusses the autonomy he demonstrated in his productions, as well as subjective and objective aspects present in his photographic work, his skills, references and creation process. The main source of the research is the photographic material passed on by the photographer to Instituto Moreira Salles in 2008. The main corpus of the analyses is a set of photographic sequences arranged in two boxes - Box 1 and Box 2 - organized by Stupakoff himself. Through his personal choices concerning how to organize and hierarchize his material before passing it on to a safeguard institution, the photographer showed his perception on his own work. The author¿s own systematization of the boxes also allows us to infer on his creative process. In addition, the contact sheets, derived from the materials contained in these two boxes, were seen as process documents that allow the study and analysis of the creative journey of the photographer. In order to discuss Stupakoff's photographic poetics, these contact sheets, as well as other auxiliary materials (interviews, letters, texts), were analyzed in the light of the creation process criticism, also relying on specific theories for a deeper understanding of the creation of such specific object (the photograph). The analytical methodology adopted here was that of a movement towards the object, in which specific samplings and more general outlooks were presented considering the use of Peircean semiotic theory as an analytical guidance. It was possible to identify, in Stupakoff's work, the tendency to capture a certain naturalness, expressed in the use of natural light, external scenarios, and photographic lens that approach the perception of the human eye; still, the constancy of his taste for the feminine, his dealing with the puer aeternus and investigation of the registry of human beings were identified. Other elements could also be recognized: appreciation of perspective and spatial three-dimensionality, use of daily scenarios, preference for open plans, valuation of details in composition, propensity to repeat the registration of the motif with slight variations, and enhancement of textures and patterns. Throughout Stupakoff's career - fashion editorials, portraits, street and travel records - simplicity, and concern with portraying the human beyond the surface were present. Thus, a reflection on memory and photographic archives is justified, with Otto Stupakoff, a relevant photographer in Brazilian and world 20th century photography, as an object of study. As a result, this thesis aimed to contribute to a better understanding of the creative processes in photography from the perspective of Stupakoff¿s photographic poeticsDoutoradoArtes VisuaisDoutora em Artes Visuais[s.n.]Pfutzenreuter, Edson do Prado, 1957-Moraes, Marcelo Santos deTacca, Fernando Cury deSalles, Filipe Mattos deRezende, André Novaes deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pos-Graduação em Artes VisuaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSpineli, Patricia Kiss, 1980-20172017-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (376 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632753SPINELI, Patricia Kiss. Entre escolhas: o processo criativo e a poética fotográfica de Otto Stupakoff = Among choices: the creative process and the photographic poetics of Otto Stupakoff. 2017. 1 recurso online (376 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632753. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991103Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-23T14:53:18Zoai::991103Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-02-23T14:53:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre escolhas : o processo criativo e a poética fotográfica de Otto Stupakoff = Among choices: the creative process and the photographic poetics of Otto Stupakoff
Among choices : the creative process and the photographic poetics of Otto Stupakoff
title Entre escolhas : o processo criativo e a poética fotográfica de Otto Stupakoff = Among choices: the creative process and the photographic poetics of Otto Stupakoff
spellingShingle Entre escolhas : o processo criativo e a poética fotográfica de Otto Stupakoff = Among choices: the creative process and the photographic poetics of Otto Stupakoff
Spineli, Patricia Kiss, 1980-
Stupakoff, Otto, 1935-2009
Fotografia
Processo criativo
Poética
Semiótica
Stupakoff, Otto, 1935-2009
Photography
Creative process
Poetics
Semiotics
title_short Entre escolhas : o processo criativo e a poética fotográfica de Otto Stupakoff = Among choices: the creative process and the photographic poetics of Otto Stupakoff
title_full Entre escolhas : o processo criativo e a poética fotográfica de Otto Stupakoff = Among choices: the creative process and the photographic poetics of Otto Stupakoff
title_fullStr Entre escolhas : o processo criativo e a poética fotográfica de Otto Stupakoff = Among choices: the creative process and the photographic poetics of Otto Stupakoff
title_full_unstemmed Entre escolhas : o processo criativo e a poética fotográfica de Otto Stupakoff = Among choices: the creative process and the photographic poetics of Otto Stupakoff
title_sort Entre escolhas : o processo criativo e a poética fotográfica de Otto Stupakoff = Among choices: the creative process and the photographic poetics of Otto Stupakoff
author Spineli, Patricia Kiss, 1980-
author_facet Spineli, Patricia Kiss, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pfutzenreuter, Edson do Prado, 1957-
Moraes, Marcelo Santos de
Tacca, Fernando Cury de
Salles, Filipe Mattos de
Rezende, André Novaes de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pos-Graduação em Artes Visuais
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Spineli, Patricia Kiss, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Stupakoff, Otto, 1935-2009
Fotografia
Processo criativo
Poética
Semiótica
Stupakoff, Otto, 1935-2009
Photography
Creative process
Poetics
Semiotics
topic Stupakoff, Otto, 1935-2009
Fotografia
Processo criativo
Poética
Semiótica
Stupakoff, Otto, 1935-2009
Photography
Creative process
Poetics
Semiotics
description Orientador: Edson do Prado Pfützenreuter
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-12-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632753
SPINELI, Patricia Kiss. Entre escolhas: o processo criativo e a poética fotográfica de Otto Stupakoff = Among choices: the creative process and the photographic poetics of Otto Stupakoff. 2017. 1 recurso online (376 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632753. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632753
identifier_str_mv SPINELI, Patricia Kiss. Entre escolhas: o processo criativo e a poética fotográfica de Otto Stupakoff = Among choices: the creative process and the photographic poetics of Otto Stupakoff. 2017. 1 recurso online (376 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632753. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991103
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (376 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138521883082752