Textos argumentativos de estruturas variadas na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591813 |
Resumo: | Orientador : Sylvia Bueno Terzi |
id |
UNICAMP-30_94516bc94c7cca0caf97338896d36152 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::229891 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Textos argumentativos de estruturas variadas na escolaLeituraSilogismoOrientador : Sylvia Bueno TerziTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Através de observação na prática pedagógica e de pesquisa exploratória, verificou-se que os alunos, no ensino médio, apresentavam grandes dificuldades em compreender textos argumentativos, especificamente artigos jomalísticos, cujas estruturas não correspondiam à organização textual padronizada pela escola: introdução (tema e tese) - desenvolvimento (argumentação) - conclusão (retomada da tese). Com o propósito de identificar os fatores condicionantes dessas dificuldades, desenvolveu-se uma intervenção pedagógica que seguiu as etapas metodológicas: aplicação de questionário, "ciclos de leitura" (teste escrito individual e discussão sobre 11 artigos jomalísticos em estrut ura padrão ou não) e "aulas de leitura" (foco na compreensão de textos argumentativos de gêneros variados). Com finalidade didática, foram especificadas categorias estabelecidas de forma muito ampla na superestrutura argumentativa tomada como base. Assim, de acordo com suas funções no texto, foram consideradas a Tese Aparente, seus Argumentos e Contra-Argumentos (opcionais), a Tese Global, seus Argumentos (formados de Dados e Subteses) e possíveis Contra-Argumentos, ArgumentoNarraçãolDescrição e Argumento Sedução. No início da intervenção realizada, observou-se que os alunos não só apresentavam dificuldades de compreensão de artigos jomalísticos em estruturas não-padrão, mas que não se caracterizavam leitores proficientes de textos argumentativos, independente de gênero ou estrutura textual. No decorrer das aulas de leitura e de discussão coletiva, entretanto, os alunos foram redimensionando a concepção de linguagem e de leitura que apresentavam, dando início a um processo de reconhecimento de texto como unidade de sentido, envolvido por fatores formais, semânticos e pragmáticos. Com o auxílio das categorias estruturais definidas, foram apresentando cada vez menos dificuldades de compreensão, chegando ao último ciclo como leitores proficientesAbstract: Through observation of pedagogical practice and exploratory survey, it was observed that the students of secondary school showed great difficulty in understanding argumentative texts, specifically journalistic articles, which structures didn't correspond to the textual organization standardized by the school, E.I. introduction (theme and thesis), development (argumentation) and conclusion (returning to the thesis). With the purpose of identifying the conditioning factors of these difficulties, a pedagogical intervention was developed which followed the methodological sequence, quiz application, "reading cycles" (individual written test and discussion on eleven journalistic articles in standard structure or not) and "reading classes" (focus on comprehension of argumentative texts of various kids). With didactical purpose, established categories were specified in a very wide way in the argumentative superstructure taken as basis. Thus, according to its functions in the text, it was considered the apparent thesis, its arguments and counter-arguments (optional), the global thesis, its arguments (formed by data and subthesis) and possible counter-arguments, narrationldescription argument and seduction argumento In the beginning of the intervention, it was observed that the students not only showed difficulty of understanding journalistic articles in non-standard structures, but also that they were not characterized as proficient readers of argumentative texts. During the reading classes and group discussions, however, the students started redimensioning the conception of language and reading they had, starting a text recognition process as a unit of sense, involved by formal, semantic and pragmatic factors. With the help of definite structural categories, they were presenting each time less difficulty in comprehension, ending the last cycle as proficient readersDoutoradoEnsino/Aprendizagem de Lingua MaternaDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Terzi, Sylvia Bueno, 1940-2013Kleiman, AngelaCaldas, Maria das Graças CondeFiad, Raquel SalekGrillo, Sheila Vieira de CamargoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrasil, Rosa Maria de Souza20022002-05-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf247p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591813BRASIL, Rosa Maria de Souza. Textos argumentativos de estruturas variadas na escola. 2002. 247p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591813. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/229891porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:33:09Zoai::229891Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:33:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Textos argumentativos de estruturas variadas na escola |
title |
Textos argumentativos de estruturas variadas na escola |
spellingShingle |
Textos argumentativos de estruturas variadas na escola Brasil, Rosa Maria de Souza Leitura Silogismo |
title_short |
Textos argumentativos de estruturas variadas na escola |
title_full |
Textos argumentativos de estruturas variadas na escola |
title_fullStr |
Textos argumentativos de estruturas variadas na escola |
title_full_unstemmed |
Textos argumentativos de estruturas variadas na escola |
title_sort |
Textos argumentativos de estruturas variadas na escola |
author |
Brasil, Rosa Maria de Souza |
author_facet |
Brasil, Rosa Maria de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Terzi, Sylvia Bueno, 1940-2013 Kleiman, Angela Caldas, Maria das Graças Conde Fiad, Raquel Salek Grillo, Sheila Vieira de Camargo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasil, Rosa Maria de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Silogismo |
topic |
Leitura Silogismo |
description |
Orientador : Sylvia Bueno Terzi |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002-05-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591813 BRASIL, Rosa Maria de Souza. Textos argumentativos de estruturas variadas na escola. 2002. 247p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591813. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) BRASIL, Rosa Maria de Souza. Textos argumentativos de estruturas variadas na escola. 2002. 247p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591813. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/229891 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 247p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188865325400064 |