Textos argumentativos de estruturas variadas na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Rosa Maria de Souza
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591813
Resumo: Orientador : Sylvia Bueno Terzi
id UNICAMP-30_94516bc94c7cca0caf97338896d36152
oai_identifier_str oai::229891
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Textos argumentativos de estruturas variadas na escolaLeituraSilogismoOrientador : Sylvia Bueno TerziTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Através de observação na prática pedagógica e de pesquisa exploratória, verificou-se que os alunos, no ensino médio, apresentavam grandes dificuldades em compreender textos argumentativos, especificamente artigos jomalísticos, cujas estruturas não correspondiam à organização textual padronizada pela escola: introdução (tema e tese) - desenvolvimento (argumentação) - conclusão (retomada da tese). Com o propósito de identificar os fatores condicionantes dessas dificuldades, desenvolveu-se uma intervenção pedagógica que seguiu as etapas metodológicas: aplicação de questionário, "ciclos de leitura" (teste escrito individual e discussão sobre 11 artigos jomalísticos em estrut ura padrão ou não) e "aulas de leitura" (foco na compreensão de textos argumentativos de gêneros variados). Com finalidade didática, foram especificadas categorias estabelecidas de forma muito ampla na superestrutura argumentativa tomada como base. Assim, de acordo com suas funções no texto, foram consideradas a Tese Aparente, seus Argumentos e Contra-Argumentos (opcionais), a Tese Global, seus Argumentos (formados de Dados e Subteses) e possíveis Contra-Argumentos, ArgumentoNarraçãolDescrição e Argumento Sedução. No início da intervenção realizada, observou-se que os alunos não só apresentavam dificuldades de compreensão de artigos jomalísticos em estruturas não-padrão, mas que não se caracterizavam leitores proficientes de textos argumentativos, independente de gênero ou estrutura textual. No decorrer das aulas de leitura e de discussão coletiva, entretanto, os alunos foram redimensionando a concepção de linguagem e de leitura que apresentavam, dando início a um processo de reconhecimento de texto como unidade de sentido, envolvido por fatores formais, semânticos e pragmáticos. Com o auxílio das categorias estruturais definidas, foram apresentando cada vez menos dificuldades de compreensão, chegando ao último ciclo como leitores proficientesAbstract: Through observation of pedagogical practice and exploratory survey, it was observed that the students of secondary school showed great difficulty in understanding argumentative texts, specifically journalistic articles, which structures didn't correspond to the textual organization standardized by the school, E.I. introduction (theme and thesis), development (argumentation) and conclusion (returning to the thesis). With the purpose of identifying the conditioning factors of these difficulties, a pedagogical intervention was developed which followed the methodological sequence, quiz application, "reading cycles" (individual written test and discussion on eleven journalistic articles in standard structure or not) and "reading classes" (focus on comprehension of argumentative texts of various kids). With didactical purpose, established categories were specified in a very wide way in the argumentative superstructure taken as basis. Thus, according to its functions in the text, it was considered the apparent thesis, its arguments and counter-arguments (optional), the global thesis, its arguments (formed by data and subthesis) and possible counter-arguments, narrationldescription argument and seduction argumento In the beginning of the intervention, it was observed that the students not only showed difficulty of understanding journalistic articles in non-standard structures, but also that they were not characterized as proficient readers of argumentative texts. During the reading classes and group discussions, however, the students started redimensioning the conception of language and reading they had, starting a text recognition process as a unit of sense, involved by formal, semantic and pragmatic factors. With the help of definite structural categories, they were presenting each time less difficulty in comprehension, ending the last cycle as proficient readersDoutoradoEnsino/Aprendizagem de Lingua MaternaDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Terzi, Sylvia Bueno, 1940-2013Kleiman, AngelaCaldas, Maria das Graças CondeFiad, Raquel SalekGrillo, Sheila Vieira de CamargoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrasil, Rosa Maria de Souza20022002-05-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf247p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591813BRASIL, Rosa Maria de Souza. Textos argumentativos de estruturas variadas na escola. 2002. 247p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591813. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/229891porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:33:09Zoai::229891Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:33:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Textos argumentativos de estruturas variadas na escola
title Textos argumentativos de estruturas variadas na escola
spellingShingle Textos argumentativos de estruturas variadas na escola
Brasil, Rosa Maria de Souza
Leitura
Silogismo
title_short Textos argumentativos de estruturas variadas na escola
title_full Textos argumentativos de estruturas variadas na escola
title_fullStr Textos argumentativos de estruturas variadas na escola
title_full_unstemmed Textos argumentativos de estruturas variadas na escola
title_sort Textos argumentativos de estruturas variadas na escola
author Brasil, Rosa Maria de Souza
author_facet Brasil, Rosa Maria de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Terzi, Sylvia Bueno, 1940-2013
Kleiman, Angela
Caldas, Maria das Graças Conde
Fiad, Raquel Salek
Grillo, Sheila Vieira de Camargo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Rosa Maria de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Silogismo
topic Leitura
Silogismo
description Orientador : Sylvia Bueno Terzi
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-05-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591813
BRASIL, Rosa Maria de Souza. Textos argumentativos de estruturas variadas na escola. 2002. 247p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591813. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BRASIL, Rosa Maria de Souza. Textos argumentativos de estruturas variadas na escola. 2002. 247p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591813. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/229891
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
247p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188865325400064